Dicas para iluminar a pele oleosa

por Lara Lincoln

A pele iluminada, com efeito acetinado e glow é uma das trends de beleza responsável por transformar o cenário das makes. O mood agora são bases, corretivos, blushes, produtos com ação iluminadora e tem até espaço para o glossy, o visual molhado que dominou as passarelas das semanas de moda. Nós nos despedimos da ação matte para entrar na fase do visual natural, com quase nada de interferências. 

Porém, vamos ser sinceras: em solo nacional, grande parte das brasucas possui pele oleosa ou mista, ou seja, todos os produtos cremosos e com muito brilho podem piorar a produção de sebo e deixar a sensação de mais oleosidade no rosto. Mas, antes de você abolir o iluminador das suas produções, calma! Existem truques dos bons para garantir a make com pontos iluminados na medida certa. O segredo é evitar algumas áreas e equilibrar com produtos de acabamento sequinho. Assim, você consegue valorizar os seus pontos principais e não acabar com a pele brilhando. Papel e caneta na mão para anotar e iluminar, já:

Izabel Goulart
Foto: Izabel Goulart


Comece com um bom primer matificante. Ele vai segurar os produtos, preparar a pele, melhorar a aparência de poros e ainda manter o rosto longe de oleosidade ao longo do dia. Outro segredo que ajuda na missão é aplicar uma pedrinha de gelo em toda a pele, a temperatura fria também fecha os poros. 

Shay Mitchell
Foto: Shay Mitchell

Escolha produtos de efeito matte para fazer a pele. Por isso, bases e corretivos sequinhos e específicos para pele mista e oleosa são indispensáveis. Eles também possuem ingredientes para regular o sebo. 

Chrissy Teigen
Foto: Chrissy Teigen

Aposte no iluminado abaixo das áreas dos olhos com o próprio corretivo. Ao invés de usar muito iluminador nessa região, escolha um corretivo um pouco mais claro e faça o V. O jogo de luz e sombra é um aliado para quem possui pele oleosa mas ainda quer manter áreas iluminadas. 

cara delevingne
Foto: Cara Delevingne

Passe longe da zona T! A dica é focar nas têmporas e deixar essa área com o foco do iluminado. A zona T é naturalmente mais oleosa e, quando iluminada em excesso, pode dar a sensação de oleosidade. 

Khloé Kardashian
Foto: Khloé Kardashian

Aproveite para iluminar os olhos! Aplique o próprio iluminador ou sombras acetinadas no cantinho interno, abaixo das sobrancelhas ou por toda a pálpebra. Porém, se a sua pálpebra for muito oleosa, evite o centro dos olhos. 

Jasmine Tookes
Foto: Jasmine Tookes

Prefira os iluminadores em pó. Claro que você também pode usar os líquidos e cremosos, mas evite esse tipo de produto na zona T. Se quiser iluminar o topo do nariz, sempre em pó! 

Kendall Jenner
Foto: Kendall Jenner

Por fim, finalize com uma camada bem fininha de pó. O segredo é escolher produtos leves, que só matifiquem e não removam o efeito do iluminado. Passe uma só camada e com um pincel com bastante cerdas. 

Você também vai gostar