8 Erros Que Você Esta Cometendo Ao Lavar o Rosto – Segundo as Coreanas

por Carol Carlovich

Como já diria Hannah Montana, "everybody makes mistakes, everybody has those days". Sim, nós cometemos muitos erros quando o assunto é skincare - de dormir de maquiagem depois de uma noitada à cutucar aquela espinha interna que insiste em brotar do nada! Mas a verdade é que tá tudo bem e que, se assim como nós, você procura aprender os truques e as melhores formas de cuidar da sua pele, você está no lugar certo! Isso porque hoje trouxemos as melhores professoras em matéria de cuidados com a pele: as coreanas!

A K-beauty conquistou o universo da beleza no último ano e vem a cada dia conquistando também um espacinho nas nossas comprinhas de beleza, nas nossas rotinas e, claro, no nosso coração. A rotina de 10 ou mais passos veio pra nos ensinar que o skincare é um processo que diz respeito ao cuidar de si e gastar tempo com nós mesmas. Inspiradas por elas, dessa vez viemos descobrir um pouco mais sobre um passo tão importante dentro da rotina coreana, a limpeza. Estamos cometendo algum erro ao lavarmos nosso rosto? Pode ter certeza que estamos com você nesse barco. Mas se neura, viver é aprender e você vai se surpreender com as lições simples, mas eficazes, que elas vão te dar:

1 - Não exagere! Na dúvida, lave com água!

Pela manhã, as coreanas prezam pela simplicidade: a limpeza do rosto apenas com água remove as impurezas que se instalam na pele durante a noite, sem deixá-la ressecada ou repuxada - efeito geralmente gerado pelos sabonetes e pelo álcool.

2 - Nem britadeira, nem demaquilante com álcool, nem esfregar igual louca - a resposta é a compressa!

O segredo é simples, mas é revolucionário: colocar o rosto por alguns minutos em uma toalha molhada e quente. Segundo as coreanas, a maquiagem e todo os resíduos "grossos" do dia grudam na compressa e permitem que a pele seja limpa nos próximos passos. Além disso, o truque abre os poros, dando acesso para que os outros produtos penetrem e ajam melhor. 

3 - Não fuja dos óleos! Eles são amigos e ajudam na limpeza!

Para a noite, quando o rosto está coberto de maquiagem, poluição e oleosidade em excesso, é preciso usar um produto que "quebre" todas essas impurezas. O óleo, que estamos sempre evitando, é na verdade um grande amigo na hora de limparmos o rosto!

4 - Não durma sem antes garantir que tudo está profundamente limpo! 

E pra isso, o Double cleansing é a resposta! A limpeza dupla é eficaz porque, depois da limpeza à base de óleo, é importante também retirar os resíduos que são dissolvidos em água. Para isso, as coreanas apostam na limpeza com gel á base de água ou um sabonete neutro para retirar todos os resíduos que ainda permanecem na pele. Dessa maneira, a limpeza é duplamente eficaz e o resultado é o de uma pele profundamente limpa e fresca.

5 - Não use água muito quente!

 A água quente pode até ser agradável, mas não quente em excesso, pois ela retira toda a proteção e oleosidade natural da pele, como se drenasse nossos poros. Muitas vezes podemos até achar que retirar todo o óleo será benéfico, mas não. Para as peles secas, o ressecamento se intensifica, e para as peles oleosas, acontece o conhecido efeito rebote: a pele percebe estar desidratada e produz cada vez mais óleo.

6 - A toalha pode ser amiga - ou inimiga!

Se você é daquelas que esfrega o rosto para secar após a lavagem, pode ir parando JÁ! As coreanas explicam: a repetição do atrito causa a produção em excesso de oleosidade e vermelhidão. Se você quiser usar a toalha para fazer uma esfoliação, como elas fazem, é só usar uma toalha molhada e quente para massagear o rosto em movimentos circulares e para fora - e uma vez por semana é mais do que suficiente!

7 - Não coloque o rosto debaixo do chuveiro!

Parece bobo, mas a justificativa dessa dica está na física: segundo as coreanas, a pressão da água, a longo prazo, pode deixar a pele do rosto flácida e sem vivacidade.

8 - Quanto menos encostar, melhor!

Na dúvida, aposte no mais natural possível. Após uma lavagem com água, se você estiver tranquila, vale deixar o rosto secar naturalmente. A pele absorverá a água e ficará hidratada na medida, sem repuxar ou ressecar. 

Quer conhecer mais do mundo da K-Beauty? Separamos alguns outros produtos que fazem parte da rotina delas!

Você também vai gostar