fechar Fechar aviso

Musas do Rock

por Julia Abud

Hoje é dia do rock e, claro, não poderíamos deixar passar em branco. Assim como a moda, o rock teve sua evolução com o passar dos anos, e como não poderia ser diferente, o estilo das musas do gênero também.

Pensando nisso, reunimos alguns dos maiores nomes femininos do rock'n'roll desde os anos 60 até hoje para acompanhar as transições dos mais diversos moods rocker ao longo do tempo e provar que as mulheres têm grande força e espaço na cena - e com muita atitude!

Em meio a nomes mais antigos como Janis Joplin, Patti Smith, Joan Jett e Courtney Love, e alguns mais atuais como Avril Lavigne e Taylor Momsen, tem até brasileira marcando presença e mostrando o girl power rockeiro!

Então se você também ama um bom rock, seja ele clássico, glam, punk ou indie, vem com a gente comemorar esse dia e se inspirar nas rainhas do cenário rock'n'roll:

anos 60 - musas - rock - dia - celeb

Anos 60: em primeiro lugar, não tem como deixar de falar de Janis Joplin. Revolucionária, símbolo da força feminina e rainha do rock nos anos 60, teve sua carreira meteórica interrompida por uma causa mortis intensa como ela: overdose. Na mesma década, Tina Turner estreava em sua carreira ao lado de seu marido, Ike Turner. A dupla teve uma separação conturbada no fim da década seguinte. E Joan Baez, que foi revelação na transição dos anos 50 para os 60 com seu folk rock, ganhou força nos EUA e América Latina - inclusive com músicas de protesto - e até ajudou a promover Bob Dylan.

anos 70 - musas - rock - dia - 13 julho

Anos 70: nessa década, alguns dos nomes que mais fizeram sucesso foram Patti Smith, que além de cantora e compositora era escritora, fotógrafa e conhecida por trazer um lado mais feminista à cena e por ser a "poetisa do rock". Debbie Harry, que bombou por formar a banda Blondie e tomar a frente do grupo - que se tornou conhecido mundialmente. E a nossa musa nacional: Rita Lee. Depois de sair dos mutantes, em 1972, começou sua carreira solo e não parou nunca mais.

anos 80 - musas - rock - looks - 13 julho

Anos 80: duvido que você não conheça pelo menos uma música de cada uma dessas mulheres maravilhosas. Annie Lennox, que teve fama tanto com sua banda Eurythmics, quanto com sua carreira solo, é popularmente conhecida por seu sucesso "Sweet Dreams". Joan Jett, que teve "I Love Rock'n'Roll" no primeiríssimo lugar da Billboard no começo da década seguinte, já fez parte da banda The Runaways e seguiu carreira solo, gravando inclusive com Sex Pistols. E Cyndi Lauper, que iniciou sua carreira no fim dos anos 70, estourou "Girls Just Wanna Have Fun". Só músicas incríveis e super atemporais, não é?

anos 90 - musas - looks - moda - 13 julho

Anos 90: muitas de nós somos dessa época, mas mesmo quem não é já está familiarizada com o estilo da década. Com diferentes tipos de rock, temos nomes como Kathleen Hanna, da banda punk Bikini Kill que marca o movimento Riot Grrrl. Bastante crítica e polêmica, a vocalista sempre arrumava formas diferentes de protestar em seus shows. Na mesma época, tínhamos Gwen Stefani fazendo parte do No Doubt antes de seguir sua carreira solo, Courtney Love que além de sua banda denominada Hole, era mulher de ninguém mais, ninguém menos que Kurt Cobain. E por último, mas não menos importante, nosso tesouro nacional, Cássia Eller. 

rock - moda - looks - julho - dia

Anos 2000: os ícones da nossa adolescência estão nessa década. Amy Lee com o metal gótico da banda Evanescence, que teve início em 1995 e ganhou fama em 00's, Avril Lavigne com o amado pop punk em sua incrível carreira solo, Hayley Williams à frente do pop rock - ou rock alternativo - do Paramore e, claro, uma das maiores representantes do rock do nosso país: Pitty. O estilo goth com as saias rodadas, meia calça e All Star estavam muito em alta, quem lembra?

anos 00 - looks - moda - muda - rock

Anos 2010: e dos últimos oito anos para cá, também tivemos a presença feminina na cena do rock! Taylor Momsen, que além de ser modelo e atuar na série Gossip Girl, criou a banda The Pretty Reckless em 2009 e teve seu primeiro álbum lançado em 2010, gerando um de seus singles de sucesso "Make Me Wanna Die". A banda Haim, criada pelas três irmãs Alana, Este e Danielle, teve seu boom em 2012 e lançou seu primeiro álbum "Days Are Gone" no ano seguinte. E representando o cenário nacional temos Salma Jô no vocal da banda goiana Carne Doce, que está na ativa desde 2013 e tem conquistado o público nos últimos anos.

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar