Não são muitas as oportunidades que temos para refletir sobre moda como estética, isto é, para entender que aquilo que vestimos vai muito além da proteção do corpo, e que é, na verdade, o reflexo de um tempo, uma das formas de traduzir a sociedade de um determinado período. O post de hoje é um convite ao exercício da observação: queremos que você consiga detectar a estética das décadas passadas para então não só assimilar, mas também formular com a gente as previsões para os próximos rumos da moda.
Muito complexo? Então vamos à parte prática para que tudo fique mais claro: nos anos 80, por exemplo o mood sporty e a febre disco foram os responsáveis por caraterizar a estética da década, enquanto durante os anos 2000 as diretrizes que regeram o estilo foram bem diferentes, com peças que hoje até tachamos de cafona, como o combo de calça de cintura ultra baixa + tops ultra justos.
Todo o processo de consolidação desse mood coletivo passa por algumas fases: a tendência é lançada por formadores de opinião, então é adotada por um pequeno grupo de pessoas, os early adopters, e só depois cai no gosto popular e vira, de fato, moda. Fizemos esse #textão de introdução para que você perceba o que queremos te mostrar hoje como algo linear e continuo, em constante transformação.
Agora podemos passar à parte que interessa: a estética vigente! Ao preparar todo o conteúdo que é veiculado aqui no site temos contato frequente com um material riquíssimo e foi a partir dele que conseguimos detectar o visual que promete bombar daqui a alguns meses, caracterizando o período que estamos vivendo agora.
Por aqui te explicamos em detalhes como ele funciona e quais os essenciais para compor esse visual atual, olha só:
O jeans deixou de ser coadjuvante e passou a ser protagonista. A clássica skinny cedeu lugar às peças de modelagem diferente e inusitada, como a cropped flare, a culotte, a calça com barra assimétrica ou desfiada e a calça bicolor, por exemplo.
A palavra de ordem dessa nova estética é misturar e jogar com contrastes: peças atuais e de perfume vintage se misturam e são as responsáveis por formar o visual altamente desejável. Os óculos de sol de pegada retrô têm sido a escolha de várias fashionistas para cumprir a proposta acima e o resultado é muito cool, é claro!
Em matéria de sapatos as ankle boots ganham uma versão repaginada com cano ultra justo.
Os pares brancos modernizam o look e são uma forma fácil e rápida de tornar a produção mais interessante. Nossa dica é começar com o sneaker, mais básico e versátil, até chegar nos modelos mais ousados, como scarpin com kitten heel + v neck.
As jaquetas ultra volumosas tomaram conta do street style e configuram a melhor opção para os dias frios recém-chegados.
O cabelo dividido ao meio e de corte reto tem sido a escolha frequente das fashion girls - achamos chic!
Lembra o que mencionamos sobre misturar peças de diferentes pegadas? O blazer oversized é total 80's, mas retorna com força total para atualizar até o mais básico dos looks.
Esqueça a ideia girlie que os babados podem passar, atualmente eles representam dramaticidade e acrescentam uma textura mais que bem-vinda à produção.
A camisaria teve um boom há um tempo já, aparecendo em peças de modelagem nada boring dando novo fôlego a uma das peças mais clássicas do armário feminino.
Que as terceiras peças deixam qualquer outfit mais incrementado no ato não é novidade, certo? As coberturas ultra longas são a aposta certa para um look cheio de estilo!
A combinação mais vista durante a temporada de moda internacional envolve uma peça que não podia ser mais comfy: o moletom. O item perde o ar desleixado e ganha mood super fashionista na companhia de um casaco statement - ou de qualquer um dos itens listados acima!