Snapchat

8 dicas para acertar o tom da base

por Lara Lincoln

Não existe sentimento pior do que investir naquela base poderosa e errar a cor, né? Quem já passou por isso sabe como é importante escolher o tom certo para garantir a make impecável. Mas a gente entende que no meio de tantas opções, fica difícil encontrar a que mais se adapte à nossa pele e garanta aquele efeito "nasci assim". Pior ainda é quando não temos como testar a cor e precisamos confiar em resenhas e swatches na internet - que quebram o galho e ajudam na missão, mas não são infalíveis. 

Mas sim, é possível acertar em cheio a tonalidade da base com algumas dicas pra lá de simples. Claro que você vai precisar de um pouco de paciência, mas achar o tom ideal vale a pena. O mais importante, antes de sair por aí procurando a base perfeita, é entender o seu tom de pele, inclusive o subtom, que interfere totalmente no resultado da maquiagem. Depois, é hora de testar e analisar a acabamento em diferentes ambientes - com luz interna e externa. A cor que sumir na sua pele, ou seja, que não dê diferença entre o rosto e o resto do corpo, é a perfeita para você. Ainda está na dúvida? Então dá uma olhada nessas dicas: 

Taylor Hill
Foto: Taylor Hill
subtom

Entender o seu subtom é essencial para escolher a base certa. O subtom frio é caracterizado por peles com fundo amarelado e dourado, já os subtons quentes são compostos por peles rosadas e avermelhadas. Ah, e também existem os subtons neutros, que são uma mistura de quente e frio.

Por isso, na hora de escolher a base, se a sua pele for fria, prefira as com subtom amarelado, que recebem o nome de beige ou NC, na MAC, por exemplo. Já se a sua pele for quente, escolha as ivory ou NW. 

teste

Tem que ter paciência! Por isso, teste várias opções de base, inclusive de marcas diferentes. Cada base possui um tom diferente que influencia totalmente no resultado. Escolha os seus favoritos e teste. 

maxilar

Nada de testar na mão ou no pulso, o ideal é passar a base no rosto mesmo, mais especificamente na região do maxilar. Escolha a cor que não fique diferente entre o rosto e o pescoço. A que "sumir" é o tom certo. 

iluminação

A iluminação também interfere, por isso não teste a base em um espelho só. Olhe em vários lugares e com iluminações diferentes - inclusive a natural. 

experimente

Sim! Entre na loja, experimente e vá embora. Algumas bases oxidam com o tempo, ou seja, escurem quando secam totalmente. Por isso é importante testar e esperar para ver como a cor se comporta ao longo do dia. Além disso, a dica é analisar a cor em diferentes ambientes - não só na luz da loja.

swatches

Swatches são amostra reais dos tons das bases. Assim, quando não rolar de testar alguma cor, vale procurar esses swatches e descobrir qual tom parece o mais ideal para a sua pele. 

escolha

Escolha duas tonalidades e teste no rosto, uma de cada lado. Isso ajuda a ver a diferença entre as cores e ajuda na hora de garantir o tom perfeito. 

cor

Se mesmo assim você comprou a cor errada, calma! Dá para corrigir o tom com alguns truques simples. Se a base ficou mais escura que a sua pele, misture com alguma outra base mais clara, ou com o hidratante facial. Mas se ela ficou clara demais, aposte em bronzers que ajudam a escurecer o tom.

Nossas bases queridinhas, aqui: 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso
Snapchat Steal The Look
Fechar
Fechar