Meet The STL Team: Catha

por The Look Stealers

Como acreditamos que informação nunca é demais, iniciamos hoje uma série de entrevistas que acontecerão daqui pra frente com cada um dos integrantes da equipe do #CoolestOfficeInTown, a.k.a Steal The Look, é claro! Dando início a essa sequência, te mostraremos um pouquinho mais sobre a história e trajetória da Catharina Dieterich - Catha, para os íntimos! -, nossa co-founder e editora, mestre dos melhores mix'n'matches e dona da barriga mais desejada do escritório.

Você já descobriu tudo sobre o estilo dela e até passou 24 horas ao seu lado para saber vários detalhes da sua rotina, lembra? Agora chegou a hora de saber ainda mais e para isso listamos 10 perguntas que abordam desde a formação profissional até dicas de estilo ou para quem quer trabalhar com moda. Nós já adiantamos que tem muita coisa imperdível a seguir, incluindo, para quem estava curioso, os motivos da mudança da Catha para L.A. e como tem sido trabalhar de lá. Olha só:

Meet The Stealer: Catha


Minha função principal no Steal The Look sempre foi o conteúdo. Hoje eu comando o time de jornalistas de moda e beleza, formado pela Thaís Cézare, Andressa Almeida, Marcela Zanetti e Lara Lincoln. Dentre as minhas funções, a principal é dirigir o calendário de conteúdo, que é mais ou menos assim: primeiro eu aprovo todas as pautas que vão para o site, desde o assunto da matéria às imagens escolhidas. Quando as matérias estão prontas, eu faço também a aprovação final, que é ler todos os textos, editar o que for preciso, e ver o overall do conteúdo, se está esteticamente de acordo com o padrão do STL, etc. Essa é a parte que mais toma meu tempo - e que eu menos gosto, pra falar a verdade! O que eu gosto mesmo de fazer são pesquisas: de tendência, comportamento, procurar as melhores pautas de acordo com o estilo da nossa marca. Além disso, coordeno diretamente com a Karina e as marcas, todo o conteúdo publicitário que vai ao site. Tem também os eventos, viagens, fotos, etc. Ah! Como ainda somos uma start up, acabo me envolvendo em assuntos diversos e fora da minha área que a Manu e o Arthur são responsáveis, assim como eles muitas vezes também precisam se envolver em áreas fora do escopo deles. 

Meet The Stealer: Catha

Trabalhei como stylist em LA e quando fui morar em SP fui contratada pra comandar o conteúdo da, então nem lançada, AMARO. Fui a primeira funcionária do time, o que foi muito legal, pois pude acompanhar de perto o desenvolvimento e crescimento de um e-commerce de moda. Me envolvi em diversas áreas, desde compras, contratação de novos funcionários e até no styling dos editoriais. E aprendi muito! Acabei saindo de lá pra focar 100% no STL, e hoje eles são um dos nossos maiores clientes. 

Meet The Stealer: Catha

Além das dicas clichês, como, "não pense que trabalhar com moda é ficar famosa e ganhar roupas", a minha maior dica é: saiba que tudo leva tempo e experiência é um dos maiores bens que você pode adquirir. Dê o melhor de si em qualquer cargo que esteja, e lembre-se: no meio da moda todo mundo se conhece! Seja excelente no que faz, mesmo que não seja a área que você mais ama, pois hoje ou amanhã você pode acabar sendo indicado por quem vê suas habilidades, dedicação e determinações. E ao mesmo tempo, se você não leva algo a sério, pode perder oportunidades futuras, por não ser bem recomendado.

Meet The Stealer: Catha

Fazer o que eu mais amo na vida, trabalhar com a criatividade! Também amo viajar e conhecer pessoas. Às vezes paro e me dou conta que estou conversando com uma pessoa que sempre fui fã, que admirei o trabalho, e nunca achei que fosse estar lado a lado num bate papo. Ao mesmo tempo, o que mais me frustra são as pessoas também. No meio da moda tem tanta gente legal, e ao mesmo tempo muita gente superficial e interesseira. É triste. 

Meet The Stealer: Catha

A maior lição que eu tive foi que não se deve esperar nada de ninguém! Não confiar na sorte nem na boa vontade dos outros, além de que saber que com garra e determinação, a gente chega aonde quiser chegar, mesmo levando 10x mais tempo do que a gente imaginava no começo.

catha

Confiar demais em algumas pessoas e falar demais. 

Meet The Stealer: Catha

Quanto mais natural melhor. Seja a forma que você se veste, a maquiagem que faz, o cabelo. Vista-se de acordo com o seu estilo, sem tentar demais. Eu acho muito mais estiloso uma pessoa que sabe misturar peças caras com baratas, descontraídas com sofisticadas, do que aquela que se veste de marcas caras e peças sofisticadas dos pés à cabeça. Já na make e no cabelo, o legal não é parecer que saiu do salão, e sim que acordou assim, sabe?

Meet The Stealer: Catha

De acordo com o meu humor! Mas uma coisa é certa: quase sempre tem um hi-lo no meu look. Ele é nunca inteiro despojado, ou inteiro sofisticado, por exemplo. 

Meet The Stealer: Catha

Eu sempre amei moda, desde criança, quando via minha mãe fazendo as bolsas, quando lia as revistas da Daslu que chegavam lá em casa! Mas tinha tanta facilidade com números na escola, que todos me fizeram crer que eu devesse estudar (pasmem!) engenharia. A primeira foi engenharia de alimentos, então transferi pra engenharia de produção. Fui morar nos Estados Unidos e fiz cursos de contabilidade, economia pra ver se me encontrava. Até que resolvi entrar em um curso de costura e vi que meu negócio era mesmo a moda. 

Meet The Stealer: Catha

Tenho recebido muitas mensagens, me perguntando se saí do STL, e a resposta é: nunca! Outras pessoas me perguntam se o STL está expandindo internacionalmente, e a respostá é: não. Ainda! (risos). O motivo da mudança foi o meu marido, que foi transferido pra cá. Mudar de casa na mesma cidade já não é fácil, então imagine mudar de país! Foi bem difícil, tanto na vida pessoal quanto profissional, que acredito que não dá mais pra separar, na verdade. Tomar todas as decisões com a Manu e o Arthur, organizar como seria o trabalho à distância, devolver o apartamento, procurar casa nova, trazer a Chloe - meu grude! -, ih! Até agora estou resolvendo pepinos da mudança. Mas a parte boa é que estou conseguindo focar muito mais no conteúdo, sem distrações do escritório no dia a dia. A parte ruim é a saudade e a convivência com todos, que eu, tagarela que sou, adoro. 

A rotina está bem diferente, mais organizada e consistente, mas vai ser assim só quando eu estiver em LA, pois já tenho inúmeras viagens marcadas pra São Paulo e outros projetos, então a correria talvez seja ainda maior, com tanto aeroporto pela frente. 

Mas não posso reclamar. Tenho sorte de poder realizar meu trabalho remotamente, e de ter mudado pra minha cidade favorita no mundo! 

Você também vai gostar