10 Dicas para Trabalhar com Moda

por The Look Stealers

E ainda tem gente que acha que trabalhar com moda é hobby! Ao contrário do que a grande maioria imagina, trabalhar com o recheio do guarda-roupa está bem longe de ser só festa – mas também, quando queremos festar sai debaixo que é com a gente mesmo!.

O mundo da moda envolve muita ralação por trás das câmeras, contratos milionários, e um trabalho 24 horas, afinal as mudanças de comportamento não tiram férias e as novas tendências não explodem só em horário comercial.

Já deu canseira? Então segura o fôlego aí e confira as nossas 10 dicas para trabalhar com moda antes de mergulhar de cabeça nesse universo frenético:

jenna-lyons
Foto: Jenna Lyons, diretora criativa da J. Crew.

1. Moda Não é Hollywood: Nem pense em entrar na moda para ser famosa. Acredite. Para meia dúzia brilhar no front row, existe uma centena de pessoas ralando MUITO nos bastidores. E não ter a cara estampada na próxima coluna social não te faz nem um pouco menos cool!

2. Feche a Bolsa: Como diria Sophia Amoruso no livro #GIRLBOSS, trabalhar com moda não é uma extensão de ir ao shopping. Ou seja, não saia por aí comprando tudo o que você pode e o que não pode também. Use sua sabedoria fashion para fazer escolhas conscientes! 

3. Seja Sincera: Parece clichê, mas uma das piores coisas é bancar a "sabe-tudo" - mesmo quando você sabe tudo. Claro que não é para se fingir de bobinha, mas o objetivo é não parecer arrogante. E, NUNCA tenha medo de perguntar o que não entendeu, afinal conhecimento nunca é demais.

leandra-medine
Foto: Leandra Medine, a mente criativa por trás do blog Man Repeller.

4. Leia! Leia Muito: E não é só "look do dia", pelo amor de deus! Leia revistas de moda e comportamento; sites de notícia; artigos em blogs e portais; livros das mais diversas seções da livraria. Porque a moda é o reflexo de tudo o que rola de importante na sociedade através do jeito de se vestir!

5. Se Atualize: Estude história para entender de onde vieram, onde estão e para onde vão os moods que foram, são e serão referência das tendências que chegam às araras, e logo no seu guarda-roupa. Além disso, vale sempre fazer cursos sobre as áreas que se misturam com o mundo da moda, e que complementem a sua formação.

sophia-amoruso
Foto: Sophia Amoruso, fundadora da Nasty Gal, mergulhada nas encomendas do e-commerce.

6. Não Tenha Medo de Tentar: "Ah, mas eu nunca vou conseguir trabalhar lá!". Cala boca e para com o pessimismo! Essa atitude negativa não vai te levar a lugar algum. Acredite no seu potencial e, por mais que você não seja a melhor escolha para a vaga, convença e cumpra a promessa de que você não vai parar de tentar até ser a melhor.

7. Nunca Empine o Nariz: Do faxineiro ao chefão da empresa, seja legal com todos. Não tem nada pior do que um "nariz em pé" no escritório! Manter os pés no chão mesmo quando o seu cargo é lá no topo é um dos segredos para ir longe e construir uma carreira.

8. "Não é Meu Trabalho": Essa é outra dica roubada do #GIRLBOSS, e é muito boa simplesmente porque é bastante comum. Claro que não para aquelas situações abusivas e que também são bastante comuns na moda, infelizmente. Mas, shit happens e pode não ser seu trabalho, mas você precisa colocar a mão na massa e cobrir um colega, ajudar em alguma emergência e até trabalhar no feriado de última hora.

Acredite, carregar caixas, passar roupa e servir cafézinho não é o fim do mundo. Além de ganhar pontos com o chefe, isso só prova o quão profissional você é.

diabo-veste-prada
Foto: Cena do filme "O Diabo Veste Prada"

9. Ame o Seu Trabalho: Prepare-se para virar noites e dias e trabalhar mesmo quando se está de folga já que a moda não tira férias! Por isso, é mais do que fundamental que você AME o que você faz e o LUGAR onde você trabalha! Ou seja, pense duas vezes antes de aceitar um emprego e pular fora na semana seguinte.

10. Seja Você Mesma: a dica mais tosca de todas é também uma das mais valiosas. Afinal, se você quer trabalhar com moda, você não é atriz e, mais cedo ou mais tarde, alguém vai descobrir sua personagem, se você não for verdadeira. Além disso, ser autêntica é uma das qualidades mais valorizadas e importantes para se ir longe nesse meio.

Se identificou com todos os itens acima? Então tá esperando o que para enviar o seu currículo para TODOS os lugares que você já sonhou em trabalhar? Alô [email protected] porque não é preciso ter uma vaga anunciada para alguém AMAR o seu currículo e te chamar para uma entrevista, mesmo que 6 meses depois (sim, acontece). 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar
Houve algum erro ao processar sua requisição