STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!
fechar Fechar aviso

Leitoras Contam: Como Enfrentaram o Desafio da Acne

por Lara Lincoln

Falar sobre acne é falar sobre um dos maiores desafios de skincare do universo feminino - e masculino! Causada por inúmeros fatores que podem ser genéticos, hormonais, má alimentação e até uso de produtos não indicado para o seu tipo de pele, a acne é uma condição que acontece quando os folículos são obstruídos por sebo e células mortas que geram a inflamação. Além de ser algo comum durante a adolescência, também existem quadros na fase adulta que estão extremamente ligados às desregulações de hormônio, principalmente pela pausa ou troca de métodos anticoncepcionais como a pílula: "nessa fase de alteração hormonal, que dura cerca de três a seis meses, é muito comum sentir a pele mais oleosa, queda de cabelo e surgimento de acne", explicou Dra. Giovana Moraes, uma das nossas contribuidoras de beleza.

São tantas duvidas e diferentes casos envolvendo acne que decidimos reservar um espaço para que as nossas leitoras contassem tudo sobre os desafios com essa condição. A vontade de trazê-las para o escritório já é algo antigo por aqui e amamos realizar esse projeto e trocar tanta informação e ideias sobre o assunto. A inspiração veio depois de tantos feedbacks positivos sobre a matéria com a nossa co-founder, @ManuelaBordasch, que compartilhou tudo sobre o seu tratamento para acne adulta e gerou diversos comentários de mulheres que também queriam compartilhar suas histórias. O resultado - lindo - desse projeto está abaixo: 

karyn mattos - acne - pele - leitora - steal the look

Ela entrou aqui no escritório cheia de estilo, com um conjunto em alfaiataria incrível e disposta a passar algumas horinhas conversando sobre acne, um desafio de skincare que a acompanha há anos - em 2013, a Karyn viveu um dos seus maiores picos com espinhas. Aos 17 anos, ela começou o primeiro tratamento com Roacutan, uma das medicações mais conhecidas para acne, e sofreu com os efeitos-colaterais como ressecamento e irritação em áreas sensíveis, meses iniciais com muitas espinhas em graus avançados de inflamação e a consequente queda na autoestima. Depois, aos 25, a Ká retornou o tratamento já que a acne estava de volta e de maneira intensa na pele. Porém, nesse segundo momento o tratamento durou cinco meses. 

De lá para cá, foram muitos altos e baixos: "atualmente, a minha pele é e reflete o meu bem-estar. Por isso os cuidados são tão importantes para mim", contou Karyn. O diferencial dos seus cuidados com acne foi a procura de profissionais que também avaliaram a alimentação. O diagnóstico chegou e a Ká seguiu uma dieta mais limpa com menos carboidratos, glúten - que causa inflamações no corpo e piora os quadros de acne - e maior ingestão de água.

karyn mattos - pele - acne - leitoras - stl

Atualmente, a Karyn possui leve manchinhas na pele e encara a acne de maneira mais leve. A maquiagem chega como uma aliada mas não de maneira obrigatória e negativa como na época de quadros de acne intensa. Além disso, ela abandonou todos os remédios de uso oral, pílula anticoncepcional e prefere seguir os seus cuidados de maneira mais natural com controle na alimentação. 

produtos - pele - karyn - acne - stl

O mais bacana foi ter entendido a evolução da Ká: "antes eu não conseguia sair sem maquiagem e passava o dia todo tentando esconder minhas espinhas. Hoje, em vários momentos saio na rua sem nada no rosto e está tudo bem, sabe?". A gata também contou que na sua rotina de make e skincare, alguns produtos fundamentais como protetor solar e água termal não podem faltar! 

mari freitas - pele - acne - produtos - leitoras stl

Impossível não se apaixonar pelo carisma da Mari Freire. A gata nunca sofreu com acne durante a adolescência, muito pelo contrário: sempre teve a pele bem lisinha e livre de espinhas. No entanto, a pausa de um mês no uso do anticoncepcional foi o start de todos os desafios de pele enfrentados por Mari. "Eu não me reconhecia, me olhava no espelho e achava tudo péssimo em mim, meu cabelo, minha pele, meu corpo. Mexeu muito com a minha autoestima, principalmente por nunca ter passado por isso." Além de sofrer com acne no rosto também, a Mari sentiu as espinhas nas costas e colo: "por muito tempo eu só usei blusa fechada."

