10 Filmes que Toda Fashion Girl Precisa Assistir – Parte I

por Gabriela Bonomi

Se você está aqui é porque ama moda - disso temos certeza. Para te ajudar a ter mais e mais referências (das boas) para compartilhar por aí em mesas de bar regadas a bons vinhos, resolvemos buscar alguns filmes que carregam seu enredo a moda como uma de suas principais características. Ou seja, figurinos de tirar o fôlego é o mínimo que você poderá encontrar em 20 títulos de peso, sendo dez deles separados nessa primeira lista preciosa que deverá ser vista com atenção em pelo menos uma semana. Preparada? Aqui vai um gostinho do que você não pode perder: 

it girl - filme - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Funny Face - Stanley Donen, 1957: É o básico para quem - no mínimo - gosta de moda. Depois de muita busca, o fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire) encontra Jo Stockton, sua modelo perfeita. Ela é uma jovem tímida e linda, que é levada para Paris para brilhar e deixar o rival do fotógrafo morrendo de inveja. Figurino de Edith Head. Esse musical é praticamente um desfile de moda com música. Desde os vestidos Givenchy customizados de Jo (incluindo um vestido de noiva romanticamente moderno) até referências de nomes famosos da moda como Diana Vreeland.

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

An Education - Lone Scherfig: Carey Mulligan interpreta Jenny, uma garota de 16 anos que é surpreendida com a chegada de um homem mais velho e inteligente (Peter Sarsgaard). Situado nos anos 50 e 60 de Londres, o filme narra a educação de Jenny e o seu início na vida adulta - por meio de sua própria transformação de estilo: de uniforme escolar para roupas super glamourosas.

it girl - blusa - vestido  - meia estação - street style
Foto: Steal The Look

How To Steal A Milion - William Wyler, 1966: Uma filha tenta livrar seu pai da prisão ao descobrir que uma escultura falsificada feita por ele foi parar em um museu. Ela contrata um ladrão para roubá-la antes que alguém descubra a farsa. O que ela não sabia é que estava contratando um detetive.

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Annie Hall - Woody Allen, 1977: Junto com o Le Smoking da YSL, agradecemos a Annie Hall, do Woody Allen, pelo apelo duradouro de mulheres vestidas com roupas masculinas. A Annie, Diane Keaton, é um capricho por centímetro quadrado e é ousada em looks seriamente icônicos.

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Blow-Up - Michelangelo Antonioni, 1966: O filme exala o estilo dos anos 60, já que gira em torno da tentativa de um fotógrafo de moda desvendar um mistério de assassinato provocativo. Do vestido revelador da super-model Verushka à uma cena com Jane Birkin com olhos de corça, o filme tem figurino de tirar o fôlego. 

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Breakfast at Tiffany’s - Blake Edwards, 1961: Holly Golightly é uma garota de programa que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante, que se torna seu vizinho e com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica. Além de todo o figurino ter sido assinado por Hubert de Givenchy.

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Breathless - Jean-Luc Godard, 1960: Estrelando o pixie cut - e ostentando Jean Seberg - a obra-prima de Jean-Luc Godard é uma lição de estilo atemporal, com uma pitada de diversão cativante para o apelo francês da new wave. Nunca alguém usou listras tão bem desde então. Michel Poiccard, um ladrão de carros, anarquista, mata o policial que o perseguia em uma moto. Em Paris, ele encontra a sua amiga americana Patricia Franchini e vira seu amante.

it girl - blusa - vestido  - inverno - street style
Foto: Steal The Look

Sabrina - Billy Wilder, 1954: Sabrina é uma garota do interior e volta para casa após dois anos em Paris como uma bela jovem e imediatamente chama a atenção de David, o filho playboy dos empregadores ricos de seu pai. David corteja e conquista Sabrina, que sempre foi apaixonada por ele. No entanto, o seu romance é ameaçado pelo irmão mais velho de David, Linus, que dirige os negócios da família. O figurino é todo assinado por Hubert de Givenchy e Edith Head.

it girl - blusa - vestido  - meia estação - street style
Foto: Steal The Look

Klute - Alan Pakula, 1971:  Estrelando Jane Fonda como Bree Daniels, uma garota de programa de primeira classe e aspirante a atriz em Nova York, Klute é misterioso e cheio de suspense. O guarda-roupa de Bree é pura magia dos anos 70. Ninguém mais usou um trench coat e botas até o joelho com tamanha esperteza.  Jane Fonda ganhou um Oscar no papel de uma prostituta neurótica de Manhattan que se envolve com um detetive que está investigando o assassinato de um magnata.

it girl - calca-boina-terno - salto baixo - meia estação - street style
Foto: Steal The Look

Paris - When It Sizzles - Richard Quine, 1964: Um roteirista que mora em Paris fica procrastinando durante meses, e agora lhe restam apenas dois dias para terminar um projeto. Sua secretária cria uma sequência de enredos absurdos, que acabam indo para a tela. Figurino assinado por Hubert de Givenchy.

Você também vai gostar