11 essenciais para a estética do ano

por Thais Cézare

Não são muitas as oportunidades que temos para refletir sobre moda como estética, isto é, para entender que aquilo que vestimos vai muito além da proteção do corpo, e que é, na verdade, o reflexo de um tempo, uma das formas de traduzir a sociedade de um determinado período. O post de hoje é um convite ao exercício da observação: queremos que você consiga detectar a estética das décadas passadas para então não só assimilar, mas também formular com a gente as previsões para os próximos rumos da moda.

Muito complexo? Então vamos à parte prática para que tudo fique mais claro: nos anos 80, por exemplo o mood sporty e a febre disco foram os responsáveis por caraterizar a estética da década, enquanto durante os anos 2000 as diretrizes que regeram o estilo foram bem diferentes, com peças que hoje até tachamos de cafona, como o combo de calça de cintura ultra baixa + tops ultra justos. 

Todo o processo de consolidação desse mood coletivo passa por algumas fases: a tendência é lançada por formadores de opinião, então é adotada por um pequeno grupo de pessoas, os early adopters, e só depois cai no gosto popular e vira, de fato, moda. Fizemos esse #textão de introdução para que você perceba o que queremos te mostrar hoje como algo linear e continuo, em constante transformação.

Agora podemos passar à parte que interessa: a estética vigente! Ao preparar todo o conteúdo que é veiculado aqui no site temos contato frequente com um material riquíssimo e foi a partir dele que conseguimos detectar o visual que promete bombar daqui a alguns meses, caracterizando o período que estamos vivendo agora.

Por aqui te explicamos em detalhes como ele funciona e quais os essenciais para compor esse visual atual, olha só:

11 essenciais para a estética do ano

O jeans deixou de ser coadjuvante e passou a ser protagonista. A clássica skinny cedeu lugar às peças de modelagem diferente e inusitada, como a cropped flare, a culotte, a calça com barra assimétrica ou desfiada e a calça bicolor, por exemplo. 

11 essenciais para a estética do ano

A palavra de ordem dessa nova estética é misturar e jogar com contrastes: peças atuais e de perfume vintage se misturam e são as responsáveis por formar o visual altamente desejável. Os óculos de sol de pegada retrô têm sido a escolha de várias fashionistas para cumprir a proposta acima e o resultado é muito cool, é claro! 

11 essenciais para a estética do ano

Em matéria de sapatos as ankle boots ganham uma versão repaginada com cano ultra justo. 

11 essenciais para a estética do ano

Os pares brancos modernizam o look e são uma forma fácil e rápida de tornar a produção mais interessante. Nossa dica é começar com o sneaker, mais básico e versátil, até chegar nos modelos mais ousados, como scarpin com kitten heel + v neck. 

11 essenciais para a estética do ano

As jaquetas ultra volumosas tomaram conta do street style e configuram a melhor opção para os dias frios recém-chegados. 

11 essenciais para a estética do ano

O cabelo dividido ao meio e de corte reto tem sido a escolha frequente das fashion girls - achamos chic!

11 essenciais para a estética do ano

Lembra o que mencionamos sobre misturar peças de diferentes pegadas? O blazer oversized é total 80's, mas retorna com força total para atualizar até o mais básico dos looks. 

11 essenciais para a estética do ano

Esqueça a ideia girlie que os babados podem passar, atualmente eles representam dramaticidade e acrescentam uma textura mais que bem-vinda à produção. 

11 essenciais para a estética do ano

A camisaria teve um boom há um tempo já, aparecendo em peças de modelagem nada boring dando novo fôlego a uma das peças mais clássicas do armário feminino. 

11 essenciais para a estética do ano

 Que as terceiras peças deixam qualquer outfit mais incrementado no ato não é novidade, certo? As coberturas ultra longas são a aposta certa para um look cheio de estilo!

11 essenciais para a estética do ano

A combinação mais vista durante a temporada de moda internacional envolve uma peça que não podia ser mais comfy: o moletom. O item perde o ar desleixado e ganha mood super fashionista na companhia de um casaco statement - ou de qualquer um dos itens listados acima! 

Você também vai gostar