Como Cuidar do Cabelo Durante o Verão

por Lara Lincoln

O verão está quase aí e já começamos a sentir algumas mudanças na nossa rotina de beleza, principalmente no que diz respeito aos cuidados capilares. Os nossos fios ficam mais sensibilizados e sofrem com a ação agressiva dos fatores externos como sol, sal e cloro. Mas antes de bater o desespero e ver a sua hidratação indo embora, existem alguns cuidados que blindam a estrutura das madeixas e protegem o cabelo durante todo o verão. 

Nutrição, hidratação e reconstrução formam o combo power que deve estar presente nos nossos cuidados durante os dias do calor, assim como leave-ins e produtos com proteção térmica. O responsável pela dica é o expert em fios do Salão 1838, João Bosco, que abriu o jogo e nos contou todos os segredos por trás de um cabelo saudável durante o verão. De acordo com o especialista, as altas temperaturas são mais agressivas porque atingem diretamente a cutícula capilar, o que interfere na produção das proteínas naturais, ou seja, os fios ficam sujeitos à oxidação, perdendo sua coloração, brilho, textura e força. É exatamente por isso que precisamos redobrar a atenção durante essa época e apostar em produtos curingas. Papel e caneta na mão para anotar essas dicas valiosas por quem realmente entende do assunto: 

cabelo longo
proteção e hidratação

Proteção e hidratação são palavras valiosas quando o assunto é manter o cabelo saudável no verão. Segundo o beauty expert, é importante investir em linhas que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB e produtos específicos para blindar os fios da água do mar e do cloro da piscina. Outra regra é reforçar a hidratação com as máscaras hidratantes, independente da estação.

"Todo fio sofre agressões externas seja por conta da poluição ou agentes naturais, por isso, precisamos manter um cronograma de cuidados sempre. Por exemplo, se seu cabelo está fraco e quebradiço, você pode recorrer a rituais de beleza com ativos reconstrutores, como proteínas e/ou aminoácidos do trigo. Caso seu problema seja o famoso efeito “espigado”, cosméticos emolientes podem ser seus melhores amigos", explicou.

leave in

Já coloca o leave-in com proteção térmica no nécessaire da praia! O produto é indispensável para blindar os fios das altas temperaturas, mas o cuidado deve começar antes, viu? "O primeiro passo é usar shampoo e condicionador que ofereçam nutrição e proteção solar. Na praia, você pode investir em um leave-in e/ou máscara de nutrição específica para estação. Se quiser potencializar o resultado umedeça os fios com água termal antes de aplicar o produto", deu a dica. 

repense a sua rotina

Assim como no skincare, precisamos adaptar novos produtos a nossa rotina de cuidados capilares e entender a estrutura do seu fio. "O que pode causar agressões é o tipo de ambiente onde você expõe o cabelo, ou seja, se for loira e tomar banho de piscina ou mar sem o cosmético específico, é muito provável que sua coloração ganhe um tom esverdeado indesejado, por exemplo", explicou Bosco. As fórmulas também devem ser escolhidas com cuidado, a textura do cabelo interfere muito no tipo de produto a ser usado. "Fios mais finos costumam pesar com mais facilidade quando usamos cosméticos com excesso de óleos ou de componentes muito hidratantes", contou. 

lavar o cabelo

Lavar ou não o cabelo todos os dias? Segundo o hairstylist, a lavagem é essencial após banhos de mar e piscina para não acumular resíduos nos fios. Porém, se você é fã das madeixas com textura mais grossa e acabamento messy, é possível utilizar um creme de limpeza no-poo, que proporciona uma higienização suave sem danificar o cabelo. 

cronograma capilar

Fios quimicamente tratados sofrem em dobro no verão porque desidratam com maior facilidade, causando quebra, aspecto ressecado, falta de brilho e desbotamento. Por isso, vale seguir a dica do expert, João Bosco, e manter o cronograma capilar - hidratação, nutrição e reconstrução - em dia com ativos nutritivos e agentes hidratantes.

chapinha e secador

Pensa só: as altas temperaturas já danificam, naturalmente, os fios e a situação só piora com chapinha e secador. Um truque é esquecer as ferramentas e se jogar nas texturas dos fios. "Nessa temporada, a tendência é brincar com o messy e beach wave", contou o expert do Salão 1838. 

Salão 1838 - Unidade I 

Rua Estados Unidos, 1838
Jardim América | São Paulo | SP
Tel.: 11 3064.0000
Segunda – 10h00 às 19h00
Terça a Sábado – 09h00 às 21h00

Salão 1838 - Unidade II

Rua Colômbia, 100
Jardim América | São Paulo | SP
Tel.: 11 2539.8444
Segunda – 13h00 às 19h00
Terça a Sábado – 08h00 às 21h00

FOLLOW US ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso