10 looks com coturno para usar durante todo o inverno

por The Look Stealers

O coturno é o sapato perfeito para o inverno por sua versatilidade, durabilidade e pela proteção que oferece aos nossos pés. Não é à toa que looks com coturno são muito usados nessa época do ano. Eles garantem estilo e ainda nos mantêm quentinhas durante os dias frios.

Mas não é só por causa disso que amamos esse sapato. Unindo história, significado político e funcionalidade, ele é interessante para além da estética. Por isso, reunimos inspirações de looks com coturno e algumas curiosidades sobre o modelo que virou um clássico ao longo de seus quase oitenta anos de existência.

@chelseabutcher_ - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: @chelseabutcher_ (Reprodução/Instagram)


Apesar de atualmente estar presente tanto nas passarelas, quanto no street style, o coturno como conhecemos hoje não foi pensado como um item fashion. Ele foi criado pelo médico alemão Klaus Märtens, que teve a ideia de desenvolver o calçado após machucar o tornozelo durante a Segunda Guerra Mundial e precisar de um sapato com couro macio e sola acolchoada a fim de ajudar na recuperação da fratura.

Eva Grist - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Eva Grist (Reprodução/Instagram)

Klaus começou a produzir o modelo para vender depois da guerra e assim nasceu a Dr. Martens. Inicialmente, o maior público consumidor do coturno eram donas de casa com mais de 40 anos. No entanto, com o crescimento da marca, o grupo Griggs comprou a patente e começou a produzir o sapato em larga escala. Foram eles, inclusive, que acrescentaram a costura amarela tão característica do modelo.

@bysaher - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: @bysaher (Reprodução/Instagram)

Depois dessa mudança, a bota foi amplamente adotada pelos trabalhadores e, em seguida, ganhou popularidade entre os jovens com o movimento punk nos anos 1970. A partir daí, vários modelos e novas marcas surgiram no mundo todo e o coturno virou um sapato essencial, presente em praticamente qualquer guarda-roupa. 

@midsizemel - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: @midsizemel (Reprodução/Instagram)

Mesmo não tendo nascido como uma peça de moda, foi apropriado pelos movimentos de contracultura da juventude inglesa, se tornou símbolo de rebeldia e se consagrou na moda através das passarelas, quando as grifes começaram a criar seus próprios modelos. 

Vanessa Daniels - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Vanessa Daniels (Reprodução/Instagram)

Hoje é amplamente usado e considerado ícone da moda. O coturno une todas as características que amamos na hora de criar um look perfeito de inverno, seja qual for seu estilo. 

Najma Ahmed - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Najma Ahmed (Reprodução/Instagram)

Se você gosta de looks com coturno mais básicos, junte a uma camiseta branca e uma calça preta. Um blazer estampado em xadrez ou pied de poule garante um up na produção.

@jesselleking - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: @jesselleking (Reprodução/Instagram)

Looks com coturno e saia midi podem até remeter ao verão, mas se você usar com um tricô no lugar do cropped, é a produção perfeita para o inverno. Para fugir ainda mais do tradicional, aposte em cores vibrantes e estampas delicadas.

Karen Blanchard - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Karen Blanchard (Reprodução/Instagram)

A combinação do coturno com vestido é queridinha das fashionistas. Nos dias mais frios, aposte nos modelos com manga longa. Para finalizar, adicione meia-calça e você não vai passar frio. Dica: uma bolsa statement deixa a produção mais interessante.

Cat Patterson - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Cat Patterson (Reprodução/Instagram)

Nada como tirar um pouco da seriedade do blazer + calça de alfaiataria com o peso que o coturno traz. A camisa por baixo deixa a produção ainda mais cool.

Ellie Beatrice Joslin - looks com coturno - looks com coturno - inverno - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Ellie Beatrice Joslin (Reprodução/Instagram)

Para looks com coturno que tenham uma pegada super trendy, use com jaqueta puffer e calça cargo. Além de te deixar quentinha, fica muito fashionista. 

Deu para ver que o coturno fica incrível com tudo. Que tal substituir o tênis ou a bota por um coturno quando for montar seu próximo look de inverno? Apostamos que você vai amar!

Você também vai gostar