Tudo o que você precisa saber sobre esponjas

por Lara Lincoln

De uns tempos pra cá os pincéis foram substituídos pela melhor ferramenta de maquiagem ever: as esponjas! Elas viraram febre e não tem quem não ame aplicar base e corretivos com essas favoritas dos beauty artists. O start começou com a Beauty Blender, uma marca referência em esponjinhas e com o clássico cor de rosa - sim, provavelmente você já viu alguma delas em muitos tutoriais por aí. Depois da febre, foi a hora de opções mais acessíveis chegarem ao mercado e renovarem a maneira de preparar a pele. E o diferencial está exatamente aí, diferente dos pincéis, as esponjas são mais práticas e garantem um efeito mais natural. Isso porque os diversos poros da composição absorvem um pouco do produto e não deixam aqueles risquinhos de pincel pelo rosto, sabe? 

Com a onda da make natural, as esponjas passaram a ser indispensáveis na maquiagem perfeita. Elas são multiuso e dá para espalhar desde primer até blush cremoso e iluminador. O que muda de uma para outra é o material e o formato, algumas têm a pontinha mais precisa, ideais para alcançar o canto interno dos olhos e do nariz, e a novidade são as de silicone, que prometem zero absorção e cobertura altíssima - ideal oposto às esponjinhas tradicionais. Mas não termina por aí, existem alguns truques para limpar, guardar e tirar mais vantagem dessas queridinhas. Olha só: 

esponja


garanta

A pele fica impecável com as esponjas. O segredo é aplicar bases e corretivo dando leves batidinhas ao invés de arrastar os produtos pelo rosto. Assim, o efeito fica muito natural e nada sai do lugar, que é muito comum quando usamos os pincéis. Não precisa nem falar que você vai levar menos tempo para finalizar a make, né? 

poros

Quando for comprar a sua, observe o material. O acabamento é muito melhor quando as esponjas são macias e com poros. Claro que elas acabam absorvendo mais produto do que as que são super rígidas, mas o resultado da pele fica muito mais bonito e uniforme. 

formato

Existem muitos formatos e materiais por aí, é só escolher qual é mais prático para você. Prefira as que unem pontinha + base larga, assim, você consegue aplicar corretivos, alcançar todos os cantos e também espalhar primer e base com mais facilidade. 

agua termal

Parece estranho mas a dica é incrível: umedeça a sua esponja com água termal - ou com a água normal mesmo - antes de preparar a pele. Além de absorver menos produto, o truque também ajuda na hidratação e ainda deixa um glow super natural no rosto. 

silicone

As de silicone viraram febre e propõe um resultado diferente das esponjas tradicionais. Como elas são lisas e não possuem poros, toda a base é aplicada diretamente no rosto e a cobertura fica bem mais alta. Uma boa opção para potencializar fórmulas muito levinhas. 

secar

Nada de guardar as esponjas úmidas ou em lugares fechados, ok? Como elas não secam com tanta facilidade, a dica é deixar em ambientes abertos para não danificar o material. A umidade pode mofar e estragar muito rápido as esponjas - nada saudável para a pele, né? 

bebe

Assim como os pincéis, elas também precisam de cuidados e limpeza adequada. Existem produtos específicos para limpar essas ferramentas mas o shampoo de bebê é sempre uma ótima opção. Coloque as suas esponjinhas de molho em água morna - quase fria - em um recipiente com um pouco de shampoo, depois, vá apertando uma por uma até remover todas as impurezas. 

Você também vai gostar