STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!
fechar Fechar aviso

O Guia Definitivo para Escolher o Seu Tom Certo de Base

por Lara Lincoln

Bases seriam perfeitas se nos dissessem o tom ideal para a nossa pele. Assim, erros com a cor seriam improváveis e nunca - nunca mesmo - teríamos que passar por situações nas quais olhamos para o espelho e nos deparamos com o tom alaranjado, escuro ou claro demais. Mas já que essa tecnologia não se aplica a todos os produtos do mercado de beauté - alguns já avançaram e possuem partículas que se adaptam à pele e garantem a cor exata - precisamos de algumas técnicas infalíveis que dão uma forcinha na missão e evitam erros. 

Antes de mais nada, você deverá entender o seu tom e subtom de pele: ela se caracteriza como quente, fria ou neutra? Essas respostas são fundamentais para evitar que a base fique desconexa com a cor do resto do corpo. Além disso, escolher a região certa para o teste é fundamental. Ou seja, nada de testar na mão ou braço, ok? E como dica boa é dica compartilhada, abaixo compartilhamos um guia com sete pontos essenciais na hora de investir na sua próxima base. Vem por aqui: 

Jasmine Tookes/Reprodução - maquiagem-beleza-base - base - todas - estúdio
Foto: Jasmine Tookes/Reprodução

1. Identifique o seu tom: entender se a sua pele é clara, média ou escura é o primeiro passo. Dessa forma, você já consegue eliminar diversas outras opções das prateleiras e acertar com mais facilidade dentro do seu nicho. Também vale escolher um tom de transição que não seja tão extremo caso você fique na dúvida sobre em qual apostar. 

Katy Perry/Reprodução - cabelo-maquiagem-red-carpet - blunt bob - todas - red carpet
Foto: Katy Perry/Reprodução

2. Entenda o seu subtom: basicamente, a sua pele é composta por tom + subtom. O subtom é a nuance de fundo que pode ser quente, fria ou neutra. Em geral, o subtom quente é caracterizado por peles com fundo amarelado e dourado, já o subtom frio puxa para peles rosadas. Ah, e também existe o subtom neutro, que são uma mistura de quente e frio.

Um truque para identificar o seu subtom é observar as veias do pulso: veias esverdeadas são relacionadas à pessoas com subtom quente, já as azuis ou violetas indicam o subtom frio. Na maquiagem da Katy Perry - imagem acima - podemos perceber que o subtom escolhido difere do adequado, já que a pele do rosto está com uma base muito amarelada em relação ao colo.

Shay Mitchell/Reprodução - maquiagem-iluminada-penteado - rabo alto messy - todas - estúdio
Foto: Shay Mitchell/Reprodução

3. Teste a cor na linha do maxilar: mãos e pulsos não são boas referências para teste de base e nada melhor do que o seu próprio rosto. O truque é aplicar a base bem na linha do maxilar entre o rosto e o pescoço e escolher a cor que desaparecer nesta região. 

Brooke Testoni/Reprodução - maquiagem-base-cuidados-pele - maquiagem - todas - casa
Foto: Brooke Testoni/Reprodução

4. Na dúvida, aplique um tom de cada lado: ficou entre duas cores? Aproveite para compará-las aplicando uma de cada lado do rosto. Assim, você consegue perceber qual fica melhor no seu tom de pele e dá para comparar ambas ao mesmo tempo. Lembre-se de optar por aquela que desaparecer na pele. 

Natasha Ndlovu/Reprodução - maquiagem-beleza-produtos-backstage-dior - base - todas - estúdio
Foto: Natasha Ndlovu/Reprodução

5. Faça o teste e observe o resultado em diferentes tipos de luz: a iluminação de lojas pode enganar na hora de achar o tom ideal de base - provavelmente você já testou uma base que ficou perfeita na loja e, quando chegou em casa, viu que ela estava bem diferente, certo? Por isso, se tiver tempo, teste a base, saia da loja e vá dar uma volta. Assim, você consegue avaliar o resultado em diferentes cenários, principalmente na luz natural. 

Kendall Jenner/Reprodução - maquiagem-beleza-coque - maquiagem bronzer - todas - estúdio
Foto: Kendall Jenner/Reprodução

6. Dê preferencia para a uniformização do colo: se o seu colo tiver um tom e subtom e o rosto outro, siga a cor do colo para escolher a base do rosto. Essa área é bem maior e difícil de ser neutralizada, enquanto o rosto consegue deixar o resultado total do make mais homogêneo. 

Reprodução - base-dior-backstage-swatch - base - todas - estúdio
Foto: Reprodução

7. Pesquise antes: procure swatches na internet, vá atrás de pessoas que tenham o tom de pele parecido com o seu e entenda as cores da base. Isso já facilita a missão e você consegue ter em mente algumas cores que funcionariam antes mesmo de comprar. 

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar