Fashion at Work: Index Assessoria

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Quer trabalhar com moda? Então este post é para você. Fomos conversar com o time que trabalha na Index Assessoria para saber como é a rotina e os detalhes do trabalho delas, assistindo marcas e personalidades do mundo da moda, lifestyle, beleza e casa.

A Index está há mais de 18 anos no mercado e é uma das assessorias de imprensa mais conhecidas e renomadas do país. Por isso não precisa nem dizer que é uma aula para os estudantes e curiosos sobre o tema, né? Confira os depoimentos de quem participa do dia a dia desse business:

Taciana Veloso Index


@taciveloso, Sócia Fundadora da Index Assessoria
 
Um super resuminho do meu dia a dia: tento otimizar meu dia da melhor forma possível para dar tempo de conciliar o trabalho na Index com minha vida pessoal. Acordo todos os dias às 6:15 - acordar cedo faz toda diferença no meu dia -, levo meus filhos à escola e vou treinar. De lá, vou pra Index ou para alguma reunião, evento, press day, enfim, meu dia sempre tem esses compromissos seja com o time da Index, com a imprensa ou clientes. Eu amo o que faço e amo estar com pessoas, fico muito feliz em ter escolhido esse caminho há mais de 20 anos. A Index é um sonho que realizo todos os dias. ❤
 
Dica: Leia, estude, se informe, seja curioso, observador, entenda o universo da moda, as pessoas, as marcas, o mercado, a imprensa, os players, mas, acima de tudo, seja você: originalidade é tudo na moda!
Letícia Veloso Index
@leleveloso, Diretora Associada
 
Minha principal responsabilidade é dirigir o núcleo de moda da Index, dar todo suporte à equipe, clientes e imprensa, principalmente na área de planejamento estratégico. Cuido também de assuntos relacionados à empresa, pois desde 2008 sou sócia. 
 
Dica: Primeiro, tem que gostar bastante da rotina do trabalho, pois é preciso muita dedicação. Além disso, não pode ter preguiça nem medo de colocar a mão na massa. Ser prestativa, prática, educada, saber engolir sapos e seguir em frente, e ser muito pé no chão. É uma profissão que te abre muitas portas, traz oportunidades de estar onde poucos têm acesso, mas tem que tomar cuidado para não se deslumbrar. É bom lembrar que no final somos todos iguais e estamos ali a trabalho! 
Por fim, tem que ter muito jogo de cintura. Ser comunicativa, antenada com tudo que está acontecendo no mundo (não só na área de moda, mas das artes, música, economia), saber se relacionar, ser transparente, paciente, curiosa, proativa, comprometida e gostar de desafios! 
Marcia Atacho Index
@marcinhaartacho, Coordenadora de Jornalismo de Moda
 
Meus dias são bastante corridos e nenhum dia é igual ao outro. Rotina é uma palavra que definitivamente não se encaixa nesta profissão, mas para resumir posso dizer que meus dias se dividem entre: realizar reuniões com clientes, parceiros e jornalistas, acompanhar eventos, enviar e responder emails (muitos emails!) e mensagens de Whatsapp (sim, o aplicativo virou essencial para quem trabalha em uma agência de PR!), acompanhar entrevistas e fotos de clientes para matérias, alinhar assuntos com minha equipe, revisar relatórios e textos, elaborar planos, pesquisar informações, ler matérias e clipping de notícias e fazer algumas ligações. 
 
Dica: Seja apaixonado por moda, mas seja sempre pé no chão. Trabalhar com moda não é só glamour. É claro que algumas experiências e situações que você irá vivenciar são realmente incríveis quando se gosta do que faz, mas não seja deslumbrada(o). Tem muita ralação e profissionalismo em uma agência de PR de moda. Tenha sede de aprender, de ajudar, de fazer acontecer. Seja hands on sempre! Corpo mole não pega bem em nenhuma profissão, muito menos no mercado de moda. 
Esteja sempre atenta(o) ao que está acontecendo no Brasil e no mundo em termos de tendências, marketing, mídias sociais, eventos e ações de comunicação. Ter ideias e saber conectá-las com as demandas do dia a dia é essencial para se dar bem nesta profissão. Saiba lidar com imprevistos, urgências e timing apertado. A Moda e a Comunicação de Moda são dois universos muito dinâmicos. Quando te pedem algo para "ontem", é porque queriam dizer para "anteontem"! 
Goste de lidar com pessoas. 90% do seu dia será interagindo com elas. Por fim, saiba se divertir! O trabalho em uma agência de PR de moda é corrido, é intenso, tem que ter muita dedicação e responsabilidade, mas é essencial ter também bom-humor e lidar bem com todos da equipe!
Mariana Carreira Index
@mari_carreira, Executiva de Contas Sênior (clientes atendidos atualmente: Prada, Pedro Lourenço, Sandro Barros, Swarovski, MEMO e IED – Istituto Europeo di Design)
 
Nosso dia a dia nunca é igual, o que eu acho ótimo, pois é muito difícil enjoar e ver seu trabalho cair na rotina. Fora que temos muitos eventos, reuniões e calls, o que nos faz ficar bastante tempo fora do clássico “sentada na frente do computador”. Claro que responder e-mails (muitos!) faz parte de todos os dias, mas acredito que isso é praxe em qualquer área da comunicação atualmente. Assim, posso resumir meus dias em: enviar e responder e-mails e Whatsapp, fazer e receber ligações, participar de calls e reuniões, acompanhar eventos, press days, desfiles, acompanhar entrevistas e fotos de clientes, desenvolver relatórios do cliente e, muitas vezes, da concorrência, desenvolver notas e releases, elaborar planos de comunicação e de divulgação de notícias, pesquisar matérias, analisar clippings dos clientes e da concorrência e, além de tudo isso, estar sempre de olho nas redes sociais (SIM! As redes sociais são essenciais para quem trabalha em uma agência de PR e não achem que ficamos “passeando” pela vida alheia, o que fazemos é muita pesquisa e sempre de olho em tudo o que está rolando no Brasil e no mundo!). Ah! E vale frisar que todas essas funções podem ser com imprensa, clientes e/ou parceiros. Ufaaaa!
 
