12 hábitos que estão arruinando o seu dia e você nem imagina

por The Look Stealers

Às vezes nem percebemos, mas pequenos costumes do nosso dia a dia - que muitas vezes parecem normal - têm um impacto negativo no nosso dia. Esses hábitos ruins que parecem inofensivos podem diminuir nossa produtividade e ter um impacto direto na nossa saúde.

Ser refém do "soneca" todo dia de manhã, não ter uma rotina e até beber café em horários específicos têm seus maleficios, mas que são facilmente contornados com um pouquinho de disciplina. Listamos 12 hábitos ruins que indenficamos em nós mesmas e que imaginamos que vocês também possam se identificar, e explicamos como cada um impacta no nosso dia a dia. Então que tal mudar alguns hábitos? A gente está com você nessa!

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1. Apertar o soneca toda vez que o despertador toca

De acordo com especialistas, garantir alguns minutos extras na cama depois de já ter acordado pode não fazer bem para sua saúde. Pesquisas afirmam que adiar o alarme do despertador pode ser extremamente prejudicial, por fazer com que tanto o corpo quanto o cérebro fiquem confusos, causando algo que é chamado de inércia do sono - que é nada mais é do que aquela sensação de tontura que muitas pessoas têm quando acordam pela manhã. Segundo um estudo australiano realizado pela Universidade de Victoria, a inércia do sono pode durar de 15 a 30 minutos, e afetar funções cognitivas, como a percepção, atenção e memória. Então a dica é: tocou o despertador? Bora levantar!

2. Dormir com o celular na cama ou muito perto dela

Usar o celular antes de dormir reduze o efeito da melatonina, demorando mais tempo para iniciar o sono. Além disso, pessoas que dormem com o celular na cama ou próximo à ela tendem a apresentar sono mais fragmentado. Então se você tem sono leve, ele pode estar sendo causado pelo excesso de luz que vem do seu celular.

3. Olhar o celular assim que abrir os olhos

Existem vários efeitos que podem ser potencialmente negativos para a saúde física e psicológica quando se inicia o dia com o celular na mão. Hoje é normal acordar ansioso para enviar mensagens, conferir email e entrar no Instagram pra não perder nada, ma todas essas atividades podem ser responsáveis por alterar significativamente o humor das pessoas antes mesmo que elas saiam da cama.

4. Não ter horário pra comer

Além de aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, a confusão do relógio biológico quando não se tem horário para comer altera o metabolismo, prejudica a absorção de nutrientes.

Ter uma rotins e se alimentar nos horários corretos faz com que o nosso corpo passe a reagir melhor à ingestão das calorias contidas nos alimentos que consumimos. Este processo é importante, porque quando o contrário acontece - quando comemos em horários irregulares - as calorias são absorvidas também de forma irregular, o que impacta negativamente na nossa saúde. 

5. Não tirar o pijama todos os dias

Já falamos algumas vezes que tirar o pijama em dias de home office é uma ótima tática para manter a produtividade e o foco. Isso ajuda com que corpo e mente processem que está trabalhando, é importante manter o ritual da escolha de peças para trabalhar de casa. Tirar a roupa de dormir e se arrumar para a jornada de trabalho ajuda até na compreensão dos familiares, mostra que você está ocupada e não deve ser interrompida naquele momento. 
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6. Trabalhar da cama ou do sofá sempre

Além de fazer muito mal pra coluna - o sofá não foi ergonomicamente feito para você passar o dia inteiro nele -, passar o dia nele pode criar sono, desfocar e nos fazer render muito menos. É como se o nosso corpo não soubesse similar o que é hora de trabalho e o que é hora de ver série, sabe? Então, se possível, invista em um cantinho de home office, com uma mesa e cadeira para você não se prejudicar lá na frente.

7. Beber café à noite ou depois das 16h

Tomar café antes de dormir atrapalha o nosso relógio biológico, tornando mais difícil ter uma boa noite de sono e acordar de manhã. Pesquisas recentes comprovam que o consumo da cafeína até seis horas antes de dormir pode afetar e fragmentar o sono por uma a duas horas. Por isso, pessoas com problemas de sono e muito sensíveis à cafeína devem evitar o consumo até oito horas antes de ir dormir. Não vive sem o cafézinho da tarde? Experimente os descafeínados!

8. Grudar em uma tela logo que larga outra. Por exemplo, pegar o telefone logo que finaliza o trabalho no computador

É preciso saber o momento de desligar. Sair do computador e continuar o que você estava fazendo pelo celular não conta como descanso, tá? Além de todas as luzes artificiais das telas fazerem mal para a sua pele e sono, como já dissemos acima, nosso cérebro precisa de um momento de ócio. Cal Newport, autor do livro Digital Minimalism, diz que a tecnologia deveria ser opcional nas nossas vidas. Pessoas que têm muita dificuldade em desconectar geralmente também têm problemas em planejar tempo livro ou de fazer mudanças permanentes. Desconectar pode fazer você redescobrir hobbies, atividades e outras coisas que você gosta e tem sentido na sua rotina. 

9. Não estabelecer uma rotina, seja ela qual for

O perfil @calmaig disse e a gente concorda: "Muitos estudos têm aparecido nos últimos anos mostrando todos os benefícios de uma rotina estruturada. Ainda assim existe um estigma quando pensamos em rotina, dizem que ela tira nossa liberdade ou tornar a vida previsível. Esses argumentos seriam até válidos se planejamos uma rotina para cada minuto do nosso dia. Porém a ideia é outra - ter uma rotina matinal e noturna, na verdade, é extremamente libertador. Afinal, poupamos energia com a tomada de decisão diária e garantimos bons hábitos, bom sono e boa alimentação. Esse processo de construção da rotina é extremamente pessoal, não existe uma regra universal sobre o que fazer com o seu tempo."

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10. Não anotar as obrigações do dia e se perder nas tarefas

Pode ser em um papel, agenda, aplicativo ou até eventos na sua agenda - definir suas prioridades quando você inicia seu dia, além de uma tática de organização, pode ajudar a controlar a ansiedade e fazer você se sentir mais produtiva.

11. Procrastinar, procrastinar e procrastinar

Quem vive nesse ritmo - de deixar muita coisa ou tudo para depois - acaba apenas adiando o inevitável, fazendo com que as tarefas pareçam ser muito mais difíceis do que elas são. Sem contar que, quando estamos procrastinando, as chances são grandes de perder oportunidades únicas, momentos especiais - você vai acabar fazendo uma coisa quando deveria estar fazendo outra. Procure ter horários cronometrados para fazer cada tarefa e crie metas pessoais para tentar evitar que isso aconteça.

12. Assistir ou ler conteúdos muito pesados, como um filme de terror ou muito violento, antes de dormir
 
É importante se manter informada, mas às vezes esse turbilhão de notícias acaba ficando no nosso inconsciente e se manifesta no sono - seja pela falta dele ou até por pesadelos e sonhos vívidos - aqueles em que você acorda mais cansada do que quando deitou, sabe? Antes de deitar, evite consumir conteúdos violentos ou assustadores, procure se afastar do celular e televisão pelo menos uma hora antes de deitar e tire esse tempo para relaxar e cuidar de si mesma.
 
E você, também tem hábitos ruins? Se consegue reconhecê-los, já é um ótimo começo para ser capaz de mudá-los!

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