Quando o Steal The Look me desafiou a montar uma lista de filmes de moda (mas que não são, necessariamente, sobre o tema), eu sabia que não poderia vir com qualquer coisa óbvia, como O Diabo Veste Prada e Bonequinha de Luxo. Apesar dos dois filmes serem excelentes e merecedores do topo de qualquer lista, há tantas outras produções menos comentadas que também merecem destaque. Juntei aqui 10 filmes que valem um olhar fashion:
com milhões e sem carinho (1961)
A produção dirigida por Anthony Asquith estrela a musa italiana Sophia Loren e tem o figurino assinado por ninguém menos que Pierre Balmain. Uma quase comédia romântica que além de divertida enche os olhos com os looks e acessórios espetaculares.
charada (1963)
Estrelado por Audrey Hepburn e Cary Grant, dirigido por Stanley Donen, a produção filmada em Paris traz o que há de mais maravilhoso da moda dos anos 60 e de Givenchy.
Disponível para aluguel ou compra na plataforma Google Play.
alta sociedade (1956)
Dirigido por Charles Walters, co-estrelado por Frank Sinatra e Bing Crosby, foi o último filme de Grace Kelly, antes de se tornar a princesa de Mônaco. Seus maravilhosos e impecáveis looks foram criados por Helen Rose, que também foi quem assinou o seu vestido de casamento com o Príncipe Rainier III de Mônaco.
e o vento levou… (1939)
Se os perfeitos longos de Scarlett O’Hara não te impressionam, nada vai. Um clássico do cinema dirigido por Victor Fleming estrelando Clark Gable e Vivian Leigh que deve ser assistido por todos.
Disponível em HBO Max e Apple TV.
annie hall (1977)
Dirigido por Woody Allen, o filme foi o que nos apresentou a Diane Keaton e seu estilo atemporal e extremamente cool com os figurinos de Ruth Morley. Só de falar sobre a produção eu já quero sair hoje com uma camisa social, gravata e um colete descolado.
Disponível em Apple TV e Google Play.
procura-se Susan desesperadamente (1985)
Madonna na sua versão mais Madonna possível nessa produção dirigida por Susan Seidelman. Os figurinos de Santo Loquasto fizeram parte dos sonhos de consumo de toda uma geração. Um estilo radical e caótico que misturava peças vintage e customizadas, com a lingerie aparecendo e uma composição de excesso de acessórios junto ao crucifixo mais cool que já foi feito é talvez mais lembrado que a própria estória do filme.
mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)
Poucas coisas são mais anos 80 que essa produção de Pedro Almodóvar. E já com este diretor, não preciso dizer mais nada. As cores, as estampas e a estrutura do figurino desenvolvido por José Maria de Cossío e Humberto Cornejo estão para sempre gravados na mente de quem assistiu.
Disponível na Netflix.
uma linda mulher (1990)
Julia Roberts, Richard Gere, o hotel, a ópera e o maior erro de uma vendedora de roupas da Rodeo Drive. O filme de Garry Marshall produzido pela Disney gerou looks tão icônicos, assinados por Marilyn Vance, que mesmo décadas após o seu lançamento são usados como referência por diversas marcas. Ambas Zara e Shein recentemente lançaram vestidos de petit poá nas mesmas cores que Vivian vestiu para o jogo de Polo.
Disponível no Star+.
as patricinhas de beverly hills (1995)
E já que mencionamos Rodeo Drive, não poderia deixar de fora um dos meus favoritos e o filme que nos ensinou o que era Alaïa. O filme, inspirado na obra Emma de Jane Austin, foi dirigido por Amy Heckerling que lançou a carreira de Alicia Silverstone, Brittany Murphy e Paul Rudd, e é considerado o primeiro filme adolescente “não-tão-inocente” - sem Clueless, não haveria Garotas Malvadas.
Nenhuma obra cinematografia representou tão bem os diferentes movimento de estilos dos anos 1990, o que mostra a genialidade da figurinista Mona May. E por favor, alguém me passe o contato de um programador que possa reproduzir o armário digital de Cher Horowitz.
Disponível em Apple TV, Netflix e Google Play.
quase famosos (2000)
O filme dirigido por Cameron Crowe foi um movimento cultural. Das músicas a direção de arte, do elenco ao roteiro inesperado, poucos filmes se tornaram tão icônicos. Mesmo que você não tenha assistido à obra, certamente tem alguma referência visual dela. Os figurinos são assinados por Betsy Heimann, que trouxe de volta à moda os óculos redondos de Janis Joplin e John Lennon - e ainda destaco, nada é mais cool que Kate Hudson vestida de groupie.
Disponível em Apple TV, Star+ e Google Play.
Alguns títulos que merecem uma menção honrosa, mas que ficaram para uma próxima lista: Coco Antes de Chanel (2009), Bonnie and Clyde (1967), Marie Antonieta (2006) de Sophia Coppola e o divertidíssimo documentário falso francês Qui êtes-vous, Polly Maggoo? (1966).