Acontecimentos da Semana: Especial SPFW

por The Look Stealers

Amantes de moda, cultura, tendências e belezas, uni-vos! Esta semana foi marcada pela 45ª edição do SPFW, que aconteceu entre os dias 21 e 26 de abril, no Pavilhão das Culturas Brasileiras. O Calendário Oficial trouxe a exposição "Pow! Explosão Criativa", que celebrou o poder transformador da energia criativa usando o design como liberdade de expressão e, acima de tudo, reuniu desfiles, apresentações e backstages de marcas de peso. 

Nesta edição, os destaques ficaram por conta dos desfiles que usaram a passarela como forma de protesto. Ronaldo Fraga, por exemplo, jogou luz à maior tragédia ambiental da história do Brasil, já Cotton Project propôs uma análise ética ao invés de uma imposição estética. Além disso, o SPFWN45 também foi palco de performances: MEMO armou uma batalha de dança em plena semana de moda e Anitta abriu o desfile de Água de Coco na melhor vibe Carmem Miranda. Abaixo, selecionamos os maiores acontecimentos do SPFW

1. O destaque de Amanda Schön: a maquiadora foi responsável pela assinatura de diversas belezas da semana de moda como Modem Studio, Osklen e Projeto Ponto Firme. A lição que aprendemos ao observar as criações da expert nos backstages? O cuidado singular com o skincare antes da maquiagem. Amanda se dedica à higienização e hidratação adequada do rosto e ainda dá aula de massagem facial que funciona quase como uma drenagem. Além disso, fica como inspiração a pegada super artística de Schön.



2. Anitta no desfile de Água de Coco: a cantora abriu o desfile da marca com mood Carmem Miranda. Ao som de "Isto Aqui, O Que É?", de Ary Barroso, a musa apostou em um look amarelo com babados nas mangas, saia estampada e beleza super bronzeada. A marca apresentou a coleção intitulada como Brasil com Z que celebra um país de sonho. 

3. A batalha de dança de MEMO: a grife abandonou o desfile tradicional e apostou em uma perfomance nesta SPFW. A label apresentou a sua coleção de activewear em parceria com a Isolda e reuniu 13 bailarinas com direito à muita diversidade para uma batalha inspirada nos anos 80. Dá o play no show abaixo: 

4. O destaque de Bruna Erhardt no desfile de Água de Coco: a modelo curve fez o seu primeiro desfile para a marca de moda praia no sábado (21.04). A top foi um dos maiores destaques da passarela que contou com musas de diferentes biotipos e priorizou a diversidade na apresentação. Ana Claudia Michels também apareceu linda e grávida para a grife. 

5. A presença da Tailândia: nesta segunda (23.04), foi inaugurada a Thai House, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, que marcou presença durante o SPFW. O local permitiu um pouco de imersão na cultura da Tailândia através de um ambiente despojado com direito à gastronomia, cervejas da indústria Thai, massagens e até espetáculo de dança típica. O evento foi realizado pela Autoridade de Turismo da Tailândia e contou com Surasak Suparat, embaixador da Tailândia no Brasil. 

6. O protesto de Ronaldo Fraga: o estilista usou a passarela do SPFW como forma de protesto ao jogar luz ao maior desastre ambiental do Brasil. Ronaldo vai além da moda em desfiles com significados políticos e sociais presentes na criação. Nesta edição, o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais, foi o palco de discussão do designer que se uniu à bordadeiras da região de Barra Longa, devastada pelo acidente, para a criação das peças da nova coleção. A jornalista, Marília Gabriela, encerrou o desfile com uma performance poética e emocionante que rememorava as vítimas da tragédia.

7. O destaque da beleza solar: a maquiagem fresh, com tons quentes e blush aplicado de maneira esfumada por todo o centro do rosto, principalmente no topo do nariz, foi o protagonista das beautés dos backstages. O mood queimadinho de sol apareceu nas produções de A.Niemeyer, Ronaldo Fraga, Osklen, Cotton Project, UMA, Fernanda Yamamoto e outras labels que apostaram na beleza tropical - até sardinhas fakes entraram para a história! 

8. O protagonismo do xadrez: a estampa brilhou nesta temporada aparecendo revisitada nas criações de Reinaldo Lourenço, PatBo, Ronaldo Fraga e A.Niemeyer. A padronagem chegou com as listras amplas e coordenadas com outras prints e texturas - resultado que fica evidente nas peças de Patrícia Bonaldi. O xadrez ganhou vida em novas cores e ainda contou com aplicações de pedrarias e rendas. 

9. O universo pop de Amapô Jeans: a grife apostou em uma apresentação colorida, divertida e com muita referência aos grafismos do anos 80 e 90. Ao som de hits de Britney Spears, Justin Timberlake, Madonna e Lady Gaga, Amapô trouxe roupas maximalistas em espetáculo durante a semana de moda. Toda a coleção foi feita com peças de brechós que foram revisitadas e desmanchadas, ideia que levou as memórias das estilistas que amam garimpos. Super fun!

10. Espaço para microempresários: um convênio firmado entre o Instituto Nacional de Moda e Design e o Sebrae colocou microempresários em pauta na SPFW. Uma das conquistas da parceria foi trazer para esta edição da semana de moda uma seleção de marcas que expuseram e venderam seus produtos na pop up store do Cartel 011. Labels como Kalline (SC), LED (MG), Tatiane Marques (MG), Nuu Shoes (MG), Novello (GO), Diwo (MG), Mariah Dória (AL), Lizzi (MA) e Carlos Penna (MG) estavam entre as escolhidas que ganharam a curadoria do marketplace. 

“Desde o início, o SPFW se firmou como um processo de construção de longo prazo, com um legado de valor e transformação através do design. Nosso papel é compartilhar conhecimento e inspirar. O Contextualizar na Moda possibilita que micro e pequenas empresas do Brasil todo possam acessar esse ambiente e ganhar novas perspectivas e visibilidade, de forma estruturada” explicou Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. 

11. A apresentação do TOP 5: a parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional da Moda também resultou em um desfile coletivo de cinco marcas que apresentaram suas coleções no SPFW como Karine Fouvry Paris (Rio de Janeiro), LED (Minas Gerais), Vankoke (Rio Grande do Norte), Borana (Espírito do Santo) e Kalline (Santa Catarina). Durante doze meses, os cinco empreendedores atendidos pelo Sebrae passam por uma intensa imersão para, assim, entrarem no SPFW.

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