Efeito anti-aging: como manter a pele saudável

por Catharina Dieterich

Conforme a nossa pele amadurece, os cuidados faciais mudam e precisam ser redobrados. É comum perdermos mais água, elasticidade, colágeno e outros nutrientes e vitaminas que eram produzidos em maior quantidade. Se antes um sabonete facial, protetor solar e hidratante já davam conta do recado, com a pele madura, outros produtos precisam ser incluídos, como retinoicos, vitamina C e colágeno.

É por isso que criar uma rotina de beleza desde sempre é tão importante, a nossa pele sofre menos com o efeito da desidratação e o protetor solar protege o rosto da ação agressiva dos raios solares, que influenciam no surgimento de manchas e rugas precoces. Ah, e todas essas mudanças também interferem na maquiagem, afinal, a pele fica mais seca e pede por produtos acetinados e leves que não evidenciam as linhas de expressão. Para dar uma forcinha no efeito anti-aging, separamos algumas dicas para você incluir na rotina de cuidados se já passou dos 30: 

Cindy Crawford
Foto: Cindy Crawford
Efeito anti-aging: como manter a pele saudável
limpza

Os aparelhos de limpeza dão uma força para a pele madura, isso porque eles removem as células mortas e limpam profundamente, o que ajuda o rosto a absorver melhor os ingredientes de séruns e hidratantes. Além disso, prefira sabonetes faciais mais hidratantes e emolientes, enriquecidos com vitaminas e proteínas. 

retinóico

O retinoico é um aliado no efeito anti-aging, ele é um composto de vitamina A que estimula a produção de colágeno, melhora a aparência das rugas e garante a firmeza da pele. Diversos séruns possuem retinoicos na fórmula, vale apostar em um para incluir na rotina noturna. 

filtro solar

Se o protetor solar já era importante, agora, ele passa a ser o protagonista dos cuidados com a pele madura. O FPS deve ser, no mínimo, 30 e é preciso aplicar até dentro de casa, ok? Aproveite para apostar em fórmulas de acordo com a necessidade da sua pele, algumas são super hidratantes e dão uma força na vitalidade. 

vitamina

A vitamina C é essencial porque clareia o tom da pele e melhora a aparência das manchas, que começam a ser mais comuns depois dos 30. Ah, e a vitamina também é antioxidante e elimina os radicais livres. 

hidratação

Sim, a sua pele vai perder mais água com o tempo e, por isso, os hidratantes poderosos passam a ser indispensáveis na rotina de beauté. Escolha fórmulas bem emolientes e aplique duas vezes ao dia: depois do protetor solar, de manhã, e antes do sérum facial, à noite. Outro segredo é aplicar o produto no pescoço e colo, essas áreas são sensíveis e precisam dos mesmos cuidados do rosto. 

colágeno

A nossa pele, naturalmente, produz colágeno, porém, essa proteína passa a ser produzida com menos intensidade quando chegamos aos 30. A sorte é que existem diversos produtos com colágeno na fórmula que ajudam a dar firmeza e vitalidade à pele. 

olhos

Aqui vale a mesma regra dos hidratantes: aposte em produtos potentes para a região dos olhos. A área é extremamente sensível e geralmente apresenta os primeiros sinais de rugas e linhas de expressão. Aposte em produtos específicos que vão devolver água, vitalidade e vão melhorar o aspecto das bolsas e olheiras. 

mascara

As máscaras faciais são poderosas. Elas são ótimas porque agem profundamente e possuem diversas funções. Existem máscaras hidratantes, clareadoras, de colágeno, anti-idade, com cafeína, detox e muitas opções para serem testadas. Mantenha uma rotina e aplique uma vez por semana. 

Efeito anti-aging: como manter a pele saudável
primer

No quesito maquiagem, o primer e hidratante são indispensáveis. Como a pele madura é mais seca, prefira os produtos siliconados que ajudam a controlar os poros e mantêm os produtos por mais tempo no lugar. Além disso, o primer também disfarça linhas e preenche algumas ruguinhas - como não amar? 

base

Nada de base e corretivo matte, esses produtos marcam todas as linhas, rugas e ainda não ajudam a hidratar o rosto. O acabamento leve e acetinado é ideal porque não acumula e deixa o resultado com aquele glow que amamos, e além disso, a pele iluminada está muito mais nada moda.

cremosa

Se antes você era fã do efeito pó, vai perceber que os produtos cremosos valorizam muito mais a sua pele. O pó acumula nas linhas e evidencia ainda mais as marcas de expressão, já os líquidos e em creme ajudam a hidratar dão um leve iluminado ao rosto. 

brilho

Evite sombras e iluminadores com muitas partículas de brilho, elas podem acumular nas linhas de expressão e deixar o olhar mais caído. Isso não significa que você precisa aposentar as sombras acetinadas, porém, prefira as com poucas partículas de brilho ou opacas. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar