STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

10 dicas para melhorar a sua autoestima

por Andressa Almeida

Trabalhar a autoestima não é nada fácil, afinal, como mulheres, sofremos uma série de pressões sociais desde que nos conhecemos por gente. Quando o assunto é relacionado ao nosso corpo então, fica muito difícil, uma vez que não nos sentimos representadas em campanhas publicitárias e afins e ainda assim, a cobrança pelo shape perfeito vem sem dó e nem piedade. 

Quando comecei meu processo de autoaceitação em 2018 não foi nada fácil, pois se você sofre de baixa autoestima deve saber, que não é simplesmente virar uma chave e pronto, amor próprio instantâneo. O processo é lento, louco e doloroso, pois temos que passar por cima de muitas crenças que temos desde sempre e começar a olhar para essa falta de amor que temos por nós mesmas. Mesmo sendo doloroso, o processo é essencial para que o resultado seja ainda mais libertador.

Eu mesma estou há um ano no meu processo e sinto que tenho um caminho longo pela frente ainda, mas já me sinto muito feliz e orgulhosa de mim por ver onde cheguei, por isso, no meu Instagram faço questão de dividir tudo com quem me acompanha para tentar transmitir o quão bom é a gente se libertar de certas "correntes". Nada mais justo do que vir dividir alguns degraus que passei pra chegar até aqui e considero essenciais para construir uma autoestima linda e longe de julgamento. Continue aqui e saiba que estamos juntas nessa!

autoestima - andressa almeida - unfollow - dicas - frases

DÊ UNFOLLOW SEM MEDO DE SER FELIZ

Uma das minhas primeiras atitudes no meu processo foi a de dar unfollow em contas no Instagram que não me inspiravam de maneira alguma, pelo contrário, me colocavam mais pra baixo, sem eu perceber, claro. Notei que muitas vezes confundia inveja com frustração. Por exemplo, eu me sentia mal por não ter o corpo de certas meninas e, em seguida a culpa vinha em dobro, por não ter o corpo almejado e por estar sendo invejosa. Depois de um tempo reparei que não se tratava de inveja, mas sim de frustrações. Eu fazia o que considerava correto, como por exemplo: dietas doidas, parava de comer, e mesmo assim nada mudava, eu não chegava nem perto do meu objetivo que era o corpo alheio, e aí a frustração vinha com força total. Além disso, preste atenção nas mensagens em que você recebe de perfis "motivacionais", porque muitas delas têm prazo de validade, já que subliminarmente, te dizem que se você não alcançar seus objetivos significa que você é fracassada.

autoestima - andressa almeida - unfollow - dicas - frases

DÊ FOLLOW EM CONTAS QUE VOCÊ REALMENTE SE IDENTIFIQUE

Em contrapartida, siga, engaje e apoie perfis que você se identifique. Perfis que tenham a ver com a sua realidade, que realmente possam te ajudar a mudar para melhor dentro de suas possibilidades e não do impossível. Para mim, foi essencial começar a me enxergar em outros perfis, pois naturalmente fui cada vez mais me aceitando e percebendo que não tem nada de errado comigo, muito pelo contrário, somos mulheres reais, cada uma de uma forma e está tudo bem nisso. Ver corpos fora dos padrões me ajudou a enxergar beleza no não óbvio e me tirou da caixinha onde achava apenas modelos magérrimas bonitas.

autoestima - andressa almeida - unfollow - dicas - frases

PARE DE SE COMPARAR

Ai ai.. a milenar arte de se comparar. Taí um grande problema que nós criamos sendo que não faz o menor sentido, assim como não se amar. Eu sei, é automático olharmos para outra mulher, que julgamos estar fisicamente melhor que nós, e já retornarmos para nós nos julgando totalmente perdedoras e incapazes. Parafraseando uma das minhas musas, Jout Jout diz "você nunca terá o corpo da Gisele Bündchen assim como Gisele Bündchen nunca terá o seu corpo", ou seja, somos todas únicas e isso é lindo. Com certeza a "fulana" que você diz estar melhor que você considera outra "fulana" melhor que ela, entende que o ciclo vicioso deve parar?

