10 Segredos de Estilo de Quem Trabalha com Moda

por Gabriela Bonomi

Advogadas, médicas, arquitetas, artistas, escritoras, psicólogas, engenheiras, fotógrafas... Independente da profissão, todas as amantes da moda guardam alguns (vários) segredos de estilo que colocam em prática no dia-a-dia. Mas e os segredos de estilo das mulheres que trabalham com moda? Designers, jornalistas, stylists, editoras e modelos guardam na manga alguns segredinhos básicos para se vestirem bem de maneira natural e super estilosa. Nós, que trabalhamos com moda há anos, já descobrimos quais táticas de estilo funcionam bem e quais não funcionam. Por isso, decidimos mostrar para vocês a nossa lista de 10 segredos de estilo que não abrimos mão no momento de montar o guarda-roupa e o look. Vem com a gente: 

it girl - casaco-verde-cachecol-xadrez - casaco - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest


1. Ter um armário versátil: isso significa que não adianta você fazer as compras sem levar em consideração o que você já tem em casa. Um bom mix de produto é a chave para um closet pronto para qualquer ocasião. 

it girl - trench-coat-bege-calca-flare - trenchcoat - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

2. Não ser vítima de todas as tendências: não somos fashion victims. Conseguimos editar entre as milhões de trends a que se encaixa melhor no nosso estilo. Isso significa que não usamos qualquer coisa que aparece na nossa frente. 

it girl - vestido-branco-conjunto-vermelho - vestido - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

3. Saber o que funciona para você e para o seu corpo: regra básica de como se vestir. A realidade as vezes pode ser dura, mas não deve impedir de você usar a moda ao seu favor. Sempre experimente as roupas antes de comprar e saiba que o espelho não é seu inimigo - pelo contrário, ele é seu melhor amigo que revela tudo o que as amigas não tem coragem de dizer. #reallife 

it girl - saia-casaco-preto-pele-fake - saia - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

4. Estar confortável o suficiente para conseguir carregar o look: o desconforto com o sapato, modelagens e cores fica super explícito para quem quiser ver. Então, fique sempre confortável com o look que você escolheu vestir. Para conseguir isso? Não fuja do seu estilo e use somente peças que realmente represente você. 

it girl - saia-xadrez-conjunto-rosa - saia - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

5. Saber que repetir roupa é sinônimo de acerto: quem falou isso e ficou marcado na memória foi Glória Kalil. Sim, repetir a mesma peça (ou até mesmo o look inteiro) significa que você entende seu estilo e sabe que acertou na escolha. Como sabe se você teve um acerto? Simples - você precisa se sentir confortável e representada pela roupa. 

it girl - calca-amarela-camisa-azul - calça - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

6. Ter pelo menos 1 marca favorita para cada tipo de peça: conhecer marcas e seu produto é fundamental para você se vestir bem. Cada uma tem o seu ponto forte e é fundamental você ter uma marca querida para cada tipo de peça. Saber onde você vai encontrar o jeans que funciona melhor para você, a camisa que tem o corte perfeito para seu corpo, a bolsa que atende à todas as suas necessidades, os sapatos que são confortáveis para os seus pés... 

Iris Apfel - kimono-preto-colar-vermelho-iris-apfel - colar vermelho - meia estação - street style
Foto: Iris Apfel / Divulgação / Pinterest

7. Entender que a moda é divertida: sim, a principal função da moda na vida das pessoas é ser divertida. Não podemos (e nem devemos) levar a moda a sério. Temos que experimentar cores, texturas e modelagens sem medo. O sucesso do estilo das pessoas que trabalham com moda é totalmente devido a isso. 

it girl - bota-verde-saia-amarela-casaco-rosa-vestido-verde - vestido  - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

8. Não ter medo de ser diferente ou chamar a atenção: se você é super ousada ou super minimalista mas tem medo de sair da zona de conforto fashion para assumir seu estilo, caia fora dessa armadilha. Quem trabalha com moda naturalmente chama a atenção por onde passa, afinal, sabemos usar isso ao nosso favor. 

it girl - calça-preta-casaco-preto-blusa-preta-oculos-preto-bolsa-preta - preto - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

9. Saber que o look all black é a cara da moda: o look all black é o preferido dos designers e de algumas editoras de moda. Na moda, ele significa uma neutralização de todas as informações criadas e recebidas. Mas não significa que a produção se resuma a simplicidade. Vale apostar em modelagens e texturas.

it girl - brechó-vestido-sapato-bolsa-chapeu - brechó - meia estação - street style
Foto: Divulgação / Pinterest

10. Ter um brechó de confiança para fazer achados mensais: toda pessoa que trabalha com moda ama um bom brechó. Nós sempre buscamos por exclusividade quando o assunto é estilo. E onde podemos encontrar peças únicas que sobrevivem ao tempo? Brechós. Somos caçadoras natas de relíquias fashions. 

Você também vai gostar