8 dicas para eliminar as pontas duplas

por Lara Lincoln

Você pode ser super cuidadosa com os fios, apostar em hidratações semanais, reconstruções, shampoos e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, mas não adianta fugir das pontas duplas. Elas aparecem, em maior ou menor quantidade, e deixam as madeixas com aspecto frágil e quebradiço. O segredo para manter as vilãs bem longe? Investir em alguns cuidados que devolvem vitalidade aos fios e ajudam a fortalecer a estrutura do cabelo. 

Os processos químicos, como tinturas, descolorações e progressivas são um dos maiores responsáveis pela destruição da cutícula capilar, que é uma camada que protege o interior dos fios, e é exatamente por isso que as pontas duplas aparecem, entendeu? Ah, sem falar do secador, chapinha e babyliss, que também fragilizam as madeixas e contribuem para o aparecimento das temidas pontas duplas. Mas calma, o segredo para manter os fios hidratados e fortes é apostar em alguns cuidados indispensáveis que agem profundamente na estrutura do cabelo e recuperam os danos causados pelas químicas, calor e até pelo cloro. Não sabe por onde começar? Então anota as dicas

Candice Swanepoel
Foto: Candice Swanepoel


pentear

Sim! Existe uma maneira correta de desembaraçar o cabelo. Escolha uma escova que não danifique os fios e penteie sempre começando pelas pontas, isso ajuda a desfazer os nós e o cabelo não fica quebradiço. 

protecao

Se você não abre mão do secador, da chapinha ou do babyliss, proteja os fios. A temperatura alta é prejudicial à estrutura do cabelo e o protetor térmico possui vários ingredientes que funcionam como uma barreira ao calor. 

hidratacao

As hidratações devolvem água aos fios e ajudam a manter a vitalidade do cabelo. As pontas duplas são consequência de fios ressecados e fragilizados - que precisam de hidratação. Por isso, aposte no cuidado semanalmente. 

oelos

Os óleos repõem diversos nutrientes e ajudam a restaurar as madeixas. O truque é aplicar em todo o comprimento do cabelo e deixar agir por um tempo - vale até ir dormir e lavar no dia seguinte. 

reparador

Os reparadores de ponta ajudam a melhorar a aparência das pontas duplas. Eles funcionam com uma maquiagem, que sela as cutículas e deixa os fios longe do frizz. Prefira reparadores com vitaminas e nutrientes na fórmula, isso ajuda a fortalecer o cabelo. 

cauterizacao

Os fios muito fragilizados precisam de um cuidado mais potente. É o caso da cauterização, que melhora a elasticidade do cabelo e recupera as cutículas danificadas. Por isso, prefira produtos com queratina na fórmula, que hidrata e devolve amaciez dos fios. 

shampoo

É importante aplicar o shampoo só na raiz, e nunca nas pontas. A espuma que escorre pelos fios já é a quantidade ideal para limpar as pontas sem agredir a estrutura do cabelo. Quando esfregamos as pontinhas, isso contribui para o aparecimento de pontas duplas.

chapinha

A chapinha e o secador são vilões dos fios. Por isso, vale aposentar as ferramentas e apostar em produtos modeladores, como mousses e pomadas, que ajudam a dar volume e forma aos fios, ao invés da alisar - ondas poderosas, quem não ama? 

corte

Se você não consegue encarar a tesoura, vá no corte bordado. Ele não altera o comprimento dos fios e remove só as pontas danificadas. Mas não tente faz em casa, ok? É super importante escolher um bom profissional para realizar o procedimento. 

Você também vai gostar