11 tendências do SPFW que prometem bombar em 2024

por Start By WGSN

Aconteceu, entre os dias 09 e 14 de abril, a última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). A SPFW é a semana de moda mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Fashion Week do mundo. Reunindo diferentes marcas nacionais, a 57° edição do SPFW apresentou coleções de Inverno 2024 e Verão 2025.

Por isso, convidamos o time de conteúdo da START by WGSN, plataforma para empreendedores de moda da WGSN, que é autoridade global em previsões de tendências e consumo, para compartilhar uma curadoria especial das tendências desfiladas. São 11 tendências, direto das passarelas para você incorporar nos seus looks nas próximas estações. Vem ver:

patricia vieira - couro - verde - outono inverno  - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Tons esverdeados em alta (Reptilia, Andre Lima, Patricia Viera e Forca Studio via SPFW)


1. tons de verde

Verde abacate, verde militar e verde oliva, são algumas das tonalidades que dominaram as passarelas da SPFW. Vale notar a aposta em looks monocromáticos ou em tom sobre tom, super impactantes, mas também combinando o verde com preto. 

patricia vieira - western - western cowboy - outono inverno - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Do SPFW a Queen B, o western está bombando (Marina Bitu, Lilly Sarti, Renata Buzzo e Patricia Viera via SPFW)

2. western sofisticado

Que o visual western está em alta (alô Queen B!), nós já sabemos. Mas na SPFW vemos uma forma mais sofisticada desse estilo, com peças de visual mais limpo, cores claras e as franjas trabalhadas de forma monocromática nas peças. E sim, muito couro nessas composições.

Catarina Mina - top cropped biquini - crochet top como fazer - verão 2025 - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: Os micro tops anunciam o tom do verão 2025 (Fauve, Catarina Mina, Forca Studio e Weider Silverio via SPFW)

3. micro top

Os micro-tops que bombaram na gringa, surgem como uma peça-chave da temporada, com modelagens do tipo faixa, balconê e transpassado. As versões em preto e materiais encorpados evocam um ar fetichista, mas também notamos a presença de tops artesanais, com tramas e tons coloridos e alegres. 

carlos penna - metalizado acessórios - acessórios - outono inverno - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: As produções do designer Carlos Penna para LED, Catarina Mina e Maurício Duarte (@carlospenna.design Instagram/Reprodução)

4. acessórios impactantes

Se depender das marcas nacionais, os acessórios de impacto vão dominar os looks desse ano. Assim como os broches, brincos amplos, braceletes grossos e colares volumosos se tornam protagonistas do visual, em metais expressivos, dourados ou prateados.

LED - bolsa artesanal - contas miçanças bolsas como fazer - verão 2025 - spfw - https://stealthelook.com.br
Foto: O trabalho manual segue em alta (Led, Martins e Weider Silverio via SPFW)

5. bolsas de contas

Um toque divertido é notado nas bolsas dessa edição, que vêm produzidas em contas de metal ou miçangas. Os modelos trazem formatos inusitados, como coração, ou no caso das miçangas, cores vivas e alegres.

LED - transparência - jaqueta de franja - inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Franjas, transparência, acetinado e tons de marrom também marcaram presença na passarela (Patrícia Vieira, Marina Bitu e Catarina Mina via SPFW)

6. tecidos acetinados

Tendência que também vimos nos desfiles internacionais, os vestidos em tecidos acetinados são a peça-chave da SPFW, especialmente com alças finas. Vale dizer que as modelagens são fluidas e com movimento, e os modelos trazem detalhes como mix de materiais, camadas e sobreposições.

Renata Buzzo - vestido veludo - veludo molhado - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: O veludo molhado traz textura para o look (Renata Buzzo, Reptilia e Forca Studio via SPFW)

7. veludo molhado

O veludo molhado é destaque em looks de visual retrô, com decotes fechados, como na Renata Buzzo e Reptilia, mas também em conjuntos modernos e com inspiração na alfaiataria. A escolha é por tons coloridos, como lilás, tons quentes e tons de verde, deixando de lado o básico preto.

dendezeiro - parka - utilitarismo - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Utilitarismo voltou com tudo! Na passarela, aparece em casacos, calças e bermudas (Aluf, Dendezeiro, João Pimenta e Martins via SPFW)

8. bolsos utilitários

A moda utilitária mostra que ainda tem fôlego para as próximas temporadas, especialmente através dos bolsos típicos dessa estética. Mas atenção! Eles vêm amplos e destacados nas peças, como casacos, calças, bermudas e coletes de alfaiataria.

marina bitu - transparente - transparência - outono inverno 2024 - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Na vida real, a transparência é ótima para adicionar camadas (Marina Bitu, Fauve e Andre Lima SPFW)

9. transparência

Tecidos como organzas e chiffons foram as escolhas para blusas e vestidos, especialmente em tons claros, como marfim e cinza-claro. Essas transparências revelam o corpo e ainda aparecem sobrepostas a tops. Um destaque é a composição com partes de baixo mais pesadas e estruturadas.

patricia vieira - tons terrosos - marrom marrons terrosos - outono inverno - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Sejam quentes ou frios, os tons terrosos são perfeitos para usar por muitas temporadas (Aluf, Marina Bitu e Patricia Viera via SPFW)

10. tons de marrom

O marrom, que já apareceu em semanas de moda internacional, se consolida agora no Brasil como a cor da temporada, trabalhado pelas marcas em itens que exalam feminilidade como vestidos e conjuntos com saias. Destaque para o uso em tecidos fluidos e com movimento, como na Marina Bitu e Aluf.

Catarina Mina - tricot tear vestido - tecido trama crochet - inverno - spfw jk iguatemi - https://stealthelook.com.br
Foto: Destaque especial para tramas com pegada artesanal, como tear, crochet e tricot (Catarina Mina, Maurício Duarte, Weider Silverio e LED via SPFW)

11. tramados

A semana de moda brasileira sempre traz coleções que trabalham com viés artesanal. Nesta edição o destaque ficou por conta dos vestidos com tramas abertas em um visual simplificado ou com elaboração através de aplicações, ou fios coloridos.

Ufa! Curtiu? Lembre-se que você pode sempre usar a passarela como inspiração, e adaptar as tendências para seus looks e rotina. Já viu alguma dessas tendências desfilando por aí? Qual sua favorita?

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar