8 hábitos de beleza que danificam o cabelo

por Lara Lincoln

Pode apostar, pequenos hábitos fazem um grande estrago ao nosso cabelo. E o pior? A gente nem sabe que eles são tão prejudiciais assim. Os fios ficam frágeis, quebradiços, com pontas duplas, raiz oleosa e com aquele aspecto poroso mesmo depois de vários cuidados e tratamentos. Se você não consegue identificar as causas que danificam os fios, vale observar se os produtos que estão na sua rotina capilar são realmente indicados para as necessidade do seu cabelo - que pode precisar de hidratação, nutrição ou reconstrução.

Além disso, é importante usar a quantidade recomendada de produto, viu? O shampoo e o condicionador, por exemplo, podem deixar os fios super pesados, oleosos e com a ponta ressecada se aplicados em excesso. O mesmo acontece com máscaras capilares, shampoos à seco e leave-ins. E sim, até o jeito de secar o cabelo influencia na vitalidade das madeixas, se você pula a proteção térmica, a estrutura dos fios fica desprotegida e o resultado a gente já sabe: pontas duplas e muito frizz. Quer saber os outros hábitos de beleza que precisamos excluir da nossa rotina? Então olha só: 

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell


shampoo

Usar muito produto entope os poros do couro cabeludo e deixa os fios fragilizados, oleosos, pesados e quebradiços. Uma dica é diluir o shampoo em dois dedos de água e jogar essa misturinha só na raiz do cabelo - a espuma que escorre é o suficiente para limpar todo o resto. Depois, aplique o condicionador só no comprimento dos fios, use a medida de uma moeda de 1 real, se os seus fios forem longos, e um pouco menos, se forem mais curtos. 

tesoura

Se você morre de medo de tesouras, saiba que cortar, pelo menos, as pontinhas a cada 3 meses deixa os fios mais fortes e ajuda no crescimento saudável das madeixas. Isso retira as pontas duplas e evita aquele aspecto poroso que odiamos. 

escova

Sim, existe uma escova certa para cada tipo de cabelo e escolher a ferramenta errada pode danificar os fios. A dica é simples, quem tem o cabelo mais fino pode apostar em escovas com cerdas naturais e bem juntinhas uma das outras, já os fios mais grossos funcionam melhor com escovas de cerdas mais grossas e bem espaçadas - os pentes são ótimas opções.  

rabo

A gente é apaixonada por penteados poderosos - rabos, coques e tranças principalmente. Mas é super importante tomar cuidado na hora de prender o cabelo. Usar elásticos com metal ou amarrar muito forte pode quebrar e até cortar os fios.

shampoo

Vale a mesma regra do shampoo. Exagerar no shampoo à seco entope os poros capilares e o resultado são fios muito pesados, oleosos e com caspa. Aplique o produto só quando tiver necessidade e lave bem os fios depois. 

proteção

Quando deixamos o protetor térmico de lado os fios ficam super expostos ao calor do secador, chapinha, babyliss e agressões externas. Como consequência, aparecem as pontas duplas e o cabelo resseca muito. É super importante apostar em leave-ins com ativos termoprotetores, que formam uma camada de proteção e ainda dão uma força na hidratação.

exagerar

As reconstruções são ideais para fios muito danificados, quebradiços, fragilizados e porosos. O tratamento possui ingredientes que repõem a massa e a queratina do cabelo, mas deve ser feito, no máximo, duas vezes ao mês. Muita reconstrução pode dar o efeito contrário e o resultado? Fios mega duros. 

chapinha

Sabe quando o cabelo fica cheio de frizz e a gente corre para a chapinha? Pois é, isso só piora a situação. Pode ser que na hora os fios arrepiados até abaixem, mas depois eles voltam com força total. O segredo é a apostar em umectações e produtos que ajudam a nutrir o cabelo e acabam com o frizz.

secar

Quando o cabelo está muito molhado ele fica mais frágil e é mais danificado com o calor do secador. O ideal é que os fios fiquem úmidos para, depois, o secador entrar em ação - mas sempre com o protetor térmico antes.

Você também vai gostar