Dica: A minha melhor dica é um complemento entre amor, ter os pés no chão, agarrar oportunidades e fazer a diferença!
Amor: Sim, para mim o que mais importa na vida é ter vontade em acordar e fazer o que se ama! Afinal, você passa mais tempo no seu trabalho do que com sua família e marido/namorado, como fazer algo todo dia sem amor? Sem vontade? E, o pior, por obrigação? Não dá! A vida não funciona sem amor, sem vontade e boa-vontade! 
Ter os pés no chão: 90% do nosso trabalho é ZERO glamour, ao contrário, é muita ralação MESMO! Ouço muitas meninas, e até amigas minhas, comentando que sonham em fazer o que eu faço, acham demais assistir desfiles, fazer eventos com celebridades, São Paulo Fashion Week, festas e, principalmente, “ver roupa o dia inteiro”. Gente! Pés no chão! É muito diferente consumir moda e trabalhar com moda, além disso, jamais fazemos parte de todo esse glamour. Nosso trabalho é mão na massa e aquele evento e desfile incrível só esta sendo visto por você, nos Instagrams e veículos em geral, muito provavelmente, porque nosso trabalho aconteceu e teve um bom resultado! ; ) 
Agarrar oportunidades: Entenda que chegar onde se sonha não é fácil, exige dedicação, comprometimento, criatividade, formação e informação. Assim, corra atrás do que você quer, mande currículo, mostre interesse e seu diferencial em cada detalhe que puder. Agarre oportunidades, aceite ser assistente, aceite oportunidades não remuneradas e/ou de fim de semana e feriado... abra muitas portas e agarre o que puder! Lá na frente isso fará toda a diferença!
Fazer a diferença: Após agarrar a oportunidade, mostre a diferença que você faz, com muita dedicação e responsabilidade, afinal, gente boa procurando trabalho por aí está cheio.
Giovana Oliveira Index
@gioliveira12, Coordenadora do Núcleo de Beleza e Personalidades na Index   
 
Um super resuminho do dia a dia: os meus dias são sempre muito agitados, e rotina não faz parte do meu vocabulário, ainda bem! Dentro do núcleo de beleza tenho clientes como MAC Cosmetics, Bioderma, The Body Shop, Spa Dios, Aigai SPA, La Mer, entre outros, e em Personalidades, as queridas Camila Coutinho, Thássia Naves, Sabrina Sato e Sophia Abrahão. Faço reuniões com os clientes e também reuniões internas para decidir junto com a equipe o planejamento estratégico para definir como serão os próximos eventos, sugestões de pautas, capas, ações de relações públicas on e offline para imprensa e formadores de opinião, e parcerias entre nossos clientes. 
 
Dica: É muito importante estudar e ler muito a respeito de tudo que está relacionado a esse universo. Aproveite as redes sociais para acompanhar as constantes mudanças do mercado e não deixe de se atualizar. 
Amanda Caroline Index
@amandzcarol, Assistente de Executiva de Contas (clientes que auxilio atualmente: Prada, Pedro Lourenço, Sandro Barros, Swarovski, MEMO e IED – Istituto Europeo di Design)
 
Sou responsável por atender demandas dos jornalistas, entrar em contato com os veículos para sugerir pautas, fazer relatórios, divulgações, follow-up (para quem não entende: ligar para o jornalista/contato que enviei algum material para checar se o material foi recebido corretamente, se há dúvidas, enfim) e acompanhar eventos dos clientes.
 
Dica: Acho que quem sonha em trabalhar com moda deve ter bastante repertório cultural para entender o que é tendência nas passarelas ou nas ruas. Então, minha dica é: assista à filmes, visite museus, ouça novos sons, leia MUITO sobre história da moda e a sociedade que vivemos. Quando começamos a fazer essas associações, a moda e o trabalho ficam mais encantadores! 
Maria Eduarda Index
@dudalloz, Executiva de Contas Sênior
 
Aqui na Index faço parte do núcleo de beleza e saúde, mas atendo personalidades (pessoas físicas). São elas: Camila Coutinho, Thassia Naves, Sabrina Sato e Sophia Abrahão. Para cada uma delas temos uma estratégia traçada com base no perfil e objetivos de cada uma. O dia é agitado e bem corrido. O bacana do meu trabalho é ver os resultados alcançados (independente se foi nota, matéria ou capa a satisfação de ver publicada é a mesma e é incrível!) e vibrar com as conquistas das meninas.
 
Dica: Ame o que você faz, pois você irá passar a maior parte do seu dia no seu trabalho. Muito importante também se atualizar e se informar de tudo: leia, pesquise, fique atento em todas as fontes de informação (jornal, revista, site, TV, rádio, mídias sociais). Tenha determinação, foco e busque aprender novas áreas dentro da assessoria. E, independente da sua profissão, trabalhe duro, seja humilde sempre e mantenha os pés no chão.
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