9 Dicas de Beleza para Seguir no Frio

por Lara Lincoln

O frio está entre nós - pelo menos, em grande parte do Brasil - e essa mudança nos termômetros também transforma a nossa rotina de beleza. Se durante o verão apostamos em fórmulas mais levinhas e no make fresh, no inverno damos prioridade a produtos intensivos e beauté glamurosa com muito batom escuro. Além disso, o skincare pede reforços, pois é comum a nossa pele mudar o comportamento, principalmente as mistas que tendem a ficar menos sebáceas nesta época do ano.

Ou seja, vale aproveitar o outono para começar o check list para renovar a rotina e passar ilesa aos danos das baixas temperaturas. Ainda não sabe por onde começar? Demos uma forcinha abaixo: 

cuidad - cabelo - hair - cabelo - hair


Tina Kunakey/Reprodução - cachos-cabelo-tricot-amarelo - turtleneck - inverno - estúdio
Foto: Tina Kunakey/Reprodução

1. Reforce a nutrição capilar: o grande vilão do inverno? Água muito quente! É quase impossível não querer correr para o banho bem quente durante essa época. Porém, a alta temperatura remove a oleosidade natural do couro cabeludo e, consequentemente, as madeixas ficam mais ressecadas e cheias de frizz. Além disso, os fios sofrem com fatores externos, ficam rígidos e quebram facilmente. Por isso, aposte na nutrição que repõe óleos e dão uma forcinha na hidratação. 

it-girls - toalha-cabelo-roupão - skincare - verão - quarto
Foto: Reprodução

2. Evite lavar os fios com água muito quente: exatamente pelo motivo citado acima. A água quente do chuveiro remove a oleosidade, aumenta o frizz, sensibiliza as madeixas e, em alguns casos, aumenta a produção de sebo na raiz. A alta temperatura pode causar efeito rebote por remover o óleo natural do couro cabeludo responsável pela hidratação. A ideia é lavar os fios com água morna, porém, se não resistir ao frio, lave as madeixas por último durante o banho. 

Rocky Barnes/Reprodução - cabelo-cuidados-babyliss - babyliss - inverno - estúdio
Foto: Rocky Barnes/Reprodução

3. O protetor térmico é o maior aliado: durante esta época do ano, o secador é indispensável - afinal, é quase impossível desfilar por aí com as madeixas molhadas, certo? Por isso, não abra mão de um leave-in com proteção térmica que blinda o cabelo da ação da ferramenta e também protege dos efeitos externos como o vento que piora o frizz. 

skincare - pele - dicas - make - pele
Aimee Song/Reprodução - roupao-toalha-cabelo - sheet-masks - verão - quarto
Foto: Aimee Song/Reprodução

1. Reforce a hidratação (corporal e facial): sim, a sua pele do rosto e corpo irá precisar de uma forcinha extra nesse quesito. Os banhos quentes também são responsáveis por removerem a hidratação natural cutânea e o frio sensibiliza a pele. Escolha um hidratante mais poderoso e inclua no nécessaire durante essa época. 

Jessica Chia/Reprodução - cuidados-faciais-skincare-olhos-mascaras - sheet-masks - inverno - estúdio
Foto: Jessica Chia/Reprodução

2. Cuide de áreas sensíveis: se a nossa pele e fios já sentem a diferença nos termômetros, já imaginamos como áreas sensíveis reagem à temperatura, certo? Lábios, olhos, joelhos, cotovelos, mãos e pés precisam de cuidados ainda maiores. 

it-girl - turtleneck-oculos-maxi-brinco-pele - turtleneck - inverno - street style
Foto: Reprodução

3. Não abandone o protetor solar: filtro não é sinônimo apenas de verão. Prossiga com o protetor durante o inverno também, já que os raios solares continuam com força total. Uma dica é optar por produtos com cor que, além de proteger, já neutralizam a pele e disfarçam manchinhas. 

skincare - skincare-produtos-pele - skincare - inverno - banheiro

4. Repense a sua rotina de cuidados: frequente um dermatologista que consiga criar um novo skincare baseado nas necessidades da sua pele durante essa época. É bem provável que aquele sabonete facial de limpeza super profunda fique um pouco de lado nesses meses e dê espaço à fórmulas mais suaves. 

make - make - make  - make - make
Giovanna Ewbank/Reprodução - maquiagem-batom-vermelho - batom vermelho - inverno - estúdio
Foto: Giovanna Ewbank/Reprodução

1. Hora de colocar batons poderosos para jogo: inverno pede por maquiagem glam! Ou seja, vá com tudo nos seus batons nada básicos como vermelhos, burgundy ou nudes mais escuros se você for do time das neutras. 

Lupita Nyong'o - roupao-base-beleza-maquiagem-cabelo - bases - inverno - estúdio
Foto: Lupita Nyong'o/Reprodução

2. Pele completíssima? Pode sim!: enquanto no verão optamos pelo fresh, no inverno dá para ir sem medo e fazer uma pele mais completa - ponto que conquista as apaixonadas por um bom contorno. Outro plus fica por conta das bases de acabamento acetinado que são mais do que bem-vindas no inverno, já que a sua pele estará mais sequinha e irá se comportar melhor com esse tipo de produto. 

Linda Halberg/Reprodução - boina-maquiagem-colorida-metalizada - maquiagem metálica  - inverno - estúdio
Foto: Linda Halberg/Reprodução
3. Acabamento metalizado: o resultado é uma das maiores tendências no cenário da beauté e irá protagonizar no inverno. Vale arrasar no super smokey com uma sombra metálica para lá de glam. 
Você também vai gostar