Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti

por Karina Facci
Que atire a primeira pedra quem nunca chorou, esperneou e se revoltou por ter que usar roupa social em alguma empresa ou escritório mais formal, seguindo o dress code super limitado. Sim, eu sei bem o que é isso pois nasci e cresci dentro de um escritório formal e por ele fui submetida nas escolhas dos meus visuais por anos a fio, então eu te entendo.

Depois de ler muitos regulamentos de vestimenta na minha vida posso dizer: não é fácil. No entanto, hoje trabalhando e vivendo com a moda encontrei alternativas incríveis e estilosas que poderão te ajudar a montar seus próximos looks. 

E claro, sempre levando em consideração aquele detalhe básico e chato de me ater às peças que respeitem as regras dos regulamentos mais restritivos, né? Senão não vale.
E foi assim que fui desafiada a vestir apenas visuais de trabalho formais por uma semana! Confesso que no primeiro dia, quando me vi tendo que usar roupas sociais novamente, eu me desesperei e me perguntei o porquê de ter aceitado isso.

Com o decorrer dos dias, mil ideias vieram à tona com a missão de ajudar a todos que passam pelo mesmo drama que já passei um dia. Então, literalmente vesti a camisa e fui à caça no meu armário para achar alternativas criativas, porém respeitosas, e assim testá-las para vocês.
 
E no final de tudo? Tive ideias que jamais havia tido com as minhas próprias roupas, vi o quanto o nosso armário pode ser versátil com um pouquinho de tempo e paciência e, por fim, fiquei ultra feliz com o resultado: redescobrindo peças certeiras que eu não sabia que tinha e looks que levarei pra vida real, não só pro escritório. Vem ver o resultado:
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti


Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Quem disse que até o clássico precisa ser boring? Alguns detalhes fazem a diferença até mesmo no look mais formal. Primeiro passo: tenha sempre uma camisa off white e uma calça preta de alfaiataria coringa e de qualidade impecável. A partir desse combo você consegue montar looks infinitos: o céu é o limite.
Tenha uma gama de sapatos simples e clássicos: scarpin nude, mocassim preto, sapatilhas pretas e um sapato bicolor. Assim, você pode investir em modelos estilosos como: sapato branco, v-neck, mule e mocassim de salto.
A terceira peça é item tem-que-ter no escritório, pois geralmente as temperaturas do ar são congelantes! Você pode usar o mesmo combo básico (camisa + calça preta) e ir variando a cada dia a terceira peça bem diferente que podem ser: blazer xadrez, de veludo, compridos, preto (formando um termino), de botões diferentes e até o clássico trench-coat.
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Não é só de calça skinny que se vive um office look, não é mesmo? Ficamos tão condicionadas a usar sempre as mesmas peças que esquecemos que existem alguns modelos alternativos e que respeitam o dress code da empresa tanto quanto o que já existe. O comprimento midi é um aliado perfeito que pode vir em calças e saias, esse é o caso da famosa pantacourt.
Se você ama esse modelo e está cansada dos office looks de sempre, a pantacourt é a pedida. Use com scarpins, sapatilhas ou mocassim, fica sempre estiloso.
Cuide sempre do material que escolher: respeite o dress code do seu trabalho, então cuidado com materiais que geralmente não são permitidos como: jeans, couro, tricot ou transparências. Aposte nos modelos de alfaiataria e faça conjuntinhos com blazers de mesmo tom. O céu é o limite aqui também!
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Uma ótima alternativa aos blazers nos dias quentes são os coletes em alfaiataria. A ausência de mangas faz com que o look fique mais fresh em todos os sentidos e você pode usá-lo de mil formas. Dá para fazer conjunto com a mesma cor de colete e calça, fica sério e chique. Ou então investir em todas as peças em tons próximos como branco, off white e nude.
Use o colete a seu favor, usando uma peça escura por baixo, delimitando a sua silhueta. Isso nos faz parecer mais fina e alongada. Acha que isso é tudo que o colete pode te oferecer? Está bem enganada! Você ainda pode transformar o colete em blusa, adicionando um cinto ou uma faixa bem linda.
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Levante a mão quem pensa em escritório formal e já logo associa à imagem de uma saia lápis. Pois é, chega disso! Não é só desse shape que se faz um escritório. Se jogue de uma vez nos modelos midi da saia. E isso vale para outros formatos: retos, em A, com estampa, sem estampa. Só lembre sempre de manter uma escolha rígida pelos materiais e sobriedade dos prints.
A saia reta não precisa ser sem graça, pode ter um detalhe ou outro como cinto ou zíperes, mas sempre respeitando, ok? E se estiver sem ideias para o look use a camisa e a saia rotineira e coloque em prática a ideia do dia anterior: jogue um colete por cima! Pra variar o armário a cada dia, faça conjuntinhos com a saia + colete ou saia + blazer, de estampas combinadas ou lisas.
Escolheu sair fashionista? Misture estampas iguais na camisa e saia, porém em cores opostas como de poá. Ficou insegura? Jogue um blazer preto por cima. Não acordou tão inspirada assim? Deixe a estampa linda só para a saia e adicione o pertinho básico na blusa.
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti
Usei Office Looks Por Uma Semana e Foi Assim Que Me Senti

Acordou atrasada, com pressa, sem ideias e tem que aparecer linda mesmo assim? Aposte nas peças únicas. Elas facilitam a sua vida porque em uma só peça você fica pronta. Achou que só fosse usar sua chemise no verão? Está enganada, meu bem. O modelo é aceito nos ambientes formais (respeitando sempre os tecidos permitidos e cores).
Investiu em um modelo de chemise regata e não sabe o que fazer? Aproveite a peça e use com um blazer de alfaiataria bem chique por cima, ele cumpre a função de cobrir os braços. Outra peça incrível e que super dá para ser aproveitada no office look são os vestidos envelope. Você pode usar no domingo e já repetir o look na segunda com o sapato e blazer certos, são ótimas alternativas no verão pois, por si só, já dão uma seriedade a mais ao look.
Lembre sempre de aproveitar tudo o que o seu armário tem pra oferecer. O segredo está sempre nos complementos e é aí que a maioria das pessoas erra. Você pode aproveitar um modelo de verão se o tecido dele estiver dentro dos padrões do dress code. Quer um exemplo? Não dá pra ir trabalhar em escritório formal com vestido de malha, né? 

Você também vai gostar