11 tendências do SPFW que prometem bombar em 2024

por Start By WGSN

Aconteceu, entre os dias 09 e 14 de abril, a última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). A SPFW é a semana de moda mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Fashion Week do mundo. Reunindo diferentes marcas nacionais, a 57° edição do SPFW apresentou coleções de Inverno 2024 e Verão 2025.

Por isso, convidamos o time de conteúdo da START by WGSN, plataforma para empreendedores de moda da WGSN, que é autoridade global em previsões de tendências e consumo, para compartilhar uma curadoria especial das tendências desfiladas. São 11 tendências, direto das passarelas para você incorporar nos seus looks nas próximas estações. Vem ver:

patricia vieira - couro - verde - outono inverno  - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Tons esverdeados em alta (Reptilia, Andre Lima, Patricia Viera e Forca Studio via SPFW)


1. tons de verde

Verde abacate, verde militar e verde oliva, são algumas das tonalidades que dominaram as passarelas da SPFW. Vale notar a aposta em looks monocromáticos ou em tom sobre tom, super impactantes, mas também combinando o verde com preto. 

patricia vieira - western - western cowboy - outono inverno - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Do SPFW a Queen B, o western está bombando (Marina Bitu, Lilly Sarti, Renata Buzzo e Patricia Viera via SPFW)

2. western sofisticado

Que o visual western está em alta (alô Queen B!), nós já sabemos. Mas na SPFW vemos uma forma mais sofisticada desse estilo, com peças de visual mais limpo, cores claras e as franjas trabalhadas de forma monocromática nas peças. E sim, muito couro nessas composições.

Catarina Mina - top cropped biquini - crochet top como fazer - verão 2025 - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Os micro tops anunciam o tom do verão 2025 (Fauve, Catarina Mina, Forca Studio e Weider Silverio via SPFW)

3. micro top

Os micro-tops que bombaram na gringa, surgem como uma peça-chave da temporada, com modelagens do tipo faixa, balconê e transpassado. As versões em preto e materiais encorpados evocam um ar fetichista, mas também notamos a presença de tops artesanais, com tramas e tons coloridos e alegres. 

carlos penna - metalizado acessórios - acessórios - outono inverno - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: As produções do designer Carlos Penna para LED, Catarina Mina e Maurício Duarte (@carlospenna.design Instagram/Reprodução)

4. acessórios impactantes

Se depender das marcas nacionais, os acessórios de impacto vão dominar os looks desse ano. Assim como os broches, brincos amplos, braceletes grossos e colares volumosos se tornam protagonistas do visual, em metais expressivos, dourados ou prateados.

LED - bolsa artesanal - contas miçanças bolsas como fazer - verão 2025 - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: O trabalho manual segue em alta (Led, Martins e Weider Silverio via SPFW)

5. bolsas de contas

Um toque divertido é notado nas bolsas dessa edição, que vêm produzidas em contas de metal ou miçangas. Os modelos trazem formatos inusitados, como coração, ou no caso das miçangas, cores vivas e alegres.

LED - transparência - jaqueta de franja - inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Franjas, transparência, acetinado e tons de marrom também marcaram presença na passarela (Patrícia Vieira, Marina Bitu e Catarina Mina via SPFW)

6. tecidos acetinados

Tendência que também vimos nos desfiles internacionais, os vestidos em tecidos acetinados são a peça-chave da SPFW, especialmente com alças finas. Vale dizer que as modelagens são fluidas e com movimento, e os modelos trazem detalhes como mix de materiais, camadas e sobreposições.

Renata Buzzo - vestido veludo - veludo molhado - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: O veludo molhado traz textura para o look (Renata Buzzo, Reptilia e Forca Studio via SPFW)

7. veludo molhado

O veludo molhado é destaque em looks de visual retrô, com decotes fechados, como na Renata Buzzo e Reptilia, mas também em conjuntos modernos e com inspiração na alfaiataria. A escolha é por tons coloridos, como lilás, tons quentes e tons de verde, deixando de lado o básico preto.

dendezeiro - parka - utilitarismo - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Utilitarismo voltou com tudo! Na passarela, aparece em casacos, calças e bermudas (Aluf, Dendezeiro, João Pimenta e Martins via SPFW)

8. bolsos utilitários

A moda utilitária mostra que ainda tem fôlego para as próximas temporadas, especialmente através dos bolsos típicos dessa estética. Mas atenção! Eles vêm amplos e destacados nas peças, como casacos, calças, bermudas e coletes de alfaiataria.

marina bitu - transparente - transparência - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Na vida real, a transparência é ótima para adicionar camadas (Marina Bitu, Fauve e Andre Lima SPFW)

9. transparência

Tecidos como organzas e chiffons foram as escolhas para blusas e vestidos, especialmente em tons claros, como marfim e cinza-claro. Essas transparências revelam o corpo e ainda aparecem sobrepostas a tops. Um destaque é a composição com partes de baixo mais pesadas e estruturadas.

patricia vieira - tons terrosos - marrom marrons terrosos - outono inverno - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Sejam quentes ou frios, os tons terrosos são perfeitos para usar por muitas temporadas (Aluf, Marina Bitu e Patricia Viera via SPFW)

10. tons de marrom

O marrom, que já apareceu em semanas de moda internacional, se consolida agora no Brasil como a cor da temporada, trabalhado pelas marcas em itens que exalam feminilidade como vestidos e conjuntos com saias. Destaque para o uso em tecidos fluidos e com movimento, como na Marina Bitu e Aluf.

Catarina Mina - tricot tear vestido - tecido trama crochet - inverno - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Destaque especial para tramas com pegada artesanal, como tear, crochet e tricot (Catarina Mina, Maurício Duarte, Weider Silverio e LED via SPFW)

11. tramados

A semana de moda brasileira sempre traz coleções que trabalham com viés artesanal. Nesta edição o destaque ficou por conta dos vestidos com tramas abertas em um visual simplificado ou com elaboração através de aplicações, ou fios coloridos.

Ufa! Curtiu? Lembre-se que você pode sempre usar a passarela como inspiração, e adaptar as tendências para seus looks e rotina. Já viu alguma dessas tendências desfilando por aí? Qual sua favorita?

Você também vai gostar