autoestima - andressa almeida - qualidade - dicas - frases

VALORIZE SUAS QUALIDADES

Recentemente fiz uma pesquisa no meu Instagram em que a pergunta era: "pensando no seu corpo, você consegue pensar em mais qualidades do que defeitos?", adivinha? 72% responderam que não, e isso é muito triste. Temos o vício de olharmos para nós sempre valorizando mais o que consideramos nossos defeitos. Repare, quantas vezes você olha pra si mesma com carinho, amor e admiração? Pois é, que tal começar a olhar pro seu corpo com mais cuidado? Já reparou como temos medo de machucar as outras pessoas, mas não a nós mesmas? Bora valorizar nossas qualidades e nos botarmos pra cima, mulherada!

Andressa Almeida - lingerie - Lingerie - verão - Stories
Foto: Reprodução Instagram @Eu.Andy
autoestima - andressa almeida - qualidade - dicas - frases

QUESTIONE OS PENSAMENTOS DE ÓDIO CONTRA VOCÊ MESMA QUE TANTO ACREDITA

Reparou como quando odiamos alguma parte do nosso corpo ficamos repetindo isso milhões de vezes sem parar para se questionar? Outro ponto super importante, os pensamentos que você tem sobre si mesma, você já se questionou estes também? Pare para analisar esses pensamento e pegue-os  "no flagra", comece a desconfiar deles, será que são verdades e você concorda 100% com eles? Ou será que são pensamentos frutos de crenças que a sociedade impôs e você nem se quer os questiona? 

autoestima - andressa almeida - confiança - dicas - frases

CONFIE NO SEU PROCESSO

O processo é seu e ninguém têm nada com isso. Mais uma vez, não compare o seu momento com o de outra pessoa, ela também está no processo dela e as circunstâncias são diferentes das suas. Além disso, NÃO desconfie do seu processo achando que está lento, errado ou de um jeito que você não gostaria, pois ele acontece exatamente do jeitinho que tem que acontecer, apenas confie nele e não desista, por mais difícil que seja, o resultado sempre vem.

autoestima - andressa almeida - qualidade - dicas - frases

PARE DE PENSAR NO QUE OS OUTROS PENSAM

Estamos sempre tão preocupadas com o que vão dizer e não paramos pra pensar que esses "outros" provavelmente também estão pensando "nos outros" e assim por diante, ou seja, ninguém está tão preocupado assim com você, cada um está preocupado com o que vão pensar de si, entende? É uma loucura percebermos que estamos mais preocupadas com o julgamento alheio do que os que temos a respeito de nós mesmas. Outro ponto que estive pensando outro dia, cada vez que vejo uma mulher que admiro muito por demonstrar suas inseguranças e  seu corpo fora do padrão, minha admiração por ela fica ainda maior, ou seja, o resultado é o contrário. E se alguém por acaso achar que tem algo de errado em você, que impacto isso tem na sua vida se você não der o devido valor? Pois é, sei que na prática é mais difícil, mas ligar o foda-se para os outros muitas vezes é preciso.

autoestima - andressa almeida - qualidade - dicas - frases

ELOGIE E SAIBA RECEBER ELOGIO

"support your local girl gang" - não deixe de apoiar suas amigas em seus projetos e colocá-las para cima. Apoie, se interesse, elogie suas qualidades e respeite outras mulheres que estão em seus devidos processos, afinal, não sabemos quão duro está sendo para ela. Em contrapartida, saiba ser elogiada. Você é foda e não precisa automaticamente responder o elogio com "mas nisso sou ruim" acusando um "defeito". Aceite que você pode sim ser foda! Receba e agradeça!

autoestima - andressa almeida - qualidade - Verão - frases
PRESTE ATENÇÃO NAS PESSOAS QUE TE CERCAM
 
Seguindo a lógica de quem você segue nas redes sociais, fique atenta às pessoas que te cercam, se elas te colocam pra cima ou estão sempre achando em você coisas que pode melhorar ou mudar, isso faz muita diferença no seu processo.  
autoestima - andressa almeida - confiança - dicas - frases

PERMITA-SE AMAR-SE

... e olhar para si com mais gratidão, respeito e admiração. Você é digna desse cuidado e amor próprio!

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar