Tudo o que você precisa saber sobre pele seca

por Lara Lincoln

Que as brasileiras sofrem com a oleosidade a gente já sabe, o que deixamos passar é que a pele seca também tem espaço entre as brasucas e merece cuidados específicos. E se você faz parte desse time, sabe o valor de um bom hidratante, não é? Ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de pele não se restringe apenas à falta de água e oleosidade natural, ela vem acompanhada de descamação, manchas, rachaduras em pontos específicos e, nos casos mais graves, dermatite atópica - uma inflamação cutânea que pode causar coceira e irritações.

Por isso, os cuidados devem ser redobrados. Os produtos hipoalergênicos e com fórmulas mais leves funcionam melhor e evitam complicações. A situação piora no inverno e a rotina de beleza deve ser intensificada. Escolha fórmulas com ureia, um dos agentes mais famosos na luta contra a desidratação, e também procure por outros ativos como manteiga de karité, óleos naturais - o de amêndoas é uma ótima opção - e a amônia, muito utilizada em produtos capilares e hidratantes corporais. A perda hídrica é característica da pele seca e é exatamente por isso que a hidratação é essencial, ela consegue equilibrar o pH e devolver alguns nutrientes que são perdidos. Pra ajudar na missão, nós separamos os cuidados básicos indispensáveis para esse tipo de pele. Claro que também é super importante frequentar um profissional que consiga indicar um tratamento completo. Olha só:  

Romee Strijd
Foto: Romee Strijd

Lave o rosto, no máximo, duas vezes ao dia. Escolha sabonetes específicos e com fórmulas mais suaves. O tônico também pode fazer parte dos seus cuidados, mas é super importante escolher um menos agressivo e sem álcool na fórmula. 

Jasmine Tookes
Foto: Jasmine Tookes

Escolha um hidratante poderoso para chamar de seu. Diferente da pele oleosa, que precisa de fórmulas mais leves, o rosto seco se adapta a composições potentes. Isso porque a pele absorve toda a água desses produtos e consegue melhorar a elasticidade. Ah, e o mesmo cuidado vale para a região dos olhos, ok? Ela costuma ser ainda mais sensível e também precisa de hidratação. 

Emily DiDonato
Foto: Emily DiDonato

Cuide do seu corpo da mesma forma que você cuida do rosto. O segredo é hidratar bem e escolher produtos específicos para o seu tipo de pele. Algumas áreas são ainda mais ressecadas e sensíveis, como cotovelos, joelhos e calcanhar. Os baratex que funcionam? Bepantol, Vaselina e Nivea Creme. 

pele natural

O simples ato de lavar as mãos pode ressecar a região. Por isso, se você tiver a pele seca, aplique um hidratante para as mãos várias vezes ao dia. Esse produto não pode sair da sua nécessaire e vai aliviar o ressecamento. O mesmo vale para os lábios, que costuma ser super sensível e precisa de lip balms poderosos. 

Grace Elizabeth
Foto: Grace Elizabeth

E sim, a raiz do cabelo da pele seca também é ressecada. Por isso, nada de shampoos de limpeza profunda ou adstringentes. A ideia é escolher fórmulas mais suaves e que não agridam a região. 

Lily Donaldson
Foto: Lily Donaldson

A maquiagem também poder ser uma aliada da pele ressecada. Esqueça o efeito matte e aposte em produtos acetinados. Bases hidratantes e corretivos iluminadores ajudam na missão e são mais confortáveis para a pele seca. Além disso, o resultado da produção fica fresh e natural. 

FOLLOW US ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Fechar aviso