STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!
fechar Fechar aviso

Steal The Look Takes Over the World – Rússia

por The Look Stealers
Não é só o Brasil, o mundo também para em época de Copa. Um dos torneios mais importantes do esporte reúne nações e culturas para provar que o futebol pode ser mais emocionante do que a gente imagina. Em 2018, a Rússia foi o país escolhido para sediar a vigésima primeira edição deste evento esportivo que acontece de quatro e quatro anos e nos desperta o espírito nacionalista mais do que nunca. Diversas pessoas desembarcaram em Moscou para acompanhar de pertinho todos os detalhes da Copa e, claro, que não poderíamos ficar de fora. A musa Beatrice Trochmann, que topou ser a nossa colaboradora nesse período, aterrizou por lá e mostrou tudo o que rola nos spots. Detalhes à parte, passaremos a palavra para ela: 
 
Zdravstvuyte, Look Stealers - a palavra parece complicada, mas é só um oi em russo, não se preocupem!
 
Que a Rússia é um país inusitado e encantador todo mundo sabe, mesmo sem visitar. Mas ela também tem várias outras peculiaridades que só quem já esteve por lá vai saber descrever. Passei nove dias entre São Petersburgo e Moscou, e listo tudo que vi de mais bacana – e alguns alertas para já ir preparada e evitar ao máximo os perrengues, já que quase ninguém fala inglês e o alfabeto deles é o cirílico. Vamos lá!

A Rússia é um país que surpreende em dois pontos principais: um positivo e outro negativo.
 
O positivo é a beleza das cidades, dos prédios, as noites claras de São Petersburgo (praticamente não escurece no verão) e a beleza natural do lugar! O lado ruim é que, infelizmente, como citei antes, quase ninguém fala inglês e também não se esforçam para te entender ou ajudar. É imprescindível ter um tradutor à mão para todas as ocasiões: compras, pedidos nos restaurantes, orientações para se locomover, entre outras coisas.
 
Fiquei dois dias em Moscou e quatro em São Petersburgo - sendo um totalmente dedicado ao jogo do Brasil - e achei ideal! Acho que mais do que isso as coisas começam a ficar repetidas.
russa - moeda - stl - copa - looks
Antes de ir, certifique-se de ter tudo que o governo local exige: um registro de hospedagem assim que chegar no país - seu hotel ou hospedeiro é responsável por fazer esse documento e enviar diretamente ao governo -, aplicativos que facilitem ao máximo sua vida lá - como o Yandex, para táxi, que é muito melhor que Uber lá, além de ser mais barato que os táxis de rua -, aplicativos com mapas, tanto da cidade quanto do metrô, para quem vai usar o transporte público (é muito fácil, acreditem, peguei mais de dez metrôs lá!) e possivelmente um conversor, para controlar suas despesas em rublos - a moeda local.
 
Alertas: a Rússia é um país um pouco restrito em diversos sentidos, principalmente para mulheres e público gay. Eu viajei com minha irmã e não tivemos problema nenhum, mas sabemos que eles são caretas quanto a mulheres viajando sozinhas e demonstração de afeto entre pessoas do mesmo sexo, infelizmente.
 
E como falei acima, use o Yandex para se locomover e não ter dor de cabeça. Os táxis de rua e Uber cobram quanto querem, independente de quanto custa a viagem, e chegam até a parar o carro no meio da rua para subir o valor, já que não tem taxímetro. Tenha isso em mente para garantir uma viagem tranquila e sem problemas!
MOSCOU
 
A cidade é linda, inspiradora e diferente! Durante a estadia, o must do é visitar a Praça Vermelha, que concentra os principais pontos turísticos, como a Catedral de São Basílio, cartão postal da Rússia, o Kremelin de Moscovo, o Mausoléu de Lenin e o shopping GUM, que tem as principais marcas internacionais em um só lugar. Mesmo se não for fazer compras, vale babar nas vitrines e respirar um pouco de moda em um lugar lindo!
 
