fechar Fechar aviso

Beauty at Work: Isabella de Almeida Prado

por Lara Lincoln

Nos deparamos com o nome da Isa ao folhear as páginas de beleza da Elle Brasil em busca de novas referências. A conexão com os textos da jornalista foi imediata: reportagens completas, inspirações fortes em beautés, imagens de tirar o fôlego e muito conteúdo de peso sobre o tema. Não foi a toa que corremos atrás dessa expert para conversar um pouco mais sobre o jornalismo de beleza no Brasil e alguns caminhos essenciais para segui-lo na profissão.

Formada pela PUC-SP e com o sonho inicial de trabalhar com moda, Isabella de Almeida Prado foi parar em beleza quase sem querer, quando surgiu a oportunidade de colaborar com o tema em uma editoria própria. Em sua rotina, a Isa testa novos produtos antes de escrever sobre eles, mergulha nos backstages das temporadas de desfiles e ainda possui uma lista bem bacana - que revelou com o STL - de referências no assunto. Quer saber mais sobre ela e se inspirar com jornalismo nesta área tão fascinante? Então segue por aqui: 

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-1 - beleza - beleza - beleza

Desde pequena, tenho um fascínio por beleza. As mulheres da minha família sempre foram muito vaidosas, me inspiraram muito, mas de uma forma muito consciente. Sempre fui a amiga que se interessava mais por make e fazia nas minhas amigas da escola. Mas o encanto pelo tema, de fato, pintou quando comecei a trabalhar com isso. Fiz jornalismo com uma ideia fixa, que escreveria sobre moda. Comecei a fazer alguns trabalhos, fui repórter freela por um tempo de um site de moda, até que surgiu a oportunidade de começar a colaborar com uma revista para a editoria de beleza.

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-2 - beleza - beleza - beleza

A indústria da beleza gera pautas infinitas, porque sempre há muitos lançamentos e novos movimentos. Por isso, é preciso se atualizar diariamente, ter muitas referências para sacar o que pode virar uma pauta relevante. A beleza tem essa cara leve, descontraída, mas é um trabalho muito sério porque esbarramos também em questões de saúde e comportamento. O meu conselho é estudar muito, ler de tudo — desde artigos científicos e pesquisas até matérias e livros sobre o tema — e, claro, ter sempre fontes confiáveis. 

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-3 - beleza - beleza - beleza

Minha pesquisa de referências sempre começa com a temporada de desfiles, mergulho nas imagens para encontrar novidades de cabelo e make. Além disso, uso o Instagram como ferramenta para conhecer novos maquiadores, comportamentos e até marcas. Acho que é um bom termômetro.

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-4 - beleza - beleza - beleza

Não sinto que há uma diferença, acho que estamos bem alinhados com os veículos internacionais! Há um novo momento, que aparece aqui e lá fora também, de tentar ver a beleza não mais como uma obrigação feminina mas como uma escolha. É um turning point, fundamental para produzir matérias que respeitem mais o jeito que cada um vê a beleza.

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-6 - beleza - beleza - beleza

O jornalismo de beleza é um assunto sério, discutimos temas muito delicados. Acho que comunicar isso, investigar o assunto com profundidade e trazer também uma novidade à leitora é sempre um desafio! 

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-6 - beleza - beleza - beleza

Acho que o jornalismo de beleza acompanha agora esse novo levante feminista e isso impactou a produção de matérias, modificou toda a indústria. Sai de cena um discurso de beleza como necessidade feminina e entram pautas que deixam a leitora mais livre para fazer as suas escolhas com o corpo, cuidados faciais e até mesmo a maquiagem que ela se sente mais confortável em usar.

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-7 - beleza - beleza - beleza

Para quem curte make, vale seguir a @annesophiecosta, maquiadora portuguesa com um olhar muito contemporâneo. A @ruthiebarone é também uma opção legal, ela faz sombras artísticas, com pinceladas incríveis. Mas a minha paixão mesmo é o skincare. Sugiro perfis como o @sortofobsessed, @gelcream e @moikobeauty, que unem resenhas de produtos, rotinas de beleza e imagens belíssimas. 

jornalista de beleza - entrevista-beleza-pergunta-8 - beleza - beleza - beleza

Faz algumas temporadas que os maquiadores estão falando desse glow que vem de dentro, de uma pele mais saudável, bem cuidada. Acho que vale a pena apostar nisso, a nossa pele tem cores naturais lindas, é mais legal revelar do que esconder. Minha maquiagem é sempre muito natural, mas quando decido ousar um pouco, amo olhos coloridos, de preferência um lavanda ou amarelo gema, com uma camada de gloss por cima. 

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso