Cabelo Bonito no Verão

por Andressa Almeida

As temperaturas estão subindo e com isso é mais fácil perceber que o cabelo começa a apresentar sinais de cansaço, pois é muita exposição aos raios UV, sal, piscina e suor. Mas e aí, como sair da estação mais quente do ano com os fios alinhados e saudáveis?

Conversamos com a farmacêutica, bioquímica e especialista em tricologia e terapia capilar Marcela Buchaim, do Studio Tez, que nos contou alguns segredos para sobreviver ao verão com fios belíssimos:

1. Em primeiro lugar, é necessário blindar e repelir tudo aquilo que penetra e prejudica a fibra capilar, como o sal e o cloro.  Nós já temos uma agressão diária dos radicais livres (sol e poluição), e muitas meninas também passam por processos de descoloração, o que deixa os fios mais propensos aos fatores externos. Como fazer isso? A especialista sugere uma mistura de óleos vegetais super fácil de fazer em casa:

"Misture ⅔ de óleo de coco + ⅓ de azeite de oliva extra virgem + ⅓ de óleo de jojoba e aplique antes de ir pra praia ou piscina no comprimento e pontas, deixando a raiz livre. Se for loira, faça uma hidratação com esses óleos e um pouco de iogurte natural, que vai evitar também o esverdeado da piscina."

Taylor Hill
Foto: Taylor Hill


2. Outra dica é abusar de máscaras hidratantes e finalizadores com proteção solar. Para o couro cabeludo, use chapéus e lenços para evitar que ele queime. Tais finalizadores com proteção também ajudam a dar um balanço mais texturizado aos fios, evitando também o uso de secador e chapinha, que são vilões para a boa saúde dos fios principalmente no verão.

Martha Hunt/Elsa Hosk
Foto: Martha Hunt/Elsa Hosk
3. E não prenda o cabelo molhado, para evitar quebra e formação de fungos, o que também acaba com a saúde dos fios e couro. Para fechar, borrife água termal nas madeixas sempre que achar necessário, melhorando assim a hidratação e cuidado.
 
Arsenal para cabelos de verão: as novidades para essa época do ano estão bombando, indo de máscara reparadora para o couro cabeludo, da Kérastase, ao shampoo de força da Bed Head TIGI e um kit ótimo para levar com você na viagem - e com água termal na fórmula -, da Vizcaya.
Hanna Ferguson
Foto: Hanna Ferguson

Para quem ama um cheirinho de verão, a linha Coco Loco, do britânico Lee Stafford, vem com o aroma conhecido de muitas praias brasileiras, assim como um boost de hidratação e brilho. Outro cheiro delicioso e refrescante é do óleo para couro cabeludo da francesa Phyto. Ele deixa a região tão fresca que você sente uma menor oleosidade entre lavagens, até mesmo em dias muito quentes. Para finalizar, conquiste o cabelo de sereia mesmo antes de colocar os pés na praia com o spray Redken Beach Envy Volume.

Agora que está tudo bem tratado e texturizado, vamos nessa curtir o verão com o cabelo maravilhoso.

Mais produtos pra você cuidar do seu cabelo no verão, aqui: 

Você também vai gostar