A quarentena está nos abrindo para novos horizontes, o tempo livre em casa dá a oportunidade para aprendermos várias coisas - de cozinhar coisas novas à algo que grande parte das mulheres estão acostumadas a fazer com profissionais: as unhas.
Quem já está acostumada a fazer as unhas em casa sabe bem que é preciso de prática e paciência, mas está longe de ser um bicho de sete cabeças. Por isso reunimos aqui alguns truques que podem te ajudar a fazer aquela manicure profissional sozinha durante essa quarentena. Vem com a gente:
Primeiro, tenha os itens necessário para conseguir se virar em casa. Essa é uma lista de alguns essenciais que você precisa ter:
- Cortador de unha
- Alicate de cutícula
- Lixa de unha
- Afastador de cutícula
- Palito
- Algodão
- Acetona ou removedor de esmalte
- Esmaltes, base transparente, óleo secante
Para quem é inciante na arte de fazer as unhas em casa, essa é uma das ordens que você pode seguir seguir:
- Tirar qualquer resquício de esmalte que tenha nas unhas
- Cortar, caso você ache necessário, e lixar para suavizar as pontas e definir um formato (quadrada, oval, pontuda...)
- Polir a superfície das unhas
- Hidratar as cutículas, e então afastá-las ou tirá-las com alicate
- Passar uma camada de base
- Pintar com o esmalte. Aplicar uma segunda demão
- Esperar secar e tirar os borrões com palito, algodão e acetona
Deu check em tudo? Então agora fique com algumas dicas espertas que vão facilitar o seu trabalho!
Assim você não precisa deixar as unhas de molho, evitando uma etapa! Depois do banho as cutículas já estão amolecidas e fica mais fácil de tirar ou empurrá-las.
Essa é uma dica da nossa co-founder, Catharina Dieterich: "eu pinto as unhas dos dedões por ultimo, pra poder usar os dedões pra limpar os cantinhos e evitar usar o palito".
Ou seja, se você for destra, comece pintando sua mão direita. Com a mão não-dominante é sempre mais difícil, então comece por ela enquanto você ainda tem paciência para ocasionais borrões (sim, fazer a unha pode ser estressante).
Sempre espere o esmalte secar! E aí você pode tirar os borrões dos dedos no banho, lavando as mãos com água quente ou com palito, algodão e acetona. Mas nunca faça isso com o esmalte ainda molhado, o risco de estragar alguma unha é grande.
Não pinte a unha de uma vez só. Comece bem devagarinho com o pincel no meio da unha até chegar na cutícula, para então preencher os cantos. E evite passar o pincel várias vezes, o ideal é que você consiga prencher a unha com três pinceladas.
Se você não tem o hábito de tirar as cutículas, apenas hidrate com algum creme próprio para isso ou com alternativas como Bepantol e alguns tipos de lip balms que são mais densos.
Fazer as unhas antes de dormir é pedir para que elas acordem amassadas e com marcas de cabelo! Faça mais cedo para que dê tempo de secar totalmente.
Além de passar a base nas unhas antes de aplicar o esmalte, passe um pouquinho na pele dos cantos - isso ajuda a tirar os borrões de esmaltes escuros sem fazer muita bagunça.
Sim, esperar o esmalte secar é um saco e é sempre o momento em que um desastre pode acontecer. Então acelere o processo com óleos ou sprays secantes.
Se não tiver nenhum produto secante por perto, vale mergulhar as unhas em um potinho com água e gelo! A água gelada ajuda a secar mais rápido e impede a formação de bolinhas no esmalte.