10 dicas infalíveis para criar conteúdo digital pra você e sua marca
Criar conteúdo digital para suas redes sociais pessoais ou empresariais se tornou algo indispensável para o crescimento e o fortalecimento de sua marca. Quem somos nas redes sociais mostra nosso posicionamento em diversos assuntos e como queremos ser lembrados e ao que queremos ser associados.
O Instagram é nossa vitrine e é de extrema importância produzir um conteúdo inteligente e assertivo, focado em seu público alvo. Existem algumas dicas e truques que você pode por em prática para obter o maior aproveitamento das ferramentas oferecidas para os usuários.
Para te dar um empurrãozinho nesse aspecto, nós reunimos as 10 melhores dicas para se criar conteúdo digital rico e engajado. Vem ver:
1. Defina a sua identidade;
Um dos primeiros passos para começar a criar conteúdo digital é definir sua linguagem, imagética e verbal. Tentar criar uma abordagem diferente e não óbvia sobre como você vai se posicionar e o que você vai criar, é essencial. Criar sua estética (visual + verbal) pode gerar mais interação e conexão com o seu público. Além de se tornar uma referência para ele, também define e fortalece a personalidade de sua marca.
2. Não copie;
Não copie conteúdo de outras pessoas ou marcas. É claro que podemos nos inspirar e ter outros conteúdo como referência, mas é importante termos nossa própria abordagem e sermos honestos em tudo aquilo que colocamos no ar. Copiar o conteúdo de outro veículo vai mostrar para seus seguidores a realidade de outra pessoa e não a sua.
3. Frequência - definir uma e mantê-la;
Não poste um conteúdo incrível e depois fique uma semana inteira sem postar. É super importante criar uma frequência que funcione para você e manter essa frequência. Três vezes por semana é um ótima frequência para quem está começando a criar conteúdo digital.
4. Quanto mais natural, melhor;
Deixe os filtros de lado, esqueça o granulado e tudo o que puder deixar a sua foto com cara de vintage, analógica e super tratada e editada. Agora é a hora de um conteúdo mais verdadeiro, e a primeira foto de entregar isso, é em suas fotos e stories. Claro que utilizar câmeras analógicas é super legal, mas nenhum filtro deixa esse efeito de forma natural, né?
5. Pare de procurar o ambiente mais "instagramável" e comece a mostrar a realidade;
Todo mundo ama ter um espaço lindo e instagramável para fazer fotos, é claro. Mas sabemos que no fundo a realidade é outra. Tudo bem aparecer uma bagunça, uma sujeira, um lugar não tão bonito assim. O que importa é o conteúdo que você está entregando e o quanto ele é real e faz sentido para o usuário.
6. Harmonia no feed é legal, mas não se prenda apenas a isso: cada imagem deve ter um significado;
Não existe essa de foto inspiração. Cada imagem, cada vídeo e cada storie deve ter um conteúdo à ser entregue e ter um motivo. Por exemplo, se você tem uma marca de roupa e precisa "limpar" o seu feed com uma foto mais clean, que tal postar uma foto de um detalhe de alguma peça? Procure formas de vender o seu produto mesmo quando pareça ser algo não intencional.
7. Variar o formato do conteúdo;
É super importante para o algoritmo do Instagram variar o formato do conteúdo. Isso é, fazer fotos, stories, vídeos, IGTV's e reels numa frequência semelhante. Não foque todo o seu conteúdo em fotos e abandone por exemplo, ter vídeos no seu feed. Além de ser ótimo para a divulgação orgânica do seu perfil, é ótimo para o usuário.
8. Criar conteúdos compartilháveis;
Criar um bom conteúdo compartilhável é uma forma infalível de divulgação. Quando você cria, por exemplo, um post no feed que muitas pessoas se identificam e compartilham, novas pessoas vão ter acesso à esse conteúdo, o que pode converter em novos seguidores.
9. Interagir o máximo possível com seus seguidores;
Quando mais você interage com seu público e mais eles interagem com você, mais suas publicações são mostradas para novos usuários, como por exemplo, no "explorar" do Instagram. Além do algoritmo, interagir com seus seguidores mostra cuidado e dá ao usuário uma sensação de intimidade e proximidade com você ou sua marca.
Não tente atingir todos os públicos alvos com o seu conteúdo e seu produto. É importante ter um público alvo em mente para poder produzir o seu conteúdo focado, de forma assertiva. Definir um público alvo é uma das principais etapas no planejamento e na criação do seu conteúdo digital. A identificação do segmento que mais vai te oferecer oportunidades e engajamento é essencial, além de orientar o posicionamento e sua atuação nas mídias sociais.