8 cuidados com o cabelo antes dos exercícios

por Andressa Almeida

Se por um lado os exercícios físicos têm mil e um benefícios para a mente e para o corpo, por outro, o cabelo sofre as agressões externas que envolvem uma simples corridinha. Sim, o suor danifica as madeixas mais do que você imagina. O grande vilão é o sal, que é produzido em excesso quando estamos sob grande esforço físico e, quando entra em contato com o cabelo, resulta em fios ressecados, quebradiços, frágeis e opacos - é por isso que depois de qualquer atividade é normal sair cheia de frizz.

E se você acha que é só lavar que tá tudo resolvido, tá enganada! Os cuidados devem começar antes de você encarar a academia e não tem nada de muito complicado, viu? O truque é simples e faz a diferença. Ah, e a melhor parte é que dá para unir o útil ao agradável e aproveitar para dar uma força na hidratação capilar enquanto você se esforça na esteira, vale até umectação com óleo de coco. E quem é adepta do exercício ao ar livre deve redobrar os cuidados, ok? Não se esqueça dos bonés, que protegem a raiz do cabelo e os produtos com protetor solar na fórmula. Quer saber mais? Então coloca essas dicas em prática hoje mesmo: 

Josephine Skriver
Foto: Josephine Skriver
proteja

Antes de tudo: proteja o cabelo! Os leave-ins são cheios de benefícios porque hidratam, nutrem, evitam o frizz e ainda removem as pontas duplas. Por isso, é super importante passar o produto em todo o comprimento dos fios porque ele age como uma camada protetora, entendeu? É como se fosse uma blindagem e aí o sal não entra tanto em contato com o cabelo. 

umectação

Isso mesmo. Separe o seu óleo favorito e passe em todo o comprimento do cabelo antes de começar o exercício. A dica é ótima porque você já vai garantir fios saudáveis enquanto se exercita. 

tranças

Prender os fios é essencial, mas você vai precisar fazer isso da maneira certa. Os rabos e coques muito apertados danificam muito o cabelo. Pensa só, eles já ficam mais sensíveis com sal + umidade e aí você ainda prende do jeito errado. O truque é usar elásticos sem metal e fazer uma trança. 

shampoo seco

Quer evitar tanta oleosidade nos fios depois do treino? Passe o shampoo à seco antes do exercício. Ele já vai ajudar a sugar toda a oleosidade e suor que vão ser produzidos e, no final, a situação não vai estar tão crítica assim. 

cabelo

Se você treina todos os dias, lave os fios todos os dias. Dá preguiça? Sim! Mas é muito importante remover o sal do cabelo o mais rápido possível. Quanto mais ele ficar em contato com as madeixas, mais elas vão ficar ressecadas e quebradiças. 

máscara

Os seus cabelos já vão estar mais sensíveis do que os fios de quem não faz exercício. É por isso que a hidratação é ainda mais importantes nesses casos. Mas escolha o produto certo: máscaras que fortalecem a estrutura e hidratem bem. 

proteção

Se você faz exercícios ao ar livre, proteja os fios com proteção UV! Existem vários leave-ins que já possuem proteção contra agentes externos na fórmula e ajudam a deixar o cabelo mais saudável. 

missão

Quebra galho, hein? Sim, você vai precisar lavar o cabelo todos os dias. Mas se rolar aquela preguiça, fuja da chapinha. Você não vai conseguir deixar os fios super alinhados e o frizz controlado, mas o truque é usar um texturizador ou mousse nas pontas para dar o efeito messy. É rápido, prático e você não vai danificar tanto as madeixas. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso