12 coisas para saber sobre Halston

por Beta Weber

Tema da nova minissérie do Netflix que estreia hoje, Roy Halston Frowick, conhecido apenas como Halston, foi um dos mais influentes estilistas da história e seu impacto continua décadas após seu falecimento precoce em 1990. Estrelada por Ewan McGregor e produzida por Ryan Murphy, o roteiro da produção é baseado no livro "Simply Halston" de Steven Gaines e ao curso de 5 episódios, reconta a trajetória fascinante e trágica do estilista, nascido em Iowa, que conquistou a América via Nova Iorque.

Fenômeno entre os anos 60 e 80, seus looks esvoaçantes, com contornos definidos eram os favoritos das celebridades para ferver na pista do Studio 54, a música disco era a trilha sonora perfeita para seu glamour nonchalante. Porém, vivendo na máxima do "live fast, die young", o designer teve uma carreira tão espetacular, quanto frenética com picos altíssimos e queda igualmente épica. No seu auge, foi o designer americano mais famoso do mundo, suas criações icônicas foram prenúncio da estética minimalista, sexy e prática que virou sinônimo da moda made in USA. Os excessos ausentes em seus designs, ficavam aparentes no estilo de vida, digno de rockstar, tanto pela fama conquistada, quanto pelos hábitos cultivados. Abaixo, listamos 10 coisas que você precisa saber sobre o incomparável Halston

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Foto: Halston (Reprodução)


_começou a carreira como milliner ou chapeleiro

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Foto: Jackie Kennedy (Reprodução)

Assim como Coco Chanel e Jeanne Lanvin,  teve seu start confeccionando chapéus para alta sociedade, antes de se aventurar no métier de roupas. Em 1961, foi responsável por desenhar o modelo usado por Jackie Kennedy, na posse de JFK como presidente dos E.U.A. O modelo pillbox, foi inventado nos anos 30, porém ganhou notoriedade depois da primeira dama elegê-lo para a data.

_o início

Habitante de Chicago, onde morava quando a fama bateu à sua porta, mudou-se para Manhattan aos 26 anos, com intuito de expandir sua visão criativa para outros horizontes. 

Em 1966 decidiu evoluir para roupas, primeiramente assinando coleções para Bergdorf Goodman, até que em 1968, lançou sua marca própria, dando início ao novo e decisivo capítulo de sua história.

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Foto: Halston (Reprodução)

_design

Funcionalidade e glamour eram fatores inegociáveis e que conviviam muito bem em seus designs. Um dos hits iniciais, o vestido ultra suede, tinha shape inspirado em camisa masculina e se destacou pelo material pioneiro uma espécie de camurça sintética, que garantia o efeito do tecido, mas podia ser lavado na máquina, fácil e versátil, capturando perfeitamente as necessidades do guarda roupa da mulher moderna pós revolução sexual que entrava com tudo no mercado de trabalho, inaugurando o conceito de casual chique.

Desfile Halston - Halston - netflix - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Halston (Reprodução)

_os looks

A primeira coleção de roupas, ficou conhecida pelo seu estilo minimalista e pela ausência de zíperes. Suas peças, atemporais e sofisticadas, se mantêm modernas até hoje. A simplicidade aliada aos designs impecáveis e fluídos, faziam parte de sua preocupação de vestir mulheres sem restringi-las, oferecendo opções para qualquer hora do dia, sem abrir mão da elegância e nem da comodidade. Durante as provas de roupas, perguntava às modelos se elas conseguiam se sentar e caminhar de forma confortável, caso a resposta fosse negativa, a peça era repensada. 

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Foto: Campanha Halston (Reprodução)

_marca registrada

Entre suas marcas registradas, vestidos frente única, assimetria, com destaque para ombro só e corte em viés que remetiam à nomes célebres da história da moda como Madame Grès e Vionnet, porém com twist perfeito para o clima dancing days através de metalizados, detalhes estratégicos e paetês. Um sex appeal permeado de elegância com decotes assimétricos, recortes estratégicos e silhueta clean.

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Foto: Halston (Reprodução)

_legado

O legado de Halston, influenciou nomes como Tom Ford e Donna Karan, e foi um dos primeiros a inserir o estilo athleisure e investir na moda hi-lo, mesclando bem toques de alta-costura através do glamour potente, mas o tornando acessível com roupas para vida real.  Utilizava materiais como cashmere para confeccionar vestidos longos, adorava macacão para ocasiões noturnas, kaftans e experimentava com tecidos como jersey de efeito matte, sempre buscando aprimorar sua visão da mulher moderna e antecipar seus desejos.

