À Prova de Calor: Truques para a Make Resistir aos Dias Quentes

por Lara Lincoln

Vamos à realidade: o calor está presente no Brasil praticamente o ano todo, com exceção de algumas regiões, e isso interfere em diversos aspectos da rotina de beleza. As altas temperaturas deixam a pele com tendência à oleosidade e o suor constante se torna um dos maiores inimigos da nossa maquiagem.

E durante o verão a situação fica ainda pior: saímos de casa com a base intacta, o corretivo no lugar e o rímel perfeitamente aplicado nos cílios, mas ao longo do dia sentimos todos esses produtos indo embora, certo? Porém, existem alguns truques dignos de experts que conseguem aumentar a durabilidade do make e ainda manter tudo sequinho e longe de brilho. Contamos mais abaixo: 

Emily Ratjkowski
Foto: Emily Ratjkowski


1. Produtos de longa duração, sempre: não tem segredo, prefira produtos de boa duração para enfrentar o calor do dia a dia. Bases e corretivos com alta fixação possuem ingredientes que resistem às variações externas e só saem com um bom demaquilante. 

make iluminada

2. A preparação é a chave: E isso vale para todos os tipos de pele, viu? Escolha primers que dão uma forcinha na duração dos produtos e ainda mantêm a pele sequinha ao longo do dia. Se quiser uma make mais natural, dá para aplicar o primer antes do bb cream ou protetor solar com cor. 

Yara Shahidi
Foto: Yara Shahidi

3. Prefira blushes líquidos: e isso não quer dizer cremosos. Fórmulas líquidas não acrescentam textura à maquiagem, apenas pigmentam a pele. É exatamente por isso que a durabilidade é bem alta, já que funciona como uma tinta. Além disso, esse tipo de produto não deixa a pele oleosa. Ponto para ele!

Lesley
Foto: Lesley

4. Misture texturas: quer que o produto dure o dia todo? Simples, brinque com texturas complementares. Produtos cremosos devem ser sempre aplicados primeiro e, depois, os em pó. Essa dupla favorece a fixação. Ou seja, quer um iluminador poderoso por mais tempo? Aplique um em creme por baixo e, depois, use um em pó por cima. Isso também vale para o contorno e blush. 

Dua Lipa
Foto: Dua Lipa

5. Dê o truque do rímel: com as altas temperaturas é normal a máscara dar uma leve derretida e carimbar na pálpebra. Se quiser fugir disso, aplique um rímel normal primeiro e depois faça mais uma camada com o à prova d'água. A fórmula lavável por baixo facilita na remoção do produto que não fica tão impossível de demaquilar. 

pincel

6. Prefira pincéis: os dedos transferem calor e oleosidade à pele, o que pode interferir na durabilidade dos produtos. Prefira as ferramentas na aplicação da base, corretivo, blush e todas as outras makes. 

Rosie Huntington Whiteley
Foto: Rosie Huntington Whiteley

7. Sprays finalizadores salvam: eles hidratam, podem ser usados como primer, nutrem a pele e ainda aumentam a durabilidade da maquiagem. Dê algumas borrifadas antes de sair de casa para voltar com tudo no lugar!

Você também vai gostar