Os cuidados que você precisa ter com o corpo

por Lara Lincoln

Nós nos preocupamos tanto com cuidados capilares, faciais e maquiagem que é normal deixar a atenção com o corpo de lado. Quantas vezes você não ignorou a pele super ressecada, oleosa ou com irritações frequentes? Pois é, mas é super importante criar uma rotina de cuidados que envolvam as outras parte do corpo também. Assim como qualquer outra região, as nossas pernas, braços, cotovelos, pés e outros cantinhos perdem água e precisam de nutrição para garantir a vitalidade.

E é exatamente por isso que é indispensável procurar um profissional que faça uma avaliação completa e defina qual a necessidade do seu tipo de pele. E não é porque o seu rosto é oleoso que o resto do corpo também segue esse padrão, viu? É muito comum, principalmente nas brasileiras, sofrer com a oleosidade na zona T ao longo do dia e ter as pernas super ressecadas, por exemplo. E a atenção precisa ser redobrada com as áreas expostas ao sol, ok? Principalmente no que diz respeito a ombros, pescoço e colo. Hidrate todos os dias e não pule o protetor solar. A gente garante, perder alguns minutinhos depois do banho para se cuidar vale a pena. Quer saber algumas dicas para colocar em prática, já? Então anota: 

Emily DiDonato
Foto: Emily DiDonato


Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

Assim como a pele oleosa, a desidratação é super comum e, basicamente, acontece por falta de água no corpo. O resultado? Descamação, lábios rachados e outros probleminhas que se agravam no inverno. A desidratação pode acontecer na camada superficial a pele ou nas camadas mais inferiores - ou até em ambas. 

evitar

Parece impossível, mas evite os banhos muito quentes. As altas temperaturas removem a oleosidade natural da pele e pioram a situação. Além disso, vale incluir alguns cuidados no banho e apostar em sabonetes hidratantes. 

pele

Reponha a hidratação! O primeiro passo é aumentar a dose diária de água ingerida - o ideal é tomar mais de 2 litros! -, para então partir para os hidratantes bem intensos e com a fórmula power. Procure por vitaminas na fórmula e outros agentes que promovem sustentação e maciez. E não pule ess passo, ok? Passe o hidratante no corpo todo logo após o banho quando os poros estão mais dilatados. 

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que e

A pele sensível pode ser consequência da desidratação ou uma dermatite. Esse tipo de pele requer cuidados mais específicos e não reagem bem a ingredientes muito agressivos. É normal sentir coceira, descamação e irritação cutânea. 

evitar

Cuidado com as fórmulas dos produtos. Prefira agentes mais naturais e procure por produtos específicos para o seu tipo de pele. Preste muito atenção na limpeza facial - principalmente com ácidos e adstringentes - e prefira fórmulas hipoalergênicas. A água termal também é uma boa pedida para quem sofre com a sensibilidade. 

tratar

Hidrate a pele e use, apenas, produtos hipoalergênicos que evitam qualquer tipo de reação alérgica. Existem várias opções poderosas no mercado que dão uma força na hidratação e possuem fórmulas ultra suaves. 

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

Diferente do que muita gente pensa, a oleosidade não é sinônimo de hidratação. Não é porque a sua pele produz mais sebo que você pode deixar esse passo de lado, entendeu? Muitas pessoas lutam tanto contra a oleosidade e usam produtos tão agressivos que o efeito placebo é consequência. Ou seja, o seu corpo produz mais ainda mais óleo para suprir tudo o que foi removido com aqueles produtos anti oleosidade.

evitar

Hidratando. Sim, isso mesmo. A diferença é que você vai escolher hidratantes com fórmulas mais leves - os em gel ou séruns são ótimas opções - e aplicar todos os dias. Esse tipo de produto é absorvido rapidamente e ainda vai equilibrar o pH da sua pele. Claro que você também pode apostar em produtos que ajudam a controlar o óleo. 

tratar

Procure por fórmulas com agentes adstringentes e que tenham o poder de controlar a oleosidade do corpo. Aposte em hidratantes leves e suaves. 

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

A celulite é uma alteração fisiológica na estrutura da pele. Ela é consequência de vários fatores - inclusive o genético - e também pode ser provocada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. A celulite é dividida em três graus: celulite de grau um, fase na qual o inchaço é visível apenas ao apertar a pele, grau dois, em que podemos ver as irregulares sem apertar a pele e grau três, quando dá para ver pequenos vasos e também é comum sentir uma leve dor. 

evitar

Antes de você surtar com a celulite, calma! Ela é super comum e afeta de 85% a 99% das mulheres - se você não fizer parte desse padrão, por favor, não nos conte. É super importante entender que isso é comum e, realmente, desencanar. Mas é claro que ter um estilo de vida saudável, ingerir, pelo menos 2L de água e evitar gorduras e frituras evitam o surgimento de novas celulites. 

tratar

Existem vários produtos poderosos que ajudam na retenção de líquido e possuem ingredientes como a cafeína, que estimula os tecidos e ajuda a eliminar o inchaço. Além dos produtos, manter uma rotina de exercícios físicos também ajuda - e muito!

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

As estrias são consequência de um estiramento da pele que destrói as fibras elásticas e colágenas. Essas linhas são comuns nos quadris, culote, seios e outras áreas do corpo que sofrem alteração com a idade. 

evitar

Reforçar a hidratação ajuda na elasticidade da pele e pode evitar as estrias. Outros fatores também contribuem, como exercícios físicos, que mantêm a pele firme, massagens localizadas, que funcionam como uma drenagem e muita água. 

tratar

É muito mais fácil controlar as estrias quando elas estão no começo - com as manchas arroxeadas - mas também dá para melhorar a aparência com alguns cuidados. Os hidratantes entram na missão e nutrem a pele e os produtos específicos ajudam na elasticidade e repõem colágeno. Dica boa? Testa o bio-oil, o produto é poderoso e melhora os tons irregulares e estrias. 

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

Existem vários tipos de manchas que podem aparecer no corpo ao longo da vida. Mas atenção: todas elas são agravadas pela exposição solar. Não é à toa que o FPS é indispensável e deve ser aplicado até nas partes não expostas ao sol. 

evitar

Não tenha preguiça e aplique o protetor solar todos os dias. Escolha os com toque seco que são absorvidos rapidamente e não deixam a pele melecada. Além disso, se for à praia, aposte em proteções físicas como chapéus, bonés e guarda sol. 

tratar

Hidrate a pele e escolha produtos com agentes clareadores. Eles vão diminuir as manchas e homogeneizar os tons. 

Os cuidados que você precisa ter com o corpo
o que é

Unhas frágeis são sinônimo de falta de vitaminas. Preste atenção ao seu estilo de vida e, principalmente, alimentação. Unhas saudáveis precisam de vitamina A,B,C e minerais. Por isso, se as suas unhas estão super quebradiças e descamando, procure um profissional adequado. 

evitr

Acrescente legumes, frutas, verduras e outros alimentos saudáveis à sua alimentação. Leve um estilo de vida saudável e beba muita água. Frutas ricas em vitamina A, como morangos, tomates e abóboras são essenciais. 

tratar

Além de melhorar a alimentação, escolha alguns produtos específicos para as unhas que são enriquecidos com vitaminas e agentes fortalecedores. 

Você também vai gostar