9 erros de beleza que as francesas não cometem

por Catharina Dieterich

A gente tem muito o que aprender com as francesas, não é? Elas são sinônimo de simplicidade e preferem produtos e peças clássicas à tendências de fast fashion. O segredo para roubar os looks das musas a gente já revelou - a jaqueta de couro e um jeans são indispensáveis do armário -, mas agora é hora de aprendermos algumas lições de beleza com as rainhas do "menos é mais". 

É interessante perceber como os cuidados de pele, cabelo e até as trends de maquiagem mudam de cultura para cultura. Se por aqui nós somos fã do efeito bronzeado e amamos cuidar dos fios, na França, as gatas preferem apostar em pouquíssima maquiagem, messy hair e uma rotina de beleza básica, só com alguns essenciais que dão conta de limpar a pele, tonificar e hidratar. Não é à toa que as francesas são as pioneiras das águas termais. Elas não ficam sem um vidrinho na bolsa e usam para praticamente tudo: antes, durante e depois da maquiagem, para dar uma força na hidratação, aliviar irritações e até para remover as impurezas. Elas acreditam que a pele precisa respirar, abraçam a beleza natural e evitam alguns erros muito comuns por aqui. Quer saber quais são? Então anota: 

Louise Follain
Foto: Louise Follain


base

Como as francesas gostam de um resultado super natural na maquiagem, a base precisa estar no tom exato para não ficar aquela divisão de cores entre o maxilar e o pescoço. O segredo para achar a cor é testar os produtos no rosto. Aplique, saia da loja e observe como a base vai se comportar ao longo de algumas horinhas - algumas oxidam e escurecem conforme secam. Olhe o resultado em vários tipos de luz e, se ela sumir na sua pele, essa é a cor certa. Ah, e elas também aplicam um pouco de água termal antes e depois da make, isso deixa o resultado mais fresh. 

sobrancelha

As sobrancelhas naturais e mais desalinhadas são característica da beleza francesa. Elas odeiam fios finos demais ou artificiais. A ideia é disfarçar algumas falhas com sombras ou com esses fixadores em cor que ajudam a dar um up na região e ainda fixam alguns pelinhos. Mas lembre-se: siga o formato natural de crescimento dos seus pelos e preencha sempre nessa direção. 

contorno

A técnica do contorno não conquistou muito as french girls. Elas até fazem algumas marcações para valorizar as regiões do rosto, mas o efeito é muito mais sutil e discreto. Prefira produtos cremosos que são naturais e esfume bem. A ideia aqui é garantir um ar mais bronzeado. 

dormir de make

Ta aí um erro fatal para as francesas: dormir com maquiagem. Elas são super ligadas em cuidados de pele e prestam muita atenção nesse quesito. As águas micelares são queridinhas porque removem as impurezas profundamente mas não irritam o rosto. Elas são suaves e indicadas para todos os tipos de pele. Outro demaquilante favorito são os lencinhos, práticos e dá para levar em qualquer nécessaire. 

cabelo

O messy hair é marca registrada dessas musas. Elas evitam deixar os fios milimetricamente arrumados e adoram a textura mais bagunçadinha. O segredo é assumir os fios naturais e apostar em muitos texturizadores. 

pular

Não importa se a sua pele é seca, mista ou oleosa. A hidratação é um passo fundamental nos cuidados de beleza. As francesas amam hidratante - afinal o clima mais frio deixa a pele ainda mais sensível e ressecada - e aplicam todos os dias. Se o seu rosto for oleoso, escolha um com textura em gel, que é absorvido rapidamente e ainda ajuda a controlar a produção de sebo ao longo do dia. 

olhos

Apostar em produtos específicos para região dos olhos é super importante. Essa área é muito mais delicada, sensível e pede por cuidados especiais. Além disso, são esses produtos que vão ajudar a controlar bolsas, melhorar a aparência das olheiras e tratar as linhas finas.  

maquiagem

Você provavelmente não vai ver uma francesa usando muita maquiagem. Elas são básicas até nisso e não abrem mão do clássico batom vermelho. No dia a dia? Bases de cobertura leves, acetinadas ou até mesmo o bb cream - que une vários cuidados em um mesmo produto. 

perfume

Não é a toa que a França é a terra dos perfumes. Os franceses são apaixonados por fragrâncias e o perfume é item indispensável do dia a dia. Escolha um para chamar de seu com a mesma frequência que você usa um batom. 

Você também vai gostar