7 truques que vão facilitar o seu esfumado

por Lara Lincoln

O olho esfumado é uma das técnicas mais antigas e consagradas na make. Pode vir negative space eyeliner, strobbing, sun stripping e até contorno, mas nenhuma dessas tendências de beleza consegue ser mais forte e tão pedida para os beauty artists do que o bom e velho smokey eye. A gente já viu diversos tutoriais - até ensinamos um fácil, fácil aqui -, entendeu a importância de escolher as ferramentas corretas e de apostar em uma sombra neutra curinga que é a responsável por criar aquele degradê sutil entre as cores, mas, para muitas pessoas, o olho esfumado continua sendo um desafio na hora da produção.

E dá para entender, são tantas sombras, passos e técnicas que é normal rolar aquela dúvida ou não entender direito como marcar o côncavo. Mas anota essa dica que funciona para basicamente tudo: as sombras mais claras ficam rente à sobrancelha, enquanto as escuras se aproximam da linha dos cílios. Ou seja, as cores iluminadoras e clarinhas ajudam a iluminar o olhar, enquanto o preto, cinza e marrom bem escuro garantem profundidade. Ah, e se você acha que o esfumado só fica perfeito com muitas opções de sombra, tá enganada. É super possível criar um smokey discreto usando aquele marrom versátil da nécessaire + algumas camadas de máscara. E se você ainda sofre na hora do produção, anota esses truques práticos para facilitar a missão: 

Camilla Belle
Foto: Camilla Belle


Escolha um bom primer. Ele é o produto que vai fixar tudo no lugar por mais tempo e ainda potencializar a pigmentação da sombra. Conselho: existem alguns primers que são tão potentes que grudam a sombra e impedem o esfumado. A ideia é escolher um que seque na pálpebra e não atrapalhe na hora de mesclar os tons. 

Gizele Oliveira
Foto: Gizele Oliveira

Tenha um lápis escuro bem macio sempre à mão. Ele vai ajudar a fazer a base do esfumado e quebrar o galho na hora da pressa. Aplique rente aos cílios inferiores e superiores e esfume com um pincel de precisão - pode ser um chanfrado ou um com cerdas bem fininhas. 

Emily Ratajkowski
Foto: Emily Ratajkowski

Vá atrás da sombra neutra perfeita. É exatamente esse tom que vai garantir o resultado poderoso do esfumado. O marrom, por exemplo, é ideal para marcar o côncavo e ajudar a esfumar as bordinhas dos outros tons de sombra. Ah, e também dá para usar sozinho e aplicar em toda a pálpebra. 

Maria Borges
Foto: Maria Borges

Truque: faça uma base para o seu esfumado. Antes de ir aplicando a sombra preta em todo o olho, faça um delineado com o lápis, esfume, e, depois, passe a sombra. Um produto em pó por cima de outro cremoso potencializa a cor, fixa os pigmentos no lugar - isso vai evitar que eles caiam no rosto - e também garante um degradê mais profissional. Claro que existem algumas cores que dispensam esse passo, mas no olhão preto, o truque facilita muito. 

Sara Sampaio
Foto: Sara Sampaio

Pode parecer clichê, mas escolher um bom pincel faz a diferença e facilita o esfumado. Os próprios para a missão possuem cerdas longas, volumosas - quanto mais longa a cerda, o efeito será mais sutil - e também são compostos de material natural, que é macio e permite um esfumado suave. 

rosie huntington-whiteley
Foto: Rosie Huntington-Whiteley

Saia do tradicional e acrescente cor ao esfumado. Escolha um tom vibrante e esfume com sombras neutras. Vale mesclar no cantinho externo dos olhos ou até esfumar em toda pálpebra e vir com um tom escuro depois. Se quiser garantir o efeito cat eye, dê o truque com fita crepe ou um cartão entre o final dos cílios inferiores à extremidade da sobrancelha. 

Joan Smalls
Foto: Joan Smalls

Colar cílios postiços e finalizar a produção com algumas camadas de máscara é a dupla responsável pelo efeito poderoso do esfumado. Aposte em um par de cílios com a base fininha para deixar o resultado natural. Aplique nas pestanas e em seguida passe algumas camadas de rímel. 

Você também vai gostar