Beauty At Work: José Rivera

por Lara Lincoln

Quando uma marca de beleza consegue entregar qualidade, cuidados e embalagens com design incrível, ganha um espaço garantido no pódio entre os melhores nomes do universo da beauté. E é assim com a Benefit, o fenômeno mundial começou com uma charmosa boutique em São Francisco, em 1976. Desenvolvida pelas gêmeas Jean e Jane Ford, a Benefit se destaca pela inovação e produtos ícones no mundo da beleza, como o blush Benetint, que revolucionou ao apresentar um blush em fórmula líquida e ainda se destaca como um dos best sellers da marca. 

A Benefit está presente nos quatro cantos do mundo e desembarcou no Brasil em 2011 nas lojas e site da Sephora e inaugurou os seus dois espaços exclusivos, as Boutiques Benefit, em São Paulo e Campinas. Além de todos os produtos, a Benefit também possui um serviço completo dedicado às sobrancelhas, é possível realizar o design e a limpeza com profissionais especialistas da marca na própria Sephora ou nas boutiques.

E, claro, por trás de todas as novidades e produtos está o Makeup Master da marca, José Rivera. Atuando no universo da beleza a quase 20 anos, o José também atua no processo de desenvolvimento dos produtos e testa todos os lançamentos. Além de ser um dos representantes da Benefit, o Makeup Master também liderou 12 temporadas do NYFW e fundou o time de beleza PRO, da Sephora. A melhor parte disso tudo? Tivemos a oportunidade de conversar com o José em uma das suas viagens pelo Brasil. Ele abriu o jogo e contou todos os seus produtos favoritos, compartilhou dicas de make e ainda nos deixou morrendo de curiosidade sobre os próximos lançamentos da Benefit. Não perde tempo e confere a entrevista: 

CARREIRA

Foi tudo muito inesperado para mim, porque eu não imaginei estar nesse universo. Eu comecei a minha carreira na dança e na música, porém, eu cresci observando a minha mãe se maquiando todas as manhãs e isso foi uma das minhas maiores inspirações - eu até compartilho diversas dicas de maquiagem e beleza que aprendi com ela. Depois, eu comecei a atuar como fotógrafo e aí comecei a me interessar cada vez mais por maquiagem e, quanto entrei nesse mundo, me deparei com muitas técnicas diferentes. As pessoas chegavam nos maquiadores e diziam: "Eu gostaria de me parecer assim" e me mostravam fotos de referências de celebridades. Mas eu entendia que isso não era possível, afinal, cada pessoa é única e com pontos a serem ressaltados com a maquiagem.

Eu olhava as minhas clientes e analisava a beleza de cada uma delas. Isso era bem único em uma época em que a beleza natural, como a de hoje, não estava em alta. Depois de quase 20 anos trabalhando com maquiagem, foi incrível ver todas essas mudanças. 

processo criativo

Criar um novo produto é um processo bem longo que leva, no mínimo, dois anos e envolve diversas equipes. O delineador They're Real, por exemplo, demorou cinco anos para ser lançado. Mesmo com toda ansiedade, toda a parte de pesquisa, idealização e produção resultam em produtos que são amados nos quatro cantos do mundo, que são universais. Para isso ser possível, temos times específicos que trabalham em um só produto durante muito tempo, desde o design à formulação.

O interessante é que estamos sempre em contato com mulheres reais, que não são experts em maquiagem para avaliarem os nossos produtos. Para lançar o batom They'Re Real Double, observamos a maneira como essas mulheres aplicavam o batom nos lábios e isso foi uma inspiração para desenvolver o formato anatômico do produto. Geralmente, nesses testes, apenas entregamos o nosso produto e dizemos: teste! Sem nenhuma explicação, assim, é possível ver se todas as outras consumidoras irão conseguir usar a novidade em casa. 

conselho

O meu maior conselho é: saiba ouvir! Continue sempre aprendendo. Chega um ponto na carreira de beleza que você realmente acha que sabe de tudo, porém, existem muitas técnicas e lições a serem aprendidas. Claro que é importante desenvolver o seu estilo e ter os seus próprios truques de maquiagem, mas é importante ir além, porque existe muito a ser aprendido no universo da beleza. Permita-se aprender! 

novidade

Ainda é segredo, mas temos muitos produtos novos vindo por aí. Uma das novidades é o Pore Minimizing Makeup, eu estou apaixonado por esse lançamento. Ele pode ser usado de várias maneiras, como base, primer e até para retoques ao longo do dia. Ele funciona muito bem na pele mista e oleosa. Eu sei que as pessoas são obcecadas pelo PoreFessional, mas o diferencial do Pore Minimizing é a sua base d'água. Ele é incrível porque consegue hidratar profundamente a pele sem deixar o efeito melecado e também disfarça a vermelhidão.