Pat Ast - Halston - netflix - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Pat Ast (Reprodução)

_casting

Diversidade e um pensamento progressista surgiam de forma natural em suas escolhas de casting, as Halsonettes, apelido dado às suas modelos favoritas, eram um grupo variado de raças, tipos físicos e belezas. Pat Cleveland e Beverly Johnson, duas das primeiras top models negras, Anjelica Huston, famosa por seus traços singulares e Pat Ast, plus size, superstar de Andy Warhol e também uma das musas de Halston. Antes de lançar uma linha masculina, lançou coleções agênero.

Farrah Fawcett  - Halston - netflix - outono - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Farrah Fawcett (Reprodução)

_queridinho das celebs

Adorado por celebridades, de quem era amigo, sua loja, que ocupava um prédio inteiro nos anos 70,  funcionava como QG de encontros de nomes como Liza Minelli, sua bff, Elizabeth Taylor, Bianca Jagger e Cher. Os looks criados por Halston eram favoritos das estrelas de Hollywood e ele assinou alguns dos vestidos mais icônicos usados na cerimônia do Oscar, como o dourado de Farrah Fawcett e o arco-íris pastel de Candice Bergen.

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Foto: Halston (Reprodução)

_produtividade

Multifacetado, Halston era pop, além dos vestidos perfeitos para blacktie, desenhou uniforme da polícia de Nova Iorque, de escoteiros e também para a delegação americana nas Olimpíadas de 76. Seu nível de produtividade o levaram a criar 10 coleções por ano, ritmo insano, ainda mais naquele período. Essa sede por sucesso fez com que em 1973 vendesse sua marca, acreditando que seguiria no comando, fato que se confirmou por uma década até perder o controle da empresa. Passou o resto da vida tentando comprá-la de volta, infelizmente sem êxito.

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Foto: Halston (Reprodução)

_vanguardismo

Seu sonho era "vestir todas as pessoas da América" e essa ambição foi responsável por catapultá-lo à níveis extraordinários. O licenciamento na primeira metade dos anos 70 foi bem-sucedido e permitiu que a marca Halston se expandisse além de roupas e chapéus para acessórios e cosméticos, seu primeiro perfume, lançado em 1975, vendeu 85 milhões de dólares em dois anos, com frasco desenhado por Elsa Peretti, virou símbolo de status. 

Visionário, assinou um contrato com a gigante JC Penney para vender produtos assinados por ele com preços acessíveis. Muito avançado para a época, seus clientes de luxo não gostaram da popularização e ele acabou perdendo contratos com as grandes lojas de departamento. Se a experiência não teve final feliz para Halston, a atitude abriu o caminho para as inúmeras colaborações de fast fashion e grandes marcas que viriam anos depois, comprovando seu vanguardismo e visão.

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Foto: Bianca Jagger (Reprodução)

_sabia viralizar muito antes do termo existir

Autopromoção era talento nato. Sua capacidade de criar momentos perfeitos para gerar publicidade é lendária, foi ele o responsável pela inesquecível entrada de Bianca Jagger, em cima de um cavalo branco, em sua festa de aniversário de 30 anos em pleno Studio 54. Além disso, andava sempre acompanhado de entourage de amigas famosas e de suas Halsonettes, muitas vezes usando looks idênticos, ou variando cartela de cores, o que garantia um impacto visual irresistível e gerava ainda mais furor em torno da marca.

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Foto: Battle of Versailles (Reprodução)

_battle of versailles

Participou do desfile mais icônico da história, apelidado de "Battle of Versailles", ocorrido no monumental palácio de Versalhes, na França, em 1973. O evento reuniu cinco estilistas americanos, Halston, Oscar De La Renta, Bill Blass, Stephen Burrows e Anne Klein e cinco estilistas franceses: Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Yves Saint Laurent, Marc Bohan e Emanuel Ungaro. De proporções épicas, o acontecimento visava angariar fundos para a restauração do palácio e conseguiu a proeza de juntar 10 dos maiores estilistas de todos os tempos em uma ocasião.

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