O que muda no cabelo com os dias mais frios

por Lara Lincoln

O inverno ainda não chegou totalmente em terras brasileiras mas a gente já começou a sentir as mudanças no clima, que ficou mais ameno em muitas regiões do país. A pele fica menos oleosa - o que é uma salvação para quem sofre com acne e produção de sebo em excesso -, e também dá para diminuir a quantidade de lavagens capilares. Mas, mesmo com esse ponto positivo da ação das temperaturas mais frias, o outro lado da história é a pele super sensível, ressecada, e fios com frizz e quebradiços.

É por isso que é super importante mudar alguns cuidados durante essa época, já que tanto o corpo, quanto os fios, exigem fórmulas mais hidratantes e menos adstringentes. Mas como o assunto hoje é cabelo, a gente já facilitou a missão e adiantou alguns cuidados indispensáveis com os fios durante o outono e o inverno. As madeixas ficam mais ressecadas, quebradiças, fragilizadas e propensas à queda. E pode apostar: o vilão não é o frio, mas sim, a temperatura quente do chuveiro que retiram a oleosidade natural da estrutura capilar e deixam os fios sensíveis e com aquela aparência opaca. Já quer colocar os cuidados em prática e prevenir esse efeito negativo dos dias mais frios? Então anota tudo, já:

Elsa Hosk
Foto: Elsa Hosk


agua

Nos dias mais frios é normal ficar vários minutos embaixo da água super quente, né? Mas é esse hábito o grande responsável por agredir - muito - os fios no inverno. A água quente remove profundamente a oleosidade natural do couro cabeludo, que ajuda na hidratação dos fios. O resultado? Os fios ficam super ressecados e com aquele aspecto opaco e sem vida. Ah, e existe um outro lado também: quando essa oleosidade natural vai embora, é comum o chamado efeito rebote, ou seja, a sua raiz vai produzir mais óleo para suprir o que foi removido. A solução é lavar as madeixas com água morna.

frizz

Com os fios mais secos e fragilizados, as madeixas ficam mais sensíveis, quebradiças e propensas a frizz. Com o frio e o vento é normal o cabelo ficar mais estático e acabar com aqueles arrepiadinhos que odiamos. O segredo é usar produtos com ação anti frizz e que ainda vão dar uma força na hidratação. 

hidratação

A água quente deixa as escamas do cabelo bem abertas, e é por isso que temos aquela sensação de fios opacos. A dica para resolver o problema é ficar longe das temperaturas muito altas do chuveiro e reforçar a hidratação. Aposte em máscaras poderosas que vão devolver a vitalidade e o brilho dos fios. Ah, mas não adianta começar só no inverno, viu? Faça a hidratação uma vez por semana a partir de já! 

umectacao

As cacheadas já sabem: a umectação é milagrosa para os fios! Aproveite as temperaturas mais frias para colocar em prática vários óleos de tratamento - vale até o de coco. Aplique em todo o comprimento dos fios alguns minutinhos antes do banho, da academia ou até antes de dormir. O processo devolve umidade às madeixas e ajuda a controlar o frizz.

fortalecedor

Como os fios ficam mais sensibilizados no frio, é normal os cabelos caírem em maior quantidade - para o terror de quem sofre com pouco volume. Por isso, além de reforçar as hidratações, nutrições e reconstruções, aproveite para apostar em produtos que ajudam a fortalecer e garantir aquele volume poderoso.

secador

Não tem como fugir do secador no inverno. Mas atenção a alguns detalhes: escolha uma temperatura intermediária que não seja tão quente e agressiva aos fios e proteja a estrutura capilar com leave-ins e finalizadores com agentes termoprotetores. 

cor

Além de fragilizar os fios, os banhos quentes também facilitam o desbotamento da cor do cabelo. Isso acontece porque a água extremamente quente abre as cutículas capilares e facilita que a cor vá embora mais rápido. A dica é a mesma: prefira a temperatura morna e aposte em produtos específicos para cabelos tingidos e coloridos.

Você também vai gostar