Além disso, a embalagem é muito prática, é só agitar, pingar algumas gotinhas o Pore Miniming na esponja e espalhar sobre a pele. O resultado é uma pele livre de poros, matificada e homogênea. Também posso adiantar que teremos uma linha ainda mais completa para produtos para sobrancelha, inclusive, um desses produtos vai garantir cobertura e volume, tudo isso sem pesar o resultado. Acredito que esse lançamento vai ajudar as pessoas a garantirem a sobrancelha desejada sem esforço. 

fenomeno

O Benetint é um dos maiores sucessos da Benefit. O que eu mais amo nesse produto é a capacidade de ser um clássico com uma fórmula inovadora para a sua época. Antes de trabalhar com a Benefit eu já usava o Benetint em todas as minhas clientes e na minha pele também. Ele é incrível porque pode ser usado de diversas maneiras, como blush sutil, por cima de outro blush ou até como um lip tint, para tingir os lábios e deixá-los super naturais. Outro fator interessante sobre esse produto é que ele funciona em todas as pessoas e fica com um efeito totalmente diferente em cada tom de pele.

contorno

O contorno foi um fenômeno que transformou o universo da maquiagem. Nada parecido existia antes do contour surgir e conquistar todas as celebridades. O promissor da técnica foi o makeup artist, Mario Dedivanovick, que, junto com a Kim Kardashian, divulgou o passo a passo do truque. E, sim, o contorno tem o seu devido espaço, ele funciona muito bem em estúdios, red carpets e ambientes com muita interferência de luz, mas, quando ele é incorporado ao dia a dia, é preciso ter muito cuidado para não acabar com o resultado artificial.

O interessante de tudo isso é que, pela primeira vez, as pessoas estavam muito interessadas em maquiagem, elas assistiam vídeos sobre contorno e queriam aprender todos os segredos da técnica Kardashian, porém, a ideia de se transformar e se parecer com outra pessoa, a não ser você mesma, é um dos pontos negativos da febre do contour.

EFEITO glow

Sim, definitivamente. O efeito iluminado e mais natural veio para desbancar o contorno. As pessoas estão cada vez mais interessadas em acabamento natural e resultado glow. O interessante é que podemos trabalhar de diversas maneiras com o iluminador e criar diferentes texturas e acabamentos. Na Benefit, por exemplo, possuímos uma gama extensa de corretivos, como o Dandelion, em pó, o High Beam, líquido e o Whatt's Up - um dos meus favoritos. 

truque

O meu maior truque para a pele perfeita é bem simples: uma toalha morna resolve todos os seus problemas! Eu gosto de aplicar uma toalha umedecida com água morna em toda a pele antes de começar a make. Isso ajuda a fechar os poros, minimiza a vermelhidão e prepara o rosto para todos os outros produtos. Depois, gosto de aplicar um tônico por toda a pele, inclusive no pescoço. O produto remove todas as impurezas e também ajuda a hidratar. Outra dica é: camadas funcionam melhor do que um só produto. Ou seja, ao invés de usar uma base de acabamento super pesada, prefira uma mais natural e construa camadas até chegar ao efeito desejado. 

pele pesada

Se você precisa camuflar espinhas, tenha paciência e deixe o corretivo derreter na sua pele. Sim, parece estranho mas o truque funciona. Aplique o corretivo bem em cima da espinha, com um pincel de precisão, e vá para os outros detalhes da maquiagem. Com alguns minutos, a oleosidade natural da sua pele vai amolecer o produto, ou seja, assim é mais fácil de esfumar o corretivo e deixar o acabamento perfeito, ele praticamente desaparece na pele e camufla a espinha. Então, deposite, deixe por alguns minutos e só depois, dê leves batidinhas. 

produtos favoritos

É quase impossível escolher os meus favoritos, mas diria que, em primeiro lugar, o Benetint, amo a cor super natural e sutil desse produto. Depois, o iluminador Whatt's Up, que é super prático, pode ser aplicado com os dedos mesmo e possui um acabamento lindo e natural. Também adoro a máscara Roller Lash, ela é perfeita para quem não tem os cílios curvados e quer abrir mão do curvex. Por último, mas não menos importante, o bronzer Hoola. Não existe nada mais natural e perfeito para o contour e bronzeado do que ele. 

Também separamos os nossos favoritos da Benefit por aqui: 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar