Túnel do Tempo: Jane Birkin e Brigitte Bardot

por Gabriela Bonomi

Não exite a possibilidade de falar sobre o estilo das francesas sem vir à mente a imagem de Brigitte Bardot e Jane Birkin. Se existem duas musas que foram eternizadas pelo seu estilo e je ne sais quoi, foram elas. As belas dos cortes de cabelo mais copiados do mundo, foram namoradas de Serge Gainsbourg, famoso por ser dono dos hits mais importantes da musica popular francesa. Quem não se lembra da polêmica canção Je t'aime... moi non plus, escrita para Brigitte - mas cantada por Jane - que foi banida de várias rádios por conta de seu sex appeal? Inclusive, Jane se casou com Serge e formaram o casal mais querido dos anos 70. E as duas são amigas até hoje - prova de que nenhum homem tem o poder de acabar com a amizade entre as mulheres. Não é para tanto, as it girls estrelaram juntas o filme Se Don Juan Fosse Mulher (1973) de Roger Vadim onde as personagens vivem um romance. 

Brigitte Bardot e Jane Birkin - top-preto-tricot-bolsa-de-palha - bolsa de palha - Meia Estação - Street Style


Todos pensam que Jane é francesa - mas na verdade é inglesa. Foi representante do Swinging London - época de efervescência cultural e do modernismo dos costumes de Londres, que ganhou o mundo na metade da década de 60 - onde mostrou seu talento como cantora. Ela protagonizou também o primeiro nu frontal no cinema inglês no filme Blow-Up - Depois Daquele Beijo (1966), além de ter sido consagrada atriz depois de sua interpretação em La Piscine (1969). Já Brigitte influenciou a estética do final dos anos 50 até a metade dos anos 60 graças à sua maquiagem marcada e cabelos desarrumados sem muito esforço mas com muito estilo. Ela foi a primeira atriz a aparecer sem meias nas telas (um grande acontecimento para a época). Com seus cabelos loiros, espalhou entre as mulheres um ideal de liberdade, beleza natural que foi comparado à Marilyn Monroe, musa que popularizou alguns anos antes de Brigitte. Como as duas ainda exalam desejo de estilo em nós, vamos ensiná-la a como ter a bossa e estética das it girls:

 

Jane Birkin e Brigitte Bardot - vintage - franjas - verão e inverno - street style

A franja se tornou um acessório no rosto da mulher, ela contorna e valoriza super bem os traços femininos mais belos. Jane e Brigitte souberam fazer muito bem o uso delas - tanto que são as referências mais usadas até hoje. Dois cortes diferentes, a franja à la Birkin é mais reta e com as pontas desconectadas. Já a franja à la Bardot é cortada em A, com o meio mais curto do que a lateral. Os acessórios nos fios são bem vindos também: lenços estampadas ganharam poder através delas. Quer virar francesa? Use franjas!

 

Jane Birkin e Brigitte Bardot - vintage - bolsa e chapeu de palha - verão e inverno - street style

A bolsa hit do verão - e agora do inverno - deve à inglesa o status. Jane era fashionista nata e com direito ao nome da it bag mais cara do mundo. O motivo? Jane estava em um avião de Paris para Londres quando a sacola de plástico que carregava rasgou e espalhou todas as suas coisas pelo chão. Naquele momento, disse em voz alta como queria que a Hermès criasse uma bolsa que atendesse todas as suas necessidades - e seu pedido foi atendido, pois quem estava ao seu lado na viagem era Jean Louis Dumas, coordenador de estilo da marca francesa. Poder para poucas, não? Jane podia até ter um modelo da Hermès com o seu sobrenome, mas o coração da musa pertencia mesmo à versão cesto de palha. Em todos os looks e ocasiões ela carregava seu cesto - tanto no verão como no inverno, com jeans, mini-vestidos, bota branca e trench coat. Já Brigitte adorava um bom chapéu de palha: dos pequenos e retos aos de abas grandes e volumosas. 

Jane Birkin e Brigitte Bardot - t-shirt e babados - vintage - verão e inverno - street style

Sabe aquele top de babado e a calça flare jeans de citura alta? Eram os modelos preferidos da inglesa, que garantia um efeito mais discreto nos verões do balneário francês Cote d´Azur nos anos 70. Brigitte apostava no básico de todo closet: uma boa t-shirt. Ela dorava combinar com mini-saias e calças cigarretes. 

Jane Birkin e Brigitte Bardot - vintage - olhos marcantes - verão e inverno - street style

Como toda francesa, a beleza conta com poucos produtos de make - mas muita skincare. Mais do que a boca, os olhos eram os preferidos no momento de beauté. Birkin marcava o côncavo com um lápis marrom e deixava os cílios inferiores super evidentes. Bardot era fã dos olhos bem delineados de preto nas pálpebras e também na linha d´agua. 

Você também vai gostar