O Teatro Bolshoi também não pode ficar de fora. Enorme e lindo, tem o melhor balé do mundo. Veja antes se tem alguma apresentação no período em que estiver lá. Senão, uma visita para ver por fora também vale porque é um lugar único no mundo. E tudo isso dá para ser feito em um dia só e tudo a pé sem problema algum.
moscou - stl - copa - russia - looks
O lugar para comprar souvenirs e presentinhos locais é o Izmaylovskiy Vernisazh (Измайловское шоссе), basicamente uma feirinha que tem as matrioskas (bonecas russas), toucas russas, produtos antigos direto da guerra e souvenirs gerais de Moscou e da Rússia. A dica é pechinchar muito, porque o valor estipulado nunca é o preço final. O lugar onde fica a feirinha é lindo e parece ser uma casinha de boneca colorida, ótimo para tirar fotos características do país.
 
Caso não tenha tempo de ir até lá, as compras de souvenirs da viagem podem ser feitas na famosa Arbat Ulitsa, rua super turística que concentra várias lojas de presentes locais, restaurantes e vendedores de rua. Por lá tem ótimos restaurantes nacionais e internacionais, como o Hard Rock Café e a deliciosa hamburgueria americana Shake Shack.
 
Moscou é dívida em círculos (dá para ver pelo mapa) e a hospedagem sempre será melhor quanto mais próxima do centro. Eu fiquei perto da Tverskaya e o lugar é ótimo: não é tão perto dos pontos turísticos, mas é cheio de lojas internacionais e restaurantes legais ao redor, além de ser rico em transporte público.
moscou - looks - copa - russia - stl
SÃO PETERSBURGO
 
Localizada a 700km de Moscou, São Petersburgo tem atrações que tornam a visita à cidade imperdível. Começando pela região da Nevsky Prospekt, avenida principal, que é o melhor lugar para comer, comprar e se hospedar. Fiquei por ali e fiz tudo a pé. Na própria avenida fica a Catedral Kazan, e pertinho dela a Catedral do Sangue Derramado, dois dos principais cartões postal da cidade.
 
A uns 10 minutos andando está o Hermitage, um dos maiores museus do mundo. Reserve um dia para passear por lá e conhecer estes pontos. Há também as atrações mais distantes da cidade que podem ser visitadas de barco. Só não fiz por conta do mau tempo, mas dizem que é imperdível. Veja na recepção do hotel se eles oferecem o pacote ou na própria rua dá para encontrar dezenas de agências de viagens e vendedores com plaquinhas.
sao petersburgo - looks - entrevista - stl - russia

Ainda na região da Nevsky, as opções de restaurantes são infinitas e vai ser difícil escolher um. Comi em três muito bons: Biblioteka, Market Place e Marcellis. Todos tem diversas opções - massas, sopas, grelhados, saladas, drinks etc -, cardápio em inglês e pelo menos uma pessoa na equipe que poderá te atender na língua. 

E é por ali também que você vai encontrar Zara e lojas locais para trazer os souvenirs para a família. Mas tenho duas grandes dicas, uma é pra quem quer ver moda e outra pra quem quer comprar grandes marcas com valores significativamente inferiores. A DLT é uma loja de departamentos gigante que concentra todas as internacionais (tanto moda quanto beleza) em um só lugar. De Gucci a Victoria Beckham, de Acne a Les Specs. É como se fosse uma Sacks russa! E tem tax free, que te ajuda a ter parte do valor da compra de volta antes de deixar o país. Vale a visita, mesmo que você não vá comprar nada. Todos os looks mais incríveis do mundo e das passarelas estarão facilmente a sua disposição em corners e araras exclusivas.

Mas quem quer essas marcas com precinho ótimo deve ir à loja Terminal Outlet. Eu não acreditava quando entrei: Alexander Wang, Gucci, Valentino, Moschino, Balenciaga, entre outras com até 80% de desconto. Claro que você vai ter que dar sorte porque são peças de coleções passadas que vão chegando aos poucos, mas vale super a visita.

sao petersburo - russa - copa - looks - moda
Como falei, a Rússia é um país encantador, mas tem que estar preparado para ir. O país ainda é bem careta, conservador e infelizmente te tratam como mais um mero turista e não vão dar o melhor deles para te receber, diferente de muitos outros países da Europa. Porém, a beleza e as particularidades de cada região vão tornar sua viagem única em relação a experiência. Vivi lá muita coisa que nunca vivi em nenhum outro país. Se tiver disponibilidade, faça como eu e otimize a viagem com mais países (comecei pela Turquia e acabei na Espanha). 
 
Potselui (beijos),
Bia.

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar