Como cuidar das suas roupas e sapatos do jeito certo

por Manuela Bordasch

Não tem sentimento pior do que ver aquela roupa novinha, ou aquela peça que você ama de paixão cheia de manchas, com furinhos, com o tecido descascando, ou o pior de todos: aquele desfiado de ponta a ponta. A verdade é que não importa o preço da roupa ou a marca,  se você não tomar todos os cuidados na lavagem, na hora de secar e quando for guardar, aquela peça incrível pode ficar com várias imperfeições que são quase impossíveis de arrumar. E aí já viu, prejuízo na certa! 

Por isso aquela etiqueta com as instruções de lavagem e secagem não pode ser ignorada. É muito importante prestar atenção pra não cometer erros muito bobos e que podem acabar com aquela sua peça favorita. O couro, por exemplo, apesar de ser super resistente, precisa de muita hidratação - por isso, os produtos que ajudam nessa função são essenciais - e também não dá pra dobrar as peças em couro, porque elas ficam enrugadas e cheias de marcas que não voltam ao normal. São tantas instruções importantes que pra te ajudar a manter todas as roupas impecáveis e garantir aquela sua peça favorita no armário por mais alguns anos, que a gente separou algumas dicas infalíveis para você cuidar das suas roupas e sapatos do jeito certo. Confere aí: 

Chiara Ferragni
Foto: Chiara Ferragni

As jaquetas de couro, vestidos e calças ficam enrugadas com facilidade. E como não dá pra passar essas peças, o jeito é tomar cuidado na hora de guardar. O segredo é escolher os cabides de feltro que não marcam as roupas e evitam rasguinhos. Ah, e tente não dobrar essas peças, ok? 

sapato
Foto: Dulceida

A gente tem essa mania de guardar os sapatos de qualquer jeito e passar, no máximo, um paninho úmido pra limpa-los. Mas ta aí o problema, os sapatos precisam de cuidados especiais pra manter aquele aspecto de novinho em folha. Por isso, invista em produtos que protejam o material - principalmente se for em couro - e evitam manchas.

Aimee Song
Foto: Aimee Song

Sabe aquele saquinho que vem em toda bolsa que a gente compra? Não jogue fora! Guarde sempre as suas bolsas dentro dessas sacolinhas, porque isso evita manchas, riscos e descascados. Outra dica é não deixar as bolsas penduradas, porque isso pode estragar as alças.

SHORT

Feche o zíper antes de colocar as peças na máquina. A gente tem a mania de não fechar todos os botões e zíper das peças e é aí que o estrago acontece: as outras roupas ficam presas nos ganchinhos e desfiam na hora. 

biquíni

Os bíquinis, as calcinhas e os sutiãs podem ser lavados à mão. Essas peças são super delicadas, por isso é evitar a máquina, que danifica os materiais menos resistentes. 

Elle Fergurson
Foto: Elle Fergurson

O sabão neutro é ótimo para lavar peças delicadas. Ele é ótimo porque não estraga o tecido e ainda garante uma roupa super macia. 

chapeu

A dica de ouro é: existem alguns saquinhos próprios para lavar as roupas delicadas, como sutiã, renda, seda, e essas peças que precisam de mais cuidados. Assim, quando a gente coloca a roupa dentro da máquina, não tem perigo de desfiar ou encher de bolinhas. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar