10 momentos icônicos de Karl Lagerfeld

por Aline Santos

Na manhã de ontem, terça-feira 19, nos despedimos de um dos maiores gênios da moda, Karl Lagerfeld, que morreu aos 85 anos e deixou não só um legado de muito sucesso na indústria fashion, mas também uma coleção de momentos marcantes, 3 marcas ativas e Choupette, sua gata de estimação.

O kaiser (imperador em alemão) dedicou mais de seis décadas de sua vida ao trabalho, sendo metade dela na maison Chanel, onde o estilista não só encurtou as saias clássicas como também tornou cada desfile um verdadeiro show, com direito a cenários que nenhuma outra marca já apostou. Com um gosto particular para suas criações na maison, Karl sempre buscou respeitar o propósito da fundadora da marca, Gabrielle, mas com o passar dos anos e de uma forma respeitável mostrou que a mulher Chanel mudou e tornou-se mais divertida e jovial sem perder a elegância.

Além de um artista completo (Lagerfeld criava roupas, fotografava editoriais, criou um famoso logo e por aí vai), o alemão também tinha uma personalidade forte e em diversas vezes recebeu duras críticas por conta de suas declarações ou ações polêmicas em desfiles.

A verdade é que o designer deixou sua marca na industria e jamais será esquecido. Inclusive seu braço direito na casa francesa, Virginie Viard, será sua sucessora e dará continuidade ao seu trabalho.

Nós separamos alguns dos momentos mais icônicos que Karl Lagerfeld protagonizou no mundo da moda, vem ver:

Karl Lagerfeld - --- - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

1933: nasce Karl Otto Lagerfeld em Hamburgo na Alemanha, aquele que viria a ser um dos maiores ícones da moda, veio de uma família bem sucedida e anos depois se formou em Paris.

Karl Lagerfeld - concurso - estilista - 1954 - International Wool Secretariat
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

1954: Karl Lagerfeld vence o concurso "International Wool Secretariat" na categoria de casacos. Logo após o evento, o estilista entra como assistente da marca Pierre Balmain. 

Karl Lagerfeld - jean patou - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

1958: o estilista troca de casa e entra como designer na grife de alta costura, Jean Patou, onde ficou até 1962. 

Karl Lagerfeld - chloe - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

Kaiser então decide ser freelancer e em 1964 conquista um espaço na marca francesa, Chloé, onde tem mais liberdade para criar e se torna destaque junto com a marca no fim da década de 60.

Karl Lagerfeld - camisa e jeans - estilista - 1974 - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

Em 1965, Lagerfeld entra para o time de mais uma marca importante no mundo fashion, a Fendi. As peles luxuosas logo entram para a lista de foco do estilista que permaneceu por mais de seis décadas na grife.

Karl Lagerfeld - chanel - estilista - 1984 - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

O primeiro desfile de criação de Karl na maison Chanel aconteceu em 1983 e recebeu ótimas críticas. “Tradição é algo que você precisa lidar com cuidado, porque pode matar você. O respeito nunca foi criativo. O que eu fiz, de certa forma, foi atualizar o Chanel… é um exercício de estilo ”, disse ele à Vogue, em 1984.

Karl Lagerfeld - --- - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

1984: o estilista alemão fundou sua marca prêt-à-porter que leva seu próprio nome, Karl Lagerfeld.

Karl Lagerfeld, Anna Wintour - chanel fendi chloe - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld, Anna Wintour (Reprodução)

Ainda na Fendi, o kaiser surpreende mais uma vez porém de uma forma polêmica em 1993, Karl convidou a atriz pornô, Moana Pozzi, para seu show e parece que não agradou a editora da Vogue americana, Anna Wintour, que se retirou do desfile. 

Karl Lagerfeld - --- - estilista - fendi - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

Muita gente não sabe, mas o logo FF da Fendi foi criado por Karl assim que o estilista entrou para o time da grife italiana, como forma de destacar o uso de peles que a marca vinha apostando.

Karl Lagerfeld - pet  - choupette - livro - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

E para finalizar não poderíamos falar sobre Karl Lagerfeld sem mencionar sua gata, Choupette, que graças ao seu tutor se tornou "top model" (já foi até capa de revista com nada mais, nada menos que Gisele Bündchen), assinou campanhas com diversas marcas, viaja de jatinho, coleciona inúmeros registros nos restaurantes mais badalados de Paris e acreditem se quiser: tem seu próprio Ipad! 

Karl Lagerfeld - bookstore 7l - estilista - --- - paris
Foto: Karl Lagerfeld (Reprodução)

Bônus: em 1999 o designer fundou a biblioteca "7L", que existe até hoje em Paris e que conta com milhares de livros de fotografia, design e história da moda.

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar