Girl Power: 10 mulheres incríveis que admiramos

por Thais Cézare

O dia 8 de março é importantíssimo não só para nós, mulheres, mas para a sociedade como um todo. O dia internacional da mulher põe em evidência uma questão que (ainda bem!) ganhou ainda mais relevância nos últimos anos: a luta pela igualdade dos gêneros e contra o machismo. É inegável que a internet desempenhou um considerável papel na difusão de termos como sororidade e empoderamento, mas certas personalidades também usaram todo seu poder de alcance para disseminar as ideias presentes no movimento feminista. 

Para celebrar a data de hoje, resolvemos listar 10 mulheres incríveis que admiramos e os porquês por trás disso! O elo entre elas é o ativismo pelos direitos femininos, as histórias e ideias inspiradoras e as ações reais contra a luta diária e generalizada que temos contra o sexismo. É muita mulher forte e poderosa junto? É! A mensagem está clara e temos que nos unir para que ela fique também cada dia mais alta, combinado? 

Um felicíssimo dia para todas nós e atenção para a super dose de girl power que está prestes a entrar no seu dia! Vamos lá?

Brie Larson
Foto: Brie Larson


Brie Larson é uma das personalidades mais ativas dentro do movimento feminista, sempre compartilhando publicamente ideias em defesa da mulher e da igualdade entre os gêneros. Além de ter ganho o Oscar em 2016 por seu papel em "O Quarto de Jackie", no qual interpretou uma vítima de sequestro e abuso sexual chamando atenção para a causa, a bela se recusou a aplaudir Casey Affleck na premiação desse ano, ocasião em que o ator ganhou o prêmio de melhor ator, devido às inúmeras acusações de assédio contra ele durante as filmagens. 

Chimamanda Ngozi Adichie
Foto: Chimamanda Ngozi Adichie

Você talvez não esteja familiarizada com o nome exótico (para nós) de Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana que serviu como fonte de inspiração para ninguém mais, ninguém menos, que Beyoncè. A letra de "Flawless" apresenta partes do seu discurso "We Should All Be Feminists" para uma edição do TED Talks realizada em 2012. O título da palestra, por sua vez, também foi incorporado às peças da primeira coleção de Maria Grazia Chiuri como diretora criativa da Dior, e foi um marco para a história da moda e do feminismo. Mulher poderosa!  

Beyoncé
Foto: Beyoncé

Apesar do boom do feminismo ter acontecido somente nos últimos anos, Beyoncé deu maior visibilidade ao movimento já em 2014, em sua apresentação no VMA, quando subiu ao palco na frente de um telão que exibia os dizeres "FEMINIST" em letras gigantescas. Não precisamos nem mencionar que as letras da diva sempre exaltaram o poder feminino: who run the world? Girls!

Viola Davis
Foto: Viola Davis

Viola Davis, primeira mulher negra a ganhar o Emmy como melhor atriz, desbancou toda a indústria cinematográfica ao discursar em claro e bom tom: "E deixem-me dizer algo: a única coisa que separa a mulher negra das outras é a oportunidade", dando lição sobre representatividade. Viola também ganhou, em 2016, o até então prêmio inédito "See Her" durante o Critics Choice Award, condecoração que visa reconhecer o empenho de atrizes que fazem a diferença quando o assunto é igualdade entre os gêneros nas produções audiovisuais. You go girl!

Emma Watson
Foto: Emma Watson

Que Emma Watson é feminista ativista não é segredo para ninguém, certo? A bela é embaixadora da ONU Mulheres, já foi eleita como a personalidade feminista do ano de 2014 por uma votação fruto da parceria entre a revista Cosmopolitan e a fundação For Women e ainda pausou a carreira durante um tempo para se dedicar exclusivamente à causa. Como se tudo isso já não fosse incrível o suficiente, Emma também lançou a campanha HeForShe, na qual incentiva os homens a lutarem do nosso lado pela igualdade de direitos. UAU!

Madonna
Foto: Madonna

Madonna, a rainha do pop, foi uma das primeiras celebridades a colocar em pauta assuntos super importantes, como aborto e masturbação, quando ainda ninguém tinha coragem para isso. O empoderamento feminino também sempre fez parte de seus discursos, que exaltavam a liberdade e visavam extinguir barreiras entre o que uma mulher pode e não pode, deve e não deve fazer. 

Maria Grazia Chiuri
Foto: Maria Grazia Chiuri

Se você não esteve em Marte nos últimos tempos muito provavelmente já se deparou com o nome de Maria Grazia Chiuri, estilista italiana que deixou a Valentino para assumir a direção criativda da Dior, em 2016. Como mencionamos anteriormente, Maria emprestou do título do livro de Chimamanda a frase que apareceu nos looks de milhares de fashionistas durantes os últimos meses: "We should all be feminists". Sim, todos nós devemos mesmo ser feministas! 

Camila Pitanga
Foto: Camila Pitanga

A primeira brasileira da nossa lista é Camila Pitanga, embaixadora nacional da ONU mulheres desde 2015. A atriz, que sempre lutou por causas sociais, ambientais e políticas - entre elas o feminismo, é claro! - , sempre compartilha em suas redes sociais cliques e vídeos de de apoio ao movimento. 

Rihanna
Foto: Rihanna

Assim como muitas mulheres, Rihanna sofreu em 2009 abusos (físicos) pelo então namorado Chris Brown, e não exitou em nenhum momento em prestar queixa, falar abertamente sobre o assunto e dar a devida notoriedade e importância à questão. A cantora afirmou em entrevista à Vogue Americana que "o empoderamento quebra limites" e nós concordamos com ela em gênero, número e grau! 

Tais Araújo
Foto: Tais Araújo

Ativista contra o racismo e o machismo, Tais Araújo não poupa esforços na hora de defender as causas que acredita. E ao que parece, as ideias extrapolaram as barreiras da realidade e chegaram até a ficção, já que seu último personagem televisivo, Michele na série Mister Brau, arrasou no discurso feminista! 

Tá na hora de vestir a camisa (literalmente), né? Mãos à obra: 

Você também vai gostar