Efeito matte, ativar! Como controlar a pele oleosa

por Lara Lincoln

Se você sofre com pele oleosa sabe muito bem que alguns hábitos só pioram a situação. Excesso de produtos, bases acetinadas, corretivos extremamente hidratantes e blushes com partículas de brilho não são lá grandes amigos da oleosidade, não é? Nós ficamos atrás das novidades que controlam o brilho, pós poderosos, protetor solar oil free e todas as fórmulas com o nome "matte" na embalagem. Mas não é a toa, afinal a pele oleosa influencia no aparecimento da acne, manchas e poros abertos. 

O ponto positivo é que existem alguns produtos e dicas que ajudam a controlar a situação, inclusive truques de make que mantêm a pele sequinha ao longo do dia. Mas antes de lotar a produção de pó e bases de efeito matte, é importante tratar a causa da oleosidade e redobrar a limpeza com o rosto, sem abrir mão da hidratação - sim, ela também é essencial - e proteção solar. Para ajudar na missão, separamos alguns passos de ouro para incluir na sua rotina de beleza e manter o óleo longe - mas também é importante frequentar um profissional que consiga avaliar as necessidades da sua pele, ok? 

amandla stenberg
Efeito matte, ativar! Como controlar a pele oleosa
água micelar

A água micelar se adapta a todos os tipos de pele e funciona muito bem no rosto oleoso. Por ser uma água, a fórmula é extremamente leve e não deixa a pele melecada como diversos outros demaquilantes. E não para por ai: ela também hidrata, regula o pH e acalma. 

sabonete

Um dos passos mais fundamentais para a pele oleosa é a limpeza adequada. Os sabonetes específicos são ótimos porque possuem ácidos na fórmula, como o ácido salicílico - velho conhecido desse tipo de pele - que ajudam a controlar o sebo, evita o aparecimento de acne e também diminui a aparência dos poros. 

tonico

O tônico adstringente age profundamente nos poros e remove todas as impurezas que o demaquilante e sabonete não removeram. Além disso, o produto também possui agentes que ajudam no efeito matte e controlam a oleosidade ao longo do dia. Mas importante: procure por fórmulas sem álcool, que podem ser muito agressivas. 

hidratação

Quem tem pele oleosa foge da hidratação, mas o passo é indispensável na rotina de beleza. Isso porque, independente da sua característica cutânea, o seu rosto precisa repor a água que é perdida ao longo do dia. E pele oleosa não é, necessariamente, uma pele hidratada, viu? Ela pode ter excesso de óleo e falta de água. Mas pode ficar tranquila, existem diversos hidratantes específicos com fórmulas leves. 

protetor solar

Prefira protetores de efeito matte e oil free. Eles são ótimos porque deixam a pele sequinha e não pioram a oleosidade ao longo do dia. Ah, se quiser facilitar, escolha um com cor, que já vai garantir a make natural. 

matificante

Existem diversos produtos com funções matificantes, eles controlam a oleosidade, disfarçam os poros e equilibram a produção exacerbada de sebo. Aproveite para incluir na sua rotina de cuidados noturna. Vale até procurar por máscaras faciais específicas e garantir o spa day! 

Efeito matte, ativar! Como controlar a pele oleosa
jamsu

A técnica jamsu é favorita das coreanas. A ideia é mergulhar o rosto em um recipiente com água e gelo por alguns minutos. A receita é super fácil e funciona como um primer natural, ela fecha os poros, ajuda a fixar a make e ainda controla a oleosidade - sim, nós testamos e aprovamos! 

primer

O primer é o primeiro passo da make e prepara a pele para receber todos os produtos seguintes. Muitas pessoas com pele oleosa pulam esse passo, mas ele é um dos fatores essenciais para controlar o sebo. Existem diversas opções específicas para a pele oleosa que ajudam a matificar o rosto, disfarçam os poros e homogenizam o tom avermelhado das espinhas. 

efeito matte

E, claro, bases e corretivos de efeito matte. Esses produtos ajudam a deixar o rosto bem sequinho ao longo do dia e ainda possuem ingredientes que tratam a situação. Mas isso não significa que o efeito precisa ser fake, viu? Existem diversas bases matte com o resultado natural. 

blush

Evite blushes e bronzers com muitas partículas de brilho. Os opacos são as melhores opções para a pele oleosa e garantem o resultado mais natural. O brilho dos produtos muito acetinados podem se confundir com oleosidade e deixar tudo ainda mais brilhante. Uma opção são os blushes tintos, como esse da Benefit, ele é ótimo porque só tinge a pele e não acrescenta uma camada de produto. 

iluminador

Mas isso significa que o iluminador é um inimigo? Claro que não! Mas prefira as fórmulas em pó, elas vão acrescentar brilho mas não vão deixar aquele efeito muito glossy dos produtos em creme e líquidos. Ah, e evite aplicar na zona T, testa, nariz e queixo. 

Efeito matte, ativar! Como controlar a pele oleosa
lenço

E se aparecer aquela oleosidade ao longo do dia, vá nos lenços matificantes! Eles não podem sair da nécessaire porque sugam todo o sebo da pele e ajudam a controlar a situação. Assim, você remove o excesso antes de partir para os próximos produtos. Também vale testar outras opções diferentex que dão uma força no controle do sebo, como esse bastão matificante da Benefit. 

pó

Agora sim, oleosidade controlada, pode ir sem medo no pó. Prefira versões mais leves, minerais e que só matifiquem o rosto e não acrescentem muita cobertura. Eles vão ajudar a segurar o óleo e deixar a pele com o acabamento natural. 

pinceis

Segredo de ouro: prefira os pincéis para garantir a make! A oleosidade natural das nossas mãos podem transferir para o rosto e piorar a produção de óleo. Já com os pincéis, isso não acontece, eles só depositam o produto e não interferem na oleosidade. Mas é importante mantê-los sempre limpos, ok? 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar