Nossos livros de Moda preferidos

por The Look Stealers

O Steal the Look também é cultura, viu? A gente respira moda desde a hora que acorda, confere as redes sociais e escolhe o outfit, até aquele momento de relaxar e colocar as leituras em dia - leitura de revistas, de sites e de livros também! Porque moda não é só gostar de comprar, o universo que envolve o assunto é muito mais amplo do que o look do dia, e estar informado e conhecer a história da moda é essencial. Claro que ninguém precisa ser uma enciclopédia ambulante, mas ler sobre o que a gente gosta é sempre uma delícia.

Por isso viemos dividir nossos livros de moda preferidos, aqueles que a gente gosta de ler e reler, e que aprendemos algo novo a cada página. Boa leitura ;)

manuela bordasch indica livros de moda

"Esses foram alguns dos livros que li pra fazer meu TCC (cujo tema era A Inserção do Fast Fashion na Cultura Brasileira) e desde então sempre indico quando alguém me pede referências de livros de moda. Ismos explica de uma forma simples e fácil o quanto a moda nada mais é do que o reflexo da sociedade, em todos os sentidos. O império do efêmero foi um dos vários livros que li do filósofo Gilles Lipovetsky, e pra mim esse título em especial faz cada vez mais sentido. Por fim, a Revolução do Fast-Fashion é um beabá desse conceito, cada vez mais consumido por todos nós."

catharina dieterich indica livros de moda

"Três livros bem diferentes, mas todos muito legais pra quem ama moda, ou sonha em trabalhar nesse mercado. O livro da Kelly Cutrone, uma das assessoras de imprensa mais bem sucedidas do mundo da moda nos Estados Unidos, If you Have to Cry, Go Outside, conta histórias vividas pela autora, episódios do negócio dela, e ainda nos mostra como temos que ser fortes pra conseguirmos ser bem sucedidos nesse meio.

Já o livro do André Nicolau, A Moda Imita a Vida, fala basicamente sobre construção de marca, como encontrar sua identidade, linguagem, etc, e como isso é importante para todo tipo de marca. 

Como ser uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo, escrito em conjunto por Caroline De Maigret, Sophie Mas e Anne Berest, é um livro leve, quase bobo, mas muito divertido! Não foi escrito pra te ajudar a conquistar uma tão sonhada vaga de moda, mas vale a leitura pra dar boas risadas sobre o estilo e atitude das francesas!"

arthur chini indica livros de moda

"Sempre amei biografias, principalmente como fonte de informações históricas sobre algum tema. Não existe maneira melhor entender a moda e sua evolução do que conhecer a vida extraordinária de algumas pessoas que moldaram o cenário fashion. O primeiro livro que eu escolhi, The Beautiful Fall, fala sobre a amizade/rivalidade histórica de Karl Lagerfeld e Yves Saint Laurent, os gigantes da moda na década de 70. Além de mostrar detalhadamente o mundo fashion da época, o livro também conta umas fofocas ótimasprincipalmente envolvendo Jacques de Bascher, o boy que conquistou tanto Karl quanto Saint Laurent. 

O segundo, Grace, é a genial autobiografia de Grace Coddington, uma das maiores lendas vivas da moda. É impossível terminar o livro sem se apaixonar por ela e pela vida incrível que ela teve. Por último, DV, sobre a vida de Diana Vreeland, primeira-dama eterna da moda e a primeira grande editora da Vogue americana."

marina domingues indica livros de moda

"Amo olhar pra trás para entender a moda de hoje, e é exatamente isso que o livro Cronologia da Moda faz, nos mostra um olhar detalhado do passado, com direito a uma linha do tempo da moda, e perfis de designers consagrados, com ilustrações belíssimas. É uma aula de história da moda a cada página. 

Já em Rainha da Moda, vemos Maria Antonieta, uma personagem que transformou a moda de seu tempo e revolucionou tudo que se vestia naquela época (vale também assistir o filme de Sofia Coppola sobre a rainha, é uma visão mais fantasiosa, mas imperdível). 

E para falar um pouco de Brasil, o livro do editor de moda Paulo Martinez é desses que tem que ler. Sua história se confunde com a moda nacional, e a autobriografia nassa sua trajetória com depoimentos de pessoas marcantes no mercado e imagens lindas."

samara tavares indica livros de moda

"O livro Design Thinking não é sobre moda, mas recomendo pra quem tem interesse na área de design. No livro, o autor mostra que existe uma grande diferença entre ser um designer e pensar como um. Segundo Tim Brown, todos deveríam pensar como um designer (mesmo que você não seja da área) para inovar e sair à frente nas empresas e na vida.

Marketing e moda andam juntos, todos nós sabemos! E nesse livro vemos como somos influenciados por marcas, e todo o processo do marketing desde à criação de um produto até a chegada dele no consumidor. É incrível.

Já em Glamour, vemos a seleção de Diana Vreeland de moda, fotografia e comportamento e o conceito dessa palavra para ela. Tem imagens incríveis e suas observações do mundo da moda."

karina facci indica livros de moda

"O livro A História da Arte, de Enerst Gombrich, é um clássico do tema e apresenta um panorama geral dos períodos e escolas, bem fácil de entender. É ótimo porque você consegue identificar os artistas pelos períodos e entender o porquê de manifestarem a arte em suas formas, em relação aos acontecimentos dos respectivos períodos.

O Livro Negro do Estilo, Nina Garcia, é um livro bem leve, pra passar o tempo! Explica o que são boas compras e investimentos quando tratamos de roupas e acessórios e dá dicas certeiras pra se ter um estilo pessoal perceptível e encontrar boas soluções pra se vestir pra vida.

Tudo Sobre Moda é outro livro imperdével, se você gosta de moda. O livro apresenta os períodos da história da moda em séculos, e com isso conseguimos tentar relacionar o tipo de vestimenta ao período histórico - o mais legal é que dá pra compreender que a moda realmente é uma expressão, resultado do seu tempo no contexto socio-cultural, modo de vida e tudo o que pode influenciar para que se tranforme em roupas. Amo fazer esse tipo de associação para, assim, tentar entender melhor as civilizações, sociedade como um todo, bem como o que vivemos hoje."

andressa almeida indica livros de moda

"Nos posts do STL a gente vive falando de inspirações, mas é bom lembrarmos que muitas referência vem de muitos anos atrás. Conhecer estilos de roupas que faziam sucesso antigamente, ou poder ver essa transformação que acontece na moda e perceber que, no fim, usamos as mesmas peças de anos atrás é muito legal. Além disso, o livro A Moda da Década fala também sobre como o momento do mundo influencia na moda desde sempre.

O livro Consumo de Moda é muito interessante pelo fato de abordar a relação entre marca e consumidores, ele investiga o que faz as pessoas quererem consumir tais objetos e aquilo se tornar item de desejo. Vale a pena!

50 ícones que Inspiram a Moda é feito para a gente se inspirar mesmo. O livro tem muitas fotos de trajes que marcaram época, conta tudo sobre a trajetória de grandes estilistas, como Alexander McQueen, e explica muito sobre o desenvolvimento de estilo de cada um."

thais cézare indica livros de moda

"Leandra Medine conta de uma maneira super divertida, como sempre, um pouco de sua trajetória pessoal e das roupas que a marcaram em cada um dos momentos.
Casa Gucci revela os detalhes da família por trás da gigante italiana com segredos e episódios dignos de uma novela mexicana - juro!
Por fim, indico Lipovetsky, filósofo francês que dedicou grande parte de sua produção acadêmica ao estudo da moda, do luxo, do consumo e das sociedades que os permitiram evoluir, porque o autor tem sido base para a minha monografia e me encanto cada vez mais com sua obra. Ah, vale dizer que apesar do conteúdo ser mais denso, é fácil de ser entendido e é até didático."

FOLLOW US ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso