Hoje, dia 08 de Setembro de 2022, o mundo perdeu a maior monarca de todos os tempos. Rainha Elizabeth II esteve à frente da Coroa britânica por 70 anos e participou de alguns dos momentos mais importantes e históricos do mundo contemporâneo. Com 96 anos, Elizabeth Alexandra Mary, deixa quatro filhos, incluindo o sucessor ao trono, Charles.
Para honrarmos sua vida e seu reinado, hoje iremos te contar 11 fatos impressionantes sobre Rainha Elizabeth ll, para entendermos, pelo menos um pouco, quem foi Lilibeth - como era apelidada carinhosamente pela família - e qual sua importância para o mundo:
1. não era pra ela ter sido rainha;
Quando Elizabeth nasceu, não se esperava que ela se tornasse rainha da Grã-Bretanha. Afinal, ela era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de Edward, seu tio, príncipe de Gales e em seguida rei Edward VIII, e seu pai, George, duque de York. Mas, depois que Edward abdicou ao trono e não tinha filhos, seu pai George virou Rei da Inglaterra e com a morte em 1952, ela se tornou a primeira da fila e assumiu o posto.
2. ela não recebeu a educação adequada para um rei ou rainha;
Por não estar diretamente ligada a linha de sucessão do trono, Elizabeth não recebeu a educação que futuros reis e rainhas recebem desde muito jovens. Foi só após a abdicação de seu tio, quando Elizabeth já tinha 10 anos de idade, que começaram os preparos para sua futura posse da coroa.
3. ela se casou com seu primo, e o casamento durou mais de 74 anos;
Philip Mountbatten era primo de segundo grau de Elizabeth e se tornou seu marido em 20 de novembro de 1947. Os dois ficaram casados por mais de 74 anos, até o falecimento do Duque de Edimburgo, em abril do ano passado.
4. o reinado mais longo da história;
Em 9 de setembro de 2015, Rainha Elizabeth ll se tornou a monarca britânica com o mais longo reinado da história, superando sua tataravó Rainha Victoria, que reinou por 63 anos. Elizabeth estava à frente da monarquia britânica há 70 anos.
5. ela comemora dois aniversários;
Apesar de ter nascido no dia 21 de abril, seu aniversário é oficialmente celebrado em junho, no evento Trooping the Colour.
6. party and the palace;
Para comemorar seu Jubileu de ouro, em 2002, a rainha recebeu os primeiros shows públicos nos jardins do palácio de Buckingham. O Party and the Palace foi um dos concertos de música pop mais assistidos na história, atraindo mais de 200 milhões de telespectadores.
7. ela criou sua própria raça de cachorros;
Elizabeth é conhecida pelo seu amor pelos Corgis (ela teve mais de 30 deles durante seu reinado; o último, Willow, faleceu em 2018). Porém, atualmente a família têm dois Dorgis (Candy e Vulcan), um cruzamento que ela mesma criou quando um de seus Corgis acasalou com um Dachshund.
8. ela lutou na segunda guerra mundial;
A Rainha da Inglaterra ingressou no Serviço Territorial Auxiliar feminino e treinou como motorista de caminhão e mecânica em 1945, quando tinha 18 anos. Elizabeth é a única mulher da família real a entrar nas forças armadas e é atualmente a única chefe de estado viva que serviu oficialmente na Segunda Guerra Mundial.
9. ela é dona de todos os golfinhos do reino unido;e
Além de possuir todos os golfinhos do país, ela possui também todos os esturjões e baleias. Um estatuto - ainda válido - do reinado do rei Eduardo II em 1324 afirma: “Também o rei terá … baleias e esturjões capturados no mar ou em outro lugar dentro do reino”, o que significa que a maioria das criaturas aquáticas são tecnicamente rotuladas de “peixes reais” e são reclamados em nome da Coroa.
10. ela possui o maior diamante do mundo;
Sim, você leu certo! Rainha Elizabeth ll possui o maior diamante rosa do mundo! Poderosa, né?
11. ela sobreviveu a um atentado;
Foi durante o Trooping the Colour em 1981. Enquanto Rainha Elizabeth ll liderava uma procissão real a cavalo em direção ao Palácio de Buckingham, e um jovem disparou vários tiros em direção à monarca. Um rapaz de 17 anos estava obcecado pelo assassinato de figuras como John Lennon e John F. Kennedy e disparou contra Elizabeth.
extra: sua relação com a moda
Apesar de toda a realeza ter um estilista próprio, para produzir peças apropriadas e específicas para cada ocasião. A relação de Rainha Elizabeth ll com a moda sempre foi divertida e até um pouco ousada. A monarca nunca foi de quebrar regras de dress code, ou de não estar vestida apropriadamente, mas desde jovem trouxe novas cores aos trajes reais, e foi conhecida até seus últimos dias por seu amor por tonalidades saturadas e poderosas. Além dos acessórios clássicos, como o chapéu e a bolsa! Outra curiosidade super interessante é que existe todo um simbolismo por trás de sua bolsa, e quando Elizabeth a troca de braço, é um sinal de que está pronta para deixar um ambiente.