A maquiagem também era um desafio: "eu acordava meia hora mais cedo só para me maquiar. Tinha uns quatro tons de base em casa para camuflar diferentes espinhas." Hoje, a Mari está mais segura e confiante após ter enfrentado a acne com um cuidado para lá de especial!

mari - freitas - pele - acne - leitoras stl

"Deixei de lado dermocosméticos para apostar em cuidados naturais. Descobri os benefícios da argila verde e branca nos cuidados com a pele, que são adstringentes e anti-inflamatórias, e passei a usar sabonete de aroeira na pele." Segundo Mari, a natureza possui diversos ingredientes poderosos e pouco abrasivos que podem dar uma forcinha no skincare. Com esses cuidados e paciência para enfrentar as alterações hormonais, a gata está mais confortável com a sua pele e não segue suas obrigações com a maquiagem como antes. "Make é algo muito mais leve para mim."

sabonete - aroeira - mari - fretas - stl

Espia só o sabonete favorito da Mari para os cuidados com acne. Ah, e a argila branca e verde é utilizada duas vezes por semana (ou mais) como máscara facial. 

missjango - pele - acne - leitoras - stl

Conhecer a Jô Trindade foi entender como a acne pode mexer e desestabilizar nossos planos. Assim como em outros casos de acne adulta, ela enfrentou o desafio causado por desregulações hormonais e sentiu um grande impacto na sua autoestima: "Eu entrei em desespero, não entendia porque tinha tanta acne, olhava para o espelho e ficava nervosa com a minha pele. Além disso, o processo foi extremamente dolorido: "não entendia quem reclamava de acne porque minha pele sempre foi boa. Não sabia a dimensão disso e o quanto mexe com a autoestima das pessoas." 

Mas o maior desafio da Jô foi adiar os planos de uma segunda gravidez por conta dos cuidados com a pele: "comecei o tratamento com Roacutan e deixei para depois esse sonho já que precisei tomar anticoncepcional paralelamente." Depois do processo, não consegui engravidar e me senti muito culpada por ter começado o Roacutan. 

Diferente de outras leitoras, a Jô não tem fotos da época com crise de acne: "acho que eu me traumatizei tanto que apaguei todos os registros daquela fase", contou. 

A solução chegou quando a Jô apostou em uma rotina mais básica de skincare, com poucos e bons produtos, e aprendeu a manusear a pele. "Eu tinha a ideia que quanto mais esfregasse o rosto, mais a acne ia embora. Porém, isso só piorava as inflamações". Outra dica da Jô é fazer um pouco de espuma na mão, aplicar com muito cuidado e evitar o uso de toalhas - é secar ao natural mesmo! Depois de todo esse processo, a atenção com a pele cresceu e motivou a Jô a criar um Instagram onde compartilha todos os seus produtos favoritos e alguns truques por lá. 

carol carlovich - produtos - pele - make - comprar

Para fechar com chave de ouro, a nossa look stealer, @CarolCarlovich, aproveitou o tema para dividir os seus desafios com acne ao longo dos anos. Assim como outros depoimentos, a Cá também passou pelo procedimento com Roacutan e entendeu que muito dos problemas com espinhas eram relacionados ao emocional. 

Passaremos a palavra para que ela possa contar tudo sobre os seus desafios com acne: 

Minha trajetória com a acne já é de longa data e começou lá por volta dos meus 15 anos, quando minha pele e o meu cabelo apresentaram uma oleosidade maior do que o normal. Mas ainda não era nada grave, apareciam algumas espinhas maiores aqui e ali e minha dermatologista (juntamente com a ginecologista) na época optou pela introdução de uma pílula menos invasiva + tratamento tópico. Lembro até hoje que usei o sabonete Suavié da Darrow por bastante tempo. O BOOM mesmo aconteceu durante os vestibulares, quando eu tinha 17 anos e estava uma pilha de nervos. Minha acne sempre esteve muito relacionada ao meu emocional. E foi aí que comecei o tratamento com o Roacutan, que durou 1 ano e 3 meses. Apesar da sequidão nos lábios, olhos e nariz e dos riscos do remédio, meu tratamento foi bem tranquilo! Dos 18 aos 20, eu vivi o sonho da pele perfeita. Mas depois desse período (até o momento atual) a oleosidade voltou e, com certeza por conta do stress, a acne voltou. 

carol carlovich - produtos - acne - pele - espinha

Estou tentando de tudo pra não ter que voltar a tomar o Roacutan, limpando profundamente, hidratando e tonificando, além de passar na dermato todo mês. Mas existem semanas melhores e piores e essa inconstância acaba desanimando a gente, né? Aprendi que a pele é algo que vou ter que cuidar pra sempre e que ela reflete o que tá rolando por dentro. Mantenho vocês atualizadas, mas saibam que, independente da aparência atual da nossa pele, é muito importante trocarmos essas informações e sabermos que não estamos sozinhas quando o assunto é acne e, principalmente, autoestima. 

carol carlovich - produtos - make - pele - comrpar

Adstringente para controle de oleosidade e protetor solar não podem faltar. Para lábios sensibilizados e ressecados, lip balm é a melhor opção. 

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar