Rita Lee, a rainha do rock brasileiro e ícone de moda, faleceu aos 75 anos na noite de segunda-feira (8). Sua vida, sua música e o seu estilo marcaram a história da cultura brasileira. E para celebrar sua vida e sua relação com a moda, relembramos 10 looks icônicos que marcaram a carreira da cantora.
A relação entre a Rita Lee e a moda ia muito além do seu estilo pessoal. Ela fazia os figurinos das capas dos próprios álbuns e vestia os integrantes dos Mutantes, grupo de rock que ela fundou nos anos 1960 com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. As produções traduziam o movimento tropicalista e marcaram a influência do rock brasileiro na moda.
Um dos momentos marcantes da Rita Lee com a moda foi quando ela usou um vestido de noiva para se apresentar com os Mutantes no Festival Internacional da Canção. Na época, ela pegou o figurino com a atriz Leila Diniz, que tinha usado a peça em uma novela e ofereceu a ela emprestado. Como ela contou em seu livro, o vestido nunca foi devolvido.
A roupa toda de tela, apenas com estrelas feitas de lantejoulas pratas foi uma das mais icônicas de Rita Lee. Usada nos anos 1970, a produção já foi até exibida em uma mostra que celebrava sua vida e seus figurinos mais marcantes.
A bota prateada de plataforma foi uma das peças mais icônicas no guarda-roupas de Rita. Ela era da boutique Biba, uma das mais famosas de Londres na época, onde a cantora pediu para experimentar o calçado e saiu correndo. Anos depois, a própria marca se ofereceu para fazer figurinos de show para ela.
Os looks de Rita Lee eram bem teatrais. Um dos mais famosos foi o das seis cabeças. A produção era composta por calça de alfaiataria, camisa branca e colete, feitos pelo estilista Ocimar Versolato. Ela tinha uma estrutura atrás com seis cópias da cabeça da cantora, com o seu cabelo ruivo e franja característicos. O figurino foi usado na turnê Santa Rita de Sampa, nos anos 1990.
Não dá para falar do estilo de Rita Lee sem citar seus óculos, que ela usava por causa da fotofobia, mas transformou em um componente de suas produções com muita personalidade. Os coloridos eram os favoritos dela, principalmente os vermelhos.
Maximalista, Rita Lee não tinha medo de misturar cores, estampas e elementos diferentes em seus looks, como esse em que ela usou uma calça com estampa de acerola e uma blusa de bananas. As produções eram realmente uma expressão da personalidade dela: divertida, revolucionária e ousada.
Uma produção que marcou a vida e a carreira de Rita Lee foi a roupa de bruxa, usada em um ensaio com os Mutantes. Ao longo de sua vida, ela se vestiu de bruxa diversas vezes. Combinava bem com a imagem mística que a cantora sempre teve!
Sua forma de se vestir também era usada para se posicionar. Em 1976, depois que foi solta da prisão, após uma acusação falsa, ela fez seu primeiro show vestida de presidiária, como forma de protesto (e ironia) aos militares.
Com um terninho metalizado, efeito que ela usava sempre, o look de Rita Lee em um editorial para a Quem em 2012 foi destaque entre suas produções. A luva sem dedos deu a pegada ainda mais rockstar que já era natural para a cantora.
As headpieces também marcaram o estilo de Rita. Chapéus, bandanas, tiaras e acessórios divertidos compuseram muitos de seus figurinos para shows e looks do cotidiano. Em um dos seus ensaios mais recentes, feito para a Rolling Stone, ela usou um acessório todo de pérolas, criado por Walério Araújo, que imitava seu cabelo e até tinha franja.
Com todas essas produções incríveis, dá para ter um gostinho de tudo que Rita Lee representou — e representa — para a moda. Sua autenticidade e criatividade resultaram em uma imagem de moda muito significativa, que não será esquecida.