Os museus de moda mais importantes do mundo

por Thais Cézare

Se você ama viajar, conhecer novas culturas e lugares, sabe muito bem que museus não podem faltar no roteiro, certo? Para a nossa sorte, existem diversos locais espalhados pelo globo e que valem a visita, dá para mergulhar nas histórias mais importantes da humanidade e ainda conferir todos os detalhes de exposições com itens valiosos de grandes nomes da música, cinema, política e cultura. 

A França é um dos principais destinos para quem gosta de conhecer museus, fundações e galerias importantes, além do ultra famoso Louvre, são mais de 40 locais que atraem turistas do mundo todo e, como por aqui, a palavra de ordem é moda, nada mais justo do que separar os museus mais importantes do mundo na categoria. Do Fashion Institute of Technology, em NY, ao Kyoto Costume Institute, no Japão, são diversos points importantes com itens de luxo, bolsas, sapatos e vestidos medievais que contam a trajetória da moda até o século atual, e tem até destino aqui em terras brasileiras - para a nossa sorte. Quer saber quais já entraram para a nossa seleção? Então vem por aqui: 

Os museus de moda mais importantes do mundo

O Christian Dior Museum and Garden é um dos museus mais visitados do mundo. O local foi a casa de infância do designer e se tornou um museu em 1988, com o objetivo de manter viva a lembrança do estilista, reunir coleções permanentes e alguns itens que marcaram a história de Christian Dior. O museu é o único da frança dedicado a um couturier e recebeu o título de "Maison des Illustres" do Ministério da Cultura.

Local: 

1 Rue d'Estouteville, 50400 Granville, França.

Os museus de moda mais importantes do mundo

O New York's Fashion Institute of Technology, possui exposições rotativas e coleções de peças únicas de designers como Chanel, Halston, Alaia e Balenciaga. Com mais de 50 mil peças de vestuário e acessórios do século XVIII, o FIT é visitado por mais de 100 mil pessoas por ano e obteve o credenciamento da Aliança Americana de Museus, um dos maiores reconhecimentos nacionais na categoria. 

Local: 

227 W 27th St, New York, NY 10001, EUA.
Os museus de moda mais importantes do mundo

Se você é apaixonada por bolsas, precisa conhecer o Museum of Bags & Purses - Tassenmuseum Hendrikje. A coleção tem peças desde o século 16, com itens que marcaram a história das bolsas no mundo da moda. Também é interessante entender como esses itens mudaram com a cultura, antes elas eram levadas por dentro das roupas e, depois, passaram a ser vistas como acessórios. Além disso, o museu também reúne peças de importantes celebridades, como a Grace Kelly. 

Local: 

Herengracht 573, 1017 CD Amsterdam, Países Baixos. 

Os museus de moda mais importantes do mundo

O Victoria and Albert Museum é o maior museu do mundo dedicado à arte e ao design, as peças vão desde tecidos indianos a calçados com formas totalmente não anatômicas que já estiveram presentes em culturas diferentes pelo mundo. Na seção da moda, mais de 400 anos de história de roupas masculinas e femininas, os principais itens da coleção incluem vestidos raros do séculos XVII. A melhor parte? A entrada é gratuita. 

Local: 

Cromwell Rd, Knightsbridge, London SW7 2RL, Reino Unido.

Os museus de moda mais importantes do mundo

Ainda recente, o primeiro museu de moda do Brasil, o MUMO, foi inaugurado em dezembro do ano passado. Com iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o MUMO está instalado em um prédio antigo conhecido como "Castelinho da Bahia", antigo Centro de Referência de Moda. No museu, peças e exposições sobre a memória da indústria têxtil de Minas Gerais. 

Local: 

R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte. 

Os museus de moda mais importantes do mundo

Antigo Costume Institute, o Anna Wintour Costume Center, fica localizado dentro do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e tem como curadora a editora chefe da revista Vogue. O espaço possui uma galeria com mais de 390 metros quadrados, mais de 35 mil peças de roupas e acessórios do mundo todo com mais de 700 anos de idade e que representam os cinco continentes do século XV, até hoje.

Local: 

1000 5th Ave, New York, NY 10028, EUA.
Os museus de moda mais importantes do mundo

Se você acompanhou a viagem da nossa Co-Fundadora, Manuela Bordasch, para San Sebastián, deve ter visto todos os detalhes do Balenciaga Museum. O local fica a 30 minutos de San Sebastián e reúne mais de 1.600 peças doadas por colecionadores para celebrar a história do estilista Cristóbal Balenciaga. Construído em uma casa do século 19, o museu possui peças históricas feitas entre 1910 e 1930 e as peças mais famosas dos anos 50 e 60. 

Local:

Aldamar Parkea, 6, 20808 Guetaria, Guipúzcoa, Espanha.

Os museus de moda mais importantes do mundo

O Kyoto Costume Institute é uma das maiores referências em peças nada tradicionais e documentos históricos. O instituto recebeu doações dos principais designers e casas de moda como Louis Vuitton, Chanel, Christian Dior e mais de 1.000 conjuntos da marca japonesa Comme des Garçons. O curador do Kyoto Costume é Akiko Fukai, historiador de vestidos e referência em moda mundial. 

Local: 

103, Shichi-jo, Goshonouchi Minamimachi, Shimogyo-ku, Kyoto, Japan. 

 

Os museus de moda mais importantes do mundo

Criada por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli em 1995, a Fondazione Prada é uma instituição dedicada à arte e cultura contemporânea. O local não é um museu de moda tradicional, mas sim, um espaço para apresentação de diversas exposições. Nos últimos anos, a fundação também promoveu festivais de cinema, como o Tribeca Film Festival at Fondazione Prada. São 19 mil metros quadrados e espaços divididos que guardam coleções de Miucca e Patrizio. 

Local: 

Largo Isarco, 2, 20139 Milano, Itália. 

Os museus de moda mais importantes do mundo

Ama arte, cultura e arquitetura? Então você vai amar conhecer a Foundation Louis Vuitton. Localizada em Paris e projetada por Bernard Arnault de Frank Gehry, a fundação apoia a arte contemporânea nacional e internacional e tem como objetivo continuar o compromisso de Louis Vuitton como patrocinador das artes e cultura. Além disso, o espaço é um monumento referência da arquitetura do século XXI e atrai turistas do mundo todo interessados em conhecer os detalhes do projeto arquitetônico diferenciado da fundação. 

Local: 

8 Avenue du Mahatma Gandhi, 75116 Paris, França. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso