Fashion At Work: Joanna Moura

por The Look Stealers

Todos nós já nos sentimos consumistas além da conta, quando entramos em alguma loja e simplesmente compramos a peça por comprar, não é mesmo? Pois foi exatamente a partir daí que a Publicitária e blogueira Joanna Moura tomou uma decisão que mudaria completamente sua vida. Parar de comprar qualquer peça de roupa por um ano, e criar o blog "Um ano sem Zara" para relatar toda a experiência.

E se você já conhecia a história da bela, estamos aqui para te atualizar sobre como é o dia-a-dia da musa que consegue conciliar o blog e uma carreira em uma agência de publicidade nada mais nada menos do que em Londres, na Inglaterra. Além de saber como foi sua trajetória e as dificuldades e vantagens de ficar 365 dias sem consumir nada. Vem ver!

Fashion At Work: Joana Moura


Minha formação é em Comunicação com ênfase em Publicidade. Sempre gostei de escrever e a faculdade me deu a oportunidade de exercitar isso ainda mais. Outro aspecto bacana é que é uma área em que a gente é estimulada a usar a criatividade, a pensar diferente e tentar achar soluções inusitadas pros problemas e com certeza isso teve impacto direto na maneira em como eu me relaciono com a moda.

Fashion At Work: Joana Moura

Já a minha relação com a moda começou como consumidora mesmo. Desde pequena, eu gostava de comprar, de ir ao shopping, entrar em todas as lojas e experimentar looks diferentes. Nunca pensei em trabalhar diretamente na área, mas sempre adorei me manter informada e acompanhar o que rolava nesse mundo.

Fashion At Work: Joana Moura

O UASZ surgiu da minha necessidade de mudar a maneira como eu consumia moda. Eu era muito descontrolada com dinheiro, nunca sabia a situação da minha conta bancária: quanto entrava, quanto saía, mas tinha a certeza de que sempre estava "dura". E mesmo assim, continuava comprando.

Até que um dia, arrumando o meu armário, me dei conta da quantidade de roupa que tinha lá dentro. Roupas que eu tinha usado pouquíssimas vezes. Eu tinha um guarda-roupa cheio e uma conta com saldo negativo. Então resolvi mudar de vida e me desafiei a passar um ano inteiro sem comprar nenhuma roupa ou acessório e registrar toda a experiência num blog.

O nome "Um ano sem Zara" surgiu porque a Zara era uma das lojas em que eu mais comprava. Para mim, ela representava exatamente o consumo por impulso, quando você entra na loja sem querer nada, só pra olhar, mas nunca sai de mãos vazias. E era exatamente isso que eu queria parar de fazer.

Fashion At Work: Joana Moura

Acho que o mais difícil era lidar com os dias de stress e frustração sem ter a válvula de escape das compras. Sabe aquele dia em que deu tudo errado e você acaba no shopping para comprar alguma coisa porque "você tá merecendo"? Eu fazia muito isso. E, de repente, essa válvula de escape sumiu. Acabei tendo que encontrar novas maneiras de me desestressar e isso foi muito transformador pra mim. Percebi que não dependo de comprar uma roupa nova pra ficar feliz.

Fashion At Work: Joana Moura

Um chinelo Havaianas branco! O meu já estava todo amarelado depois de um ano de uso.

Fashion At Work: Joana Moura

Eu me mudei para Londres a trabalho. Morei quase dois anos na Califórnia, trabalhando de casa no blog e em meus outros projetos, mas uma hora bateu a vontade de voltar pro meu dia-a-dia de agência de propaganda. Sentia falta de estar rodeada de pessoas, realizar brainstorms e trabalhar com outros clientes que não fossem eu mesma.

Como eu tenho dupla cidadania (porque a minha mãe é britânica), resolvi que seria bacana tentar achar alguma coisa na Inglaterra. Entrei em contato com um headhunter e um mês depois eu já tava embarcando pra Londres pra começar a trabalhar em uma agência.

Fashion At Work: Joana Moura

Eu preciso confessar que tenho tido muita dificuldade em conciliar os dois. Quando você chega  em um lugar novo, acaba tendo que trabalhar dobrado pra se adaptar e "se provar" e posso dizer que estou exatamente nessa fase. Então, tenho me dedicado muito ao meu trabalho na agência, o que tem me feito ter menos tempo pra escrever posts pro blog.

O que muita gente não sabe é que fazer um post não é só sentar no sofá e escrever meia horinha. Cada post exige uma pesquisa, um aprofundamento  sobre aquele assunto, uma produção de fotos. Não é algo feito rapidinho.

Fashion At Work: Joana Moura

Sou da Bahia, mas morei no Rio muito tempo e minha família é praticamente toda de lá, então me considero tão carioca quanto baiana. Então vamos primeiro aos hotspots cariocas:

- Mureta da Urca: não tem melhor lugar pra passar o fim de tarde do que tomando uma cerveja gelada e degustando os petiscos do Bar Urca, ali mesmo na calçada, de frente pra Baía de Guanabara.

- Parque Lage: Simplesmente lindo, o Parque Lage é um recanto de tranquilidade no meio do Rio. Ótimo pra tomar café da manhã no fim de semana, o lugar também oferece diversos cursos de arte.

- Praia da Joatinga: a praia mais linda do Rio fica escondidinha, mas é paradisíaca e vale o esforço pra chegar.

- Hotel Santa Teresa: lugar mais lindo da cidade pra se hospedar. Se você não se hospedar por lá, ainda assim, vale uma visita ao Bar dos Descasados. Vista maravilhosa da cidade.

Fashion At Work: Joana Moura

Aqui em Londres? Confesso que eu mesma ainda estou descobrindo. Mas alguns lugares que eu já amo:

- Broadway Market: feirinha de comida de rua no East side de Londres todo fim de semana. Só coisa gostosa. Dá pra fazer compras ou pegar alguma coisa para comer ali mesmo sentado na grama do London Fields. 

- Columbia Flower Market: feira de flores que rola aos domingos. Tem tudo quanto é tipo de planta, uma mais linda que a outra! Além de um monte de lojas fofas de decoração.

- Gallery Sketch: restaurante com decoração incrível e comida deliciosa. Vale nem que seja pelas fotos! Os banheiros são um espetáculo à parte.

- Kew Gardens: poucos turistas brasileiros conhecem, mas Kew é um parque e centro de estudos botânicos aqui em Londres. Fica um pouco longe do centro da cidade, mas dá pra chegar de metrô e vale muito a visita.

Fashion At Work: Joana Moura

A minha dica é não forçar a barra pra parecer ser alguma coisa que você não é. Pode não parecer, mas as pessoas gostam mesmo é de gente de verdade.

Fashion At Work: Joana Moura

Pense bem se é isso mesmo que você quer. Só porque você curte comprar roupa não  necessariamente quer dizer que você queira trabalhar com moda. Mas, se é isso mesmo que você almeja, batalhe, corra atrás do seu sonho e não mude a sua essência. Ah! E trate os outros bem. Sempre.

Fashion At Work: Joana Moura

Com certeza, a coisa mais legal é poder conhecer pessoas que eu admiro e que me inspiram muito.

Você também